Pecado – A Separação de Deus

Versículo: “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. Romanos 3:23

Aplicação: Pecar significa errar o alvo do padrão de Deus.

O Senhor criou o homem e a mulher em estado de inocência e pureza, não havia maldade e nem pecado neles. Apenas uma norma a ser obedecida: não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Aquele era o padrão divino: a pureza, a inocência, a santidade e a obediência.

A árvore do conhecimento do bem e do mal representava a escolha que o Senhor deu a Adão de obedecê-Lo ou não.

O primeiro homem comeu do fruto proibido, desobedeceu a Deus, saiu do padrão que Ele aceita. Por essa razão, imediatamente, recaiu sobre ele as consequências do seu pecado: morte espiritual e a morte física.

Quando o Senhor criou o Adão, ele foi alertado sobre as consequências do pecado: a MORTEporque no dia em que comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morrerás.

A morte física é a morte do corpo. Deus criou o homem do pó da terra para viver para sempre. Após sua queda, o Senhor decretou que do pó fomos criados, e ao pó voltaremos.

A partir de então, a Bíblia nos revela os anos de vida dos seres humanos caindo abruptamente. Adão viveu 930 anos, Matusalém 969 anos, Noé viveu 950 anos, Jacó147 anos, e Moisés 127 anos.

Ou seja, após o dilúvio a expectativa de vida humana foi reduzida abaixo de 200 anos. Atualmente, os que vivem muito duram 100 anos.

Ainda assim, o Salmo 90 afirma que se alguns, por sua robustez, chegar aos 80 anos de idade, a medida deles é canseira e enfado.

A morte espiritual, por sua vez, é a separação entre o homem e o seu Criador.

Adão foi criado pelo Senhor e colocado no jardim do Éden, lugar onde tinha comunhão com Deus, onde O encontrava face a face, desfrutava da Sua glória e do relacionamento com o Todo-Poderoso.

Assim que pecou, ele e Eva foram expulsos do lugar de comunhão, foram destituídos da glória de Deus. Não só eles, mas toda a sua descendência, inclusive eu e você.

É por isso que a Bíblia ensina que não há um justo sequer na terra, é por isso que ela revela que todos pecamos, porque somos, por natureza, filhos do pecado, descendentes do primeiro casal que pecou.

Segundo as Escrituras, se afirmarmos que estamos sem pecados, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós, porque todos nós herdamos a raiz do pecado dos nossos pais, e porque não raras vezes escolhemos pecar.

Portanto, nós também fomos destituídos da glória, da presença do Pai, porque o Seu padrão continua o mesmo: santidade, pureza e inocência.

Isso é terrível!!!

Entretanto, há ESPERANÇA pra nós… e seu nome é JESUS!!

A Palavra de Deus nos promete que se confessarmos os nossos pecados e os abandonarmos, encontramos misericórdia, encontramos o perdão do Senhor; porque, Ele é fiel e justo para nos perdoar de todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça, porque Jesus morreu e pagou o preço dos nossos pecados.

GLÓRIA A DEUS por isso!!!

Dessa forma, cabe a nós escolhermos voltar ao jardim, ao lugar do relacionamento com o Pai, por intermédio de Jesus Cristo.

Porque, por sua morte fomos livres da raiz do pecado e, por intermédio do Seu Espírito, somos libertos do poder do pecado e capacitados a viver em um processo de santificação, em que renunciamos tudo que entristece ao Senhor, para podermos nos regozijar na Sua presença.

Oração: Paizinho, te agradecemos, porque não nos permitiu morrer em meio aos nossos pecados, longe da tua presença. Agradecemos-Te por Jesus, que restabeleceu nosso relacionamento com o Senhor, pagando o preço dos nossos pecados na cruz. Ensina-nos a fugir do pecado e a viver no Teu jardim, desfrutando da Tua presença e do Teu amor. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo