A Cura Do Enfermo De Betesda
Texto para Leitura: João 5:1-13

Estudo 09/2021

Por, Thaisa Fernandes

O Primeiro Encontro

Apenas o Evangelho de João narra a cura do enfermo de Betesda.

Esse Evangelho foi o último a ser escrito e seu intuito, como já aprendemos, era provar que Jesus era o Filho de Deus, porque tinha os mesmos atributos do Pai.

Então, o Apóstolo escolheu SETE (número da perfeição) milagres operados pelo Messias para provar sua tese, e um deles foi a cura do homem de Betesda.

Interessante notarmos que aquele homem enfermo não foi procurar Jesus para ser curado, como normalmente acontecia. Pelo contrário, ele estava na beira de um tanque esperando seu milagre em outra fonte.

Todavia Jesus, rico em misericórdia, o encontrou, apesar de estar indo para uma festa, em Jerusalém, e o livrou daquela enfermidade que o acometia há 38 anos.

Tanque de Betesda

Tanque de Betesda era um pavilhão, um puxado ao Templo (de Herodes), onde havia um represamento de água chamado Betesda, que significa casa de misericórdia, ele ficava na entrada conhecida por porta das ovelhas, porque era onde os judeus, anteriormente, levavam os animais que seriam oferecidos em sacrifício ao Senhor.

Antigamente, aquele tanque era usado para a purificação dos judeus.

Mas, agora, uma multidão de enfermos, cegos, mancos e paralíticos ficavam reunidos ali esperando pelo movimento das águas, porque havia uma superstição de que a primeira pessoa a se banhar naquelas águas, após seu movimento feito por um anjo, era curado de qualquer enfermidade. Por isso, chamada casa de misericórdia.

A Superstição

De acordo com os versículos 3 e 4, [acreditava-se que, a certo tempo, um anjo descia e agitava as águas, e o primeiro homem que entrasse nelas, depois de movimentadas, era curada de qualquer enfermidade].

Se observarmos, a passagem acima transcrita da Bíblia Thompson, traduzida por João Ferreira de Almeida, está entre colchetes, isso porque nos manuscritos mais antigos não a apresentavam. Acredita-se que ela foi inserida por um copista para explicar aos leitores o contexto do texto.

Não há informações necessárias se aquilo era apenas uma superstição do povo daquela época, como existem muitas nos dias de hoje; ou se, de fato, as pessoas eram curadas.

Alguns afirmam que as curas ocorriam, do contrário aqueles enfermos não estariam ali esperando pelo milagre há tanto tempo.

Outros acreditam que não se passava de crendices, porque Deus não age a prestações e nem para aquele que chega primeiro. Ele salva aqueles que O procuram.

A Esperança no Lugar Errado

Naquela época, Jesus já tinha transformado água em vinho em uma festa de casamento, e já tinha curado o filho de um oficial, ainda assim havia uma MULTIDÃO de enfermos, cegos, coxos e paralíticos esperando pelo milagre na fonte errada.

O homem do tanque de Betesda, provavelmente, era um paralítico, porque o texto afirma que ele não conseguia chegar ao tanque a tempo de entrar na água e também não tinha ninguém que o levasse até lá; o que nos mostra que ele era solitário e deprimido por conta disso.

O texto revela que nosso personagem cria, cegamente, na superstição do tanque, primeiro, porque estava lá esperando por sua cura há muito tempo.

Segundo, porque quando Jesus, aparentemente um homem comum, pergunta se ele quer ser curado, ele afirma não ter ninguém que o leve até as águas quando elas eram movimentadas. Isso nos mostra que ele não enxergava que sua cura podia vir de outro lugar.

A Cura do Homem de Betesda

Jesus estava indo à Jerusalém comemorar uma das festas do seu povo. Entretanto, ele não pôde negar o seu caráter misericordioso, e desviou do seu destino para encontrar o paralítico de Betesda.

Aquele tanque deveria ser um lugar de muita tristeza, miséria e sujeira, porque lá estavam os excluídos da sociedade, mas o Filho de Deus não se importou com nada disso, porque a verdade é que todos (judeus, fariseus, mestres da lei, e nós, inclusive) estavam na mesma condição daquele homem.

O Filho de Deus adia sua chegada a uma festa para se encontrar especificamente com um homem e lhe fazer uma pergunta que toda multidão que estava ali queria ouvir: Queres ser curado?

Acredito que qualquer pessoa, imediatamente, responderia: isso é tudo que eu mais quero.

Porém, aquele homem estava tão desesperançoso, tão sem fé que não respondeu objetivamente à pergunta de Jesus.

Ele simplesmente murmurou e colocou a culpa (de não conseguir ser curado) em terceiros. Quando, na verdade, a responsabilidade era dele, que estava buscando a cura, colocando sua esperança na fonte errada.

A despeito da resposta do doente, Jesus o curou imediatamente.

O Segundo Encontro

O segundo encontro entre Jesus e o homem do tanque se deu no templo.

Sabemos que o homem do tanque de Betesda não conhecia Jesus, porque quando os judeus lhe perguntaram quem o havia curado, ele não soube responder.

No entanto, acredito que ele tinha conhecimento que nenhum homem comum poderia operar aquele milagre, se não por intermédio do Senhor. Tanto é assim que, logo após sua cura, ele vai ao templo, provavelmente, para agradecer a Deus pelo milagre recebido, após 38 anos de espera.

A Advertência de Jesus

No templo, quando Jesus encontra pela segunda vez o homem do tanque de Betesda ele o adverte: Veja que estás curado; não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior.

Podemos concluir que a doença que, por 38 anos, havia acometido aquele homem era em razão de algum pecado que ele havia praticado. Mas, no encontro que ele teve com Jesus, ele foi perdoado e curado pelo Senhor.

Jesus alerta aquele ex doente de que haviam consequências muito piores para os pecados do que ser abandonado por todos em um lugar cheio de enfermos e, por 38 anos, ficar impossibilitado de andar, trabalhar, dentre outras coisas:  a morte eterna. Por isso, Ele o aconselha não peques mais.

É claro que nem toda doença é resultado de algum pecado praticado, por exemplo, a doença de Jó não foi consequência de seus pecados.

Todavia, em alguns casos são, tanto é que Jesus advertiu o homem do tanque de Betesda e o livro de Tiago, capítulo 5, versículos 14 e 15 afirma: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.”

Conclusão

Jesus nos encontra. Nós nunca buscaríamos a Deus por nós mesmo, mas Ele envia seu Filho para ter um encontro conosco, então somos perdoados e salvos.

Não devemos colocar nossa esperança em homens, em carros, cavalos, no dinheiro, enfim, em nenhuma outra fonte que não seja Jesus, somente Ele tem poder para nos curar, nos libertar e nos salvar.

É impossível termos um encontro com Jesus e permanecermos os mesmos. Onde Jesus está, onde Ele entra há mudança.

Devemos reconhecer tudo o que o Senhor fez por nós e, sempre, nos apresentarmos diante dEle com ações de graças.

Precisamos assumir as nossas responsabilidades por nossos pecados e admitir suas consequências em nossas vidas e não ficarmos murmurando e/ou culpando terceiros.

Devemos estar prontos para responder a Jesus com objetividade. Queres ser curado? Sim, eu quero.

Precisamos pedir perdão ao Senhor pelos pecados que cometemos, dando nome a cada um deles, e não pecarmos mais. Isto é, e vivermos uma vida de constante santificação, para que não nos sobrevenha coisas piores: morte eterna.

Outra Aplicação

Além dessa passagem nos revelar a misericórdia de Jesus por um homem que estava sofrendo há 38 anos por uma doença, ela também demonstra a misericórdia do Senhor por cada um de nós.

A figura do homem do tanque de Betesda representa toda humanidade doente em meio aos seus pecados e esperando salvação no dinheiro, no governo, nas coisas materiais, enfim, na fonte errada.

Mas, Deus, em sua misericórdia, enviou Seu Filho a cada um de nós para que coloquemos a nossa esperança na PESSOA CERTA. Somente Ele pode nos curar, nos libertar e nos salvar. Somente Ele tem poder para nos dar a vida eterna, e nos livrar de uma condenação muito pior do que estar enfermo há 38 anos – morte eterna.

Fixemos nossos olhos em Jesus, porque somente Nele encontramos cura, libertação, milagres e, principalmente, salvação!

Vamos Pensar Um Pouco
  1. Porque uma multidão põe sua esperança na fonte errada e espera 38 anos por um milagre, quando Jesus tem todo poder para operá-lo imediatamente?
  2. Você acha que aquele homem era especial para Jesus, afinal ele estava doente há 38 anos?
  3. Em qual fonte (dinheiro, governos, pessoas, Deus) você espera o milagre?
  4. Qual sua resposta se hoje Jesus te perguntasse: queres ser curado?
  5. Você vive uma vida de gratidão ao Senhor? O que faz por Ele?
Desafio

Listar 3 fontes onde tem colocado sua esperança.

Listar 3 coisas que você tem murmurado, ao invés de crer no milagre.

Listar 3 coisas pelas quais você é grato a Deus e trazê-las à sua memória sempre que se sentir desesperançoso.

Compartilhar uma foto de sua célula nas redes sociais marcando @iprvotuporanga.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo