A Cura do Coxo

Estudo 04/2021

Por, Pastora Lucineia Fernandes

Texto Para Leitura: Atos 3:1-26
Introdução

No capítulo 3 do livro de Atos podemos ler sobre um dos grandes milagres realizados pelos apóstolos Pedro e João.

Conforme o texto relata, havia um homem, coxo de nascença, que todos os dias era colocado em frente à Porta Formosa do templo para pedir esmolas.

Pedro e João foram ao templo para orar, por volta da hora nona (três horas da tarde), e passando por esse homem que estava assentado próximo a porta, ele lhes pediu esmolas.

Tendo os apóstolos fitado os olhos no homem, o qual apenas esperava receber alguma moeda, Pedro lhe disse: ¨Não tenho ouro e nem prata… (vs 6).

Ao ouvir essas palavras podemos imaginar o desapontamento do paralítico que esperava receber uma esmola, no entanto, Pedro continuou falando: ¨mas o que tenho isso te dou: em nome de Jesus Cristo o Nazareno, anda (vs 6).

Podemos ver no vs. 7, que Pedro pegando pela mão direita do paralitico o levantou, ajudando-o a ficar em pé.

O texto fala que imediatamente seus pés e tornozelos se firmaram, e de um salto se pôs em pé passando a andar e louvar a Deus.

Todos que estavam no templo puderam ver o grande milagre que Deus operara através dos apóstolos.

O milagre gerou a oportunidade de Pedro pregar um belíssimo sermão, apontando Jesus como a fonte do milagre e chamando o povo ao arrependimento.

Nesse estudo estaremos vendo alguns pontos desse grande milagre e da mensagem pregada.

A Cura

O texto de Atos 3.1-10, relata sobre a cura de um coxo de nascença, que tinha mais de quarenta anos de idade e esmolava na porta do templo (Atos 4.22).

Em virtude de sua deficiência física, a única fonte para a sobrevivência desse homem, era a esmola que diariamente recebia.

Esse homem não tinha outra perspectiva de vida, pois era aleijado de ambos os pés e vivia do favor de outras pessoas.

Quando o paralítico viu Pedro e João, esperava somente uma moeda. Nunca ele iria imaginar que um coxo de ambos os pés poderia um dia andar pela primeira vez. Possivelmente, já devia ter recorrido à medicina da época em busca de uma cura, mas nada pode ser feito em seu favor.

Quando Pedro e João olham para esse homem, viram que poderiam oferecer algo muito maior do que apenas moedas. Eles perceberam que poderiam resolver a raiz do problema.

Eles não tinham nada contra dar esmolas, mas sabiam que em nome de Jesus Cristo, o paralitico poderia andar. Então, exerceram a e autoridade que haviam recebido de Jesus e Pedro dá uma palavra de ordem ao paralitico: ¨Anda¨.

Ao receber a palavra de Pedro ¨ANDA¨, talvez, de imediato, esse homem tenha ficado sem entender, porque nunca havia andando antes, mas quando Pedro pega em sua mão direita e  levanta-o, a Palavra diz que imediatamente os seus pés e tornozelos se firmaram e o milagre aconteceu a medida que as juntas do homem foram curadas e se tornaram ativas.

Aquele homem sentiu a cura imediata e instantânea em ambos os pés, fazendo-o ficar em pé e saltar de alegria.

Depois de curado, o coração daquele homem encheu-se de grande alegria, pois acompanhou os apóstolos para dentro do templo saltando e louvando a Deus.

Diante de uma cura é impossível não louvar e adorar ao Senhor, os feitos de Deus são grandiosos.

O milagre foi algo contundente, pois ninguém tinha como negar que algo sobrenatural tinha acontecido. O paralítico era muito conhecido por todos, pois estava todos os dias naquele local pedindo esmolas e, agora, ao entrar no Templo andando normalmente e até pulando de alegria, todos reconheceram que ele havia sido curado milagrosamente.

O Poder do Nome de Jesus

Vs. 6 – “Pedro, porém, lhe disse: não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho isso ti dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”

Podemos observar pelo texto acima que o milagre aconteceu pelo poder do nome de Jesus.

O poder não pertencia aos apóstolos, mas o nome de Jesus trouxe cura para o paralítico.

Isso é muito significativo, pois o nome de Jesus está acima de todo o nome, tanto no céu como na terra e Ele recebeu autoridade e poder sobre todas as coisas (Efésios 1.20-22; Filipenses 2.9-11).

Precisamos compreender a grande autoridade que há no nome de Jesus, e também que esse nome foi dado a igreja, para que exerça autoridade sobre as enfermidades, espíritos malignos e todas as forças do mal.

Em Marcos 16.17-18, o Senhor Jesus comissiona a sua Igreja e lhe autoriza a utilizar o seu nome para realizar maravilhas, com o objetivo de levar pessoas a crer e a se arrepender de seus pecados.

Diante do nome de Jesus, as enfermidades e todas as forças malignas se submetem, pois reconhecem sua posição de autoridade recebida pelo Pai.

Agora, é preciso que a Igreja creia no poder do nome de Jesus e exerça a autoridade que lhe foi confiada pelo próprio Senhor, pois não há como cumprir a grande tarefa de evangelizar as nações de outra maneira.

Você também pode e deve clamar pelo nome de Jesus e utilizá-lo para repreender todo o mal e as adversidades que porventura vier a enfrentar. Poderá exercer essa autoridade para abençoar outras pessoas e ser um instrumento nas mãos de Deus nesse ministério.

A Pregação de Pedro

Vs. 12 – “A vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: Israelitas, porque vos maravilhais disto ou porque fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?

Todos que viram o milagre ficaram atônitos diante desse grande acontecimento, então Pedro começou a falar e a mostrar que quem havia realizado o milagre era Jesus Cristo, o qual eles haviam crucificado.

Pedro fala sobre a escolha errada que a nação de Israel fizera, preferindo um homicida, chamado Barrabás, para ser solto e desprezando a Jesus, o Autor da vida, escolhendo-o para ser crucificado, negando assim que Ele era o Cristo.

Hoje podemos também observar que muitas pessoas estão fazendo a opção errada, deixando de escolher Jesus para ser o Senhor e Salvador de suas vidas, preferindo dedicar suas vidas aos prazeres do mundo e de forma comparativa, todos os dias matam dentro de si mesmos, a Jesus, através de suas atitudes e escolhas.

Pedro esclareceu que apesar de Jesus ter sido crucificado e morto, Deus O ressuscitou dentre os mortos, e eles, Pedro e João, são testemunhas disso, pois viram Jesus ressurreto (vs. 15).

O próprio fato de ter acontecido o milagre da cura do coxo, pelo nome de Jesus, era uma prova irrefutável de que Jesus estava vivo e ressurreto.

A pregação de Pedro direcionava o povo a se voltar a Deus com profundo arrependimento de seus pecados e se converterem a Jesus, reconhecendo-o como o Messias enviado por Deus.

A Bíblia diz que não existe perdão de pecados se não for através de Jesus Cristo, somente Ele é quem perdoa os pecados, através do seu sangue, no qual somos purificados de toda iniquidade (1João 1.9).

Apesar de Israel ser a nação escolhida e de Deus ter estabelecido com ela uma aliança através de Abraão, como nação precisava se voltar para Deus, reconhecendo Jesus como o Messias, o enviado de Deus para libertar o povo de toda a perversidade.

Na verdade, todas as nações da terra necessitam de Jesus, pois todas as pessoas pecaram. Entretanto, através de Jesus, todas as nações da terra podem ser abençoadas.

Conclusão

Neste estudo temos a oportunidade de ver o maravilhoso milagre experimentado pelo coxo de nascença, que pelo poder do nome de Jesus foi restaurado.

Importante afirmar que os milagres continuam acontecendo, pois há poder do nome de Jesus e se crer, você também poderá experimentar em sua vida.

Quanto a pregação de Pedro, ela é cristocêntrica, apontando a Jesus como o único Senhor e Salvador; e exortativa, chamando todos ao arrependimento e abandono das perversidades.

Vamos Pensar Um Pouco
  1. – Você crê que a autoridade do nome de Jesus também lhe foi concedida?
  2. – Os judeus em geral e os apóstolos também, tinham o costume de orar em determinados horários, como na hora nona. Você tem estabelecido um horário ou tempo de oração para a sua vida?
  3. – Você já experimentou algum milagre em sua vida? Gostaria de compartilhar ao grupo?
Compartilhe:

3 comentários sobre “A Cura do Coxo

  1. Glória à Deus,pois é ele que merece a honra e gloria,pois tudo vem dele,eu tenho um testemunho de cura ,eu sofri de asma por 12 anos, desde os meus 3 anos de vida eu foi acometida dessa enfermidade, meu pai me levou em vários médicos,e todos passaram remédios,que só dava alívio por alguns dias, e tudo voltava denovo ,quando eu completei os meus 15 anos, me deu uma crise muito forte, que me deu vontade de morrer, e pedi a Deus,pra ele .e curar ou me levar,pois já estava cansada de tomar tantos remédios, ver meu.pai gastar muitas vezes o que não tinha, pra comprar remédios, já era considerada a farmácia da casa,foi que eu resolvi não tomar mais os remédios, só assim ia dar alívio para o meu pai,e por volta do meio dia eu tomei uma decisão,comecei a jogar os remédios fora ,e me deu um sono que nunca antes me dera e eu dormi, quando me acordei era 17 horas da tarde sem nada,estava bem ,eu não me lembro de nada,mas um coisa eu sei eu foi curada,tenho hoje 52 anos e nuca mais tive nenhuma crise de asma,e tudo o que eu não podia comer hoje posso, tudo isso é pra glória de Deus, pois só ele merece,ser engrandecido, no céu e na terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo