Sara

Antes chamada Sarai, ela era esposa de Abrão, quando este recebeu um chamado e uma promessa do Senhor: “deixe sua terra, seus parentes e a família de seu pai para ir a uma terra que Eu o mostrarei. Farei de você uma grande nação.” Portanto, era recebedora da promessa também.

Ocorre que Sara era estéril e de idade avançada, quando Deus falou com Abrão, que também já era velho; fatos que a fizeram duvidar do Senhor.

Descrente, Sarai decidiu agir pelas próprias mãos.

Ao invés de esperar o tempo de Deus para as Suas promessas se cumprissem em sua vida, ela pediu ao seu marido que tivesse relações sexuais com sua serva egípcia, Hagar, e, através dela, Sarai daria um filho a Abrão.

O pai da fé aceitou a proposta de sua esposa e do seu relacionamento com Hagar nasceu Ismael.

Os planos de Sarai, entretanto, não saíram como ela esperava. Quando Hagar engravidou, ela passou a desprezar sua senhora, que, por sua vez, a expulsou de casa.

Alguns anos se passaram e a mulher de Abrão continuava sem filhos.

Quando ele tinha 99 anos, mais uma vez, o Senhor lhe apareceu e confirmou Sua aliança com ele ao mudar seu nome de Abrão para Abraão, que significa pai de multidões.

No entanto, Sara (Deus também alterou seu nome) permanecia descrente, afinal ela já tinha 90 anos de idade.

Exatamente no tempo indicado por Deus, Ele cumpriu o que havia prometido: Sara engravidou e deu à luz a um filho para Abraão, na velhice dele. Isaque.
Sara nos ensina a importância de 1- termos fé em Deus; 2- esperarmos o tempo do Senhor para que suas boas promessas se cumpram nas nossas vidas.

Ao contrário de seu marido, conhecido como o pai da fé, Sara não tinha essa virtude. A Bíblia relata que quando Deus prometeu a Abraão que ele seria pai de multidões, ela olhou para sua esterilidade e para as idades avançadas dela e do esposo e riu, duvidando que aquelas coisas de fato aconteceriam.

Porém, fé é acreditar, incondicionalmente, nas promessas do Senhor para as nossas vidas, ainda que as circunstâncias apontem o contrário.

Ela é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.

As Sagradas Escrituras estão recheadas de promessas de Deus para as nossas vidas. E, nós, mulheres cristãs precisamos crer que Deus é poderoso para cumprir cada uma delas, porque Ele é fiel e vela pela sua palavra.

Dessa forma, não importa as tempestades e adversidades que estejamos passando, temos que crer que o Senhor, com seu braço forte, nos resgatará e não permitirá que naufraguemos.

Quando exercemos movemos o coração de Deus e Ele opera maravilhas no meio do seu povo. Jesus condicionou muitos dos seus milagres à fé das multidões que O procuravam…

Essa informação pode ser confirmada com o milagre que Jesus operou no servo de um centurião. Conforme consta no livro de Mateus, apesar de o centurião se achar indigno de receber Jesus em sua casa, ele tinha uma fé sem igual em todo Israel, crendo que bastava uma palavra de Jesus, e seu servo seria curado. Após demonstração de tamanha fé, o Senhor lhe assegurou: “Vá! Como você creu, assim acontecerá”.

O mesmo aconteceu com a mulher cananéia. Ela se humilhou aos pés de Jesus suplicando-Lhe a libertação de seu filho que estava possuído por um demônio, e depois de muito insistir, alcançou seu milagre. Jesus lhe respondeu: “Mulher, grande é a sua fé. Seja feito conforme você deseja”.

Na cura dos dois cegos que clamavam misericórdia ao Filho de Davi, o condicionamento do milagre à fé que eles tinham foi declarado por Jesus  de maneira explícita, quando Ele perguntou aos cegos: “Vocês creem que eu sou capaz de fazer isso?”, e diante da resposta afirmativa daqueles homens, Jesus, tocando nos olhos deles, replicou: “Que seja feito segundo a fé que vocês têm”. E eles tiveram suas visões restauradas.

A exemplo desses personagens, devemos ser mulheres que creem no poder de Deus, a despeito das dificuldades, das circunstâncias e dos apontamentos contrários, porque quando Deus decide agir, ninguém pode impedi-Lo.

Como não creu na promessa de Deus, Sara decidiu agir com suas próprias mãos e resolver o problema da sua esterilidade. Como supramencionado, seu plano não deu certo e ela passou a ser humilhada por sua serva.

Além disso, Ismael deu origem a um povo que vive, até hoje, em conflito com os descendentes de Abraão.  

Nós precisamos entender que as promessas que recebemos do Senhor se cumprirão, porque Ele não mente. Entretanto, cada uma no seu tempo determinado. Não precisamos “ajudar” a Deus, mas apenas confiar na Sua palavra e obedecê-Lo.

 É claro que a nossa parte Deus não fará por nós. Contudo, não temos que auxiliá-Lo naquilo que só Ele tem poder para fazer.

Quando agimos pela força dos nossos braços nós 1- atrasamos as bençãos do Senhor nas nossas vidas e 2- geramos consequências muitas vezes trágicas, como fez Sara.

Glória a Deus, que Ele é misericordioso, perdoador, gracioso e não deixou de cumprir suas boas promessas na vida de Sara por causa da sua precipitação. Porém, ela teve que lidar com as consequências de Ismael!

Que aprendamos com Sara a não duvidar do poder do Senhor e a esperar Nele com paciência, porque, no tempo certo, tudo quanto Ele nos prometeu se cumprirá segundo a sua vontade.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo