Discípulos Ambiciosos

Estudo 05/2023

Por, Pastor Marcos Valerio Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 10:32-45
Introdução

Relembrando estudos anteriores, vimos que Jesus estava caminhando rumo a Jerusalém e agora estava próximo a Jericó, a cidade das Palmeiras. Cerca de uns 30 km de Jerusalém.

O texto diz que Jesus estava “subindo” para Jerusalém e essa expressão era literal, visto que estavam às margens do rio Jordão (abaixo do nível do mar) e Jerusalém possuía uma altitude de 754 metros. Logo, teriam uma subida íngreme.

O texto nos diz também que os discípulos estavam “tomados de apreensões”. Jerusalém era palco de muitas controvérsias religiosas e nos parece que os discípulos estavam temerosos pela viagem.

Antes de chegarem a Jericó, onde um famoso milagre aconteceu, dois fatos são registrados no texto escolhido: a predição de Jesus e o pedido de Tiago e João, os quais estaremos estudando nesta oportunidade.

A Predição De Jesus

Vs. 32 – “Estavam a caminho, subindo para Jerusalém, e Jesus ia adiante dos seus discípulos. Estes se admiravam e o seguiam tomados de apreensões. E Jesus, chamando outra vez os doze para um lado, começou a revelar-lhes as coisas que deviam acontecer com ele, dizendo:”

O texto diz que Jesus “chamando outra vez os doze para um lado”, começou a revelar as coisas que deviam acontecer com ele.

Era a terceira vez que Jesus advertia os discípulos sobre essa importante questão (Marcos 8.31e 9.30-31).

Jesus não queria que os fatos concernentes a sua morte viesse a pegar de surpresa os discípulos, por isso, os alertou detalhadamente sobre o que iria acontecer com ele.

Observe que Jesus falou que seria: a) entregue nas mãos dos sacerdotes e escribas, b) condenado a morte, c) entregue nas mãos dos gentios, d) zombado, cuspido, acoitado e morto, e) ressuscitaria no terceiro dia.

Jesus caminhava para Jerusalém consciente de tudo que lhe iria acontecer. Ele sabia de todos os detalhes do seu sofrimento. Isso é muito significativo, pois nos mostra que Jesus não foi pego de surpresa e obrigado a morrer, mas nos indica que Ele se entregou voluntariamente.

Em suas próprias palavras, Jesus afirmou que essas coisas “deviam” acontecer, isto é, era necessário que acontecesse nos planos perfeitos de Deus.

Jesus estava preparado para enfrentar toda essa adversidade, mas os discípulos não estavam. Entretanto, Jesus por três vezes os advertiu, predizendo cada detalhe do que estava para ocorrer.

Nada deveria pegar de surpresa os discípulos de Jesus, tudo estava revelado. Inobstante, quando os fatos aconteceram, ficaram abatidos, pois não estavam preparados. Não conseguiram entender as advertências que lhes foram ditas antecipadamente.

A mesma coisa pode também ser dito a nosso respeito. Todos os acontecimentos futuros relativos a Igreja estão revelados e escritos na Bíblia Sagrada. Precisamos tomar conhecimento e nos preparar.

O Pedido Dos Filhos De Zebedeu

Vs. 35 – “Então se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo:”

O pedido foi realizado por dois irmãos e discípulos de Jesus: Tiago e João. Eles estavam no grupo dos três discípulos mais próximos do Mestre (Pedro, Tiago e João).

No evangelho de Mateus 20.20, a narrativa paralela diz que a mãe deles (mulher de Zebedeu) é quem tomou a iniciativa desse pedido. Entendemos que tanto a mãe, quanto os filhos, foram falar com Jesus e em conjunto fizeram esse pedido.

Muito provavelmente, a mãe de Tiago e João, fosse Salomé, irmã da mãe de Jesus. Nesse caso, João e Tiago seriam parentes próximos de Jesus, ou seja, seus primos. Para se chegar a essa conclusão, compare: (nome Salomé) – Mateus 27.56; Marcos 15.40 e 16.1; (irmã da Maria) – Mateus 27.56 com João 19.25.

Se estivermos certos quanto a esse parentesco, fica mais fácil compreender a liberdade que sentiam possuir para pedir tal coisa a Jesus.

Queriam ocupar os assentos mais próximos e proeminentes ao lado de Jesus, quando esse assumisse a sua glória.

É bem provável que esse pedido estivesse relacionado às palavras de Jesus, registradas em Mateus 19.28, quando disse que os discípulos se assentariam em doze tronos para julgar as tribos de Israel.

O pedido referia-se a uma expectativa futura, de que Jesus como Messias, reinaria sobre Israel, e os dois irmãos desejavam sentar em locais proeminentes, um a direita e outro a esquerda do Rei.

Percebe-se claramente que os discípulos ainda não haviam compreendido perfeitamente o ministério de Jesus. Suas expectativas eram de um messias político, razão pela qual eles ficaram assustados e com muito medo quando Jesus foi crucificado, pois acharam que tudo estava perdido.

Somente com a ressurreição de Jesus, seus olhos conseguiram enxergar o plano da salvação.

A Resposta De Jesus – Vocês Não Sabem O Que Estão Pedindo

Vs. 38 – Mas Jesus lhes disse: –Vocês não sabem o que estão pedindo. Será que podem beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado?”

Como Jesus mesmo afirmou, os dois discípulos não sabiam o que estavam pedindo. Eles tinham uma visão distorcida do que estava para acontecer.

Fico a pensar, como muitas vezes isso também acontece conosco. Pedimos a Deus muitas coisas e não sabemos como pedir corretamente.

Há momentos na vida em que nem sabemos como pedir a Deus, não é mesmo?

Jesus perguntou a eles, se podiam beber o cálice e receber o batismo com que ele estava para experimentar. Possivelmente, os dois discípulos entenderam que Jesus lhe questionava se estavam prontos para lutar ao lado dele até obter a conquista do reino. Por isso eles responderam que sim.

Entretanto, o cálice que Jesus estava para beber, era o cálice da ira de Deus sobre os pecadores. Ele seria batizado, com o sofrimento da cruz e a sua morte por todos. Jesus suportou o castigo divino de forma substitutiva por todos os homens.

Jesus disse a eles que então beberiam do cálice e receberiam o batismo. Importante esclarecer, que no caso deles, beber do cálice, não seria de forma substitutiva, mas para a própria purificação e para a glória de Deus.

Interessante que Tiago, foi o primeiro dos discípulos a morrer como mártir do evangelho, sendo morto pela espada por ordem do Rei Herodes. João foi o último dos discípulos a morrer, tendo enfrentado o exílio na ilha de Patmos e muitos outros sofrimentos. Os dois beberam o cálice do sofrimento e glorificaram a Deus através de suas vidas.

A Resposta De Jesus – Não Me Compete Concedê-Lo

Vs. 40 – “Quanto a sentar à minha direita ou a minha esquerda, não me compete concedê-lo, pois é para aqueles a quem está preparado.”

Talvez a resposta de Jesus tenha deixado Tiago e João um pouco decepcionados, pois esperavam ouvir sim.

É preciso entender que mesmo sendo Jesus o próprio Deus, Ele sempre esteve sujeito a autoridade do Pai. Fazer determinadas concessões estavam fora do propósito do seu ministério terreno, por isso, Jesus afirmou que não lhe competia conceder o pedido feito por seus discípulos.

Aprendemos que Deus tem os seus planos e propósitos e os cumpre no decorrer dos tempos. Sua vontade sempre é realizada, cumprindo-se esses propósitos. Deus não fica mudando de um lado para o outro, como se fosse uma pessoa volúvel. Dessa maneira, nem tudo o que pedimos é feito por Deus, pois muitas das vezes os nossos desejos estão fora de seus planos.

A Reação Dos Demais Discípulos

Vs. 41 – Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar indignados com Tiago e João.”

A atitude de Tiago e João acabou por dividir o grupo de discípulos, pois os demais ficaram indignados com eles. Certamente, essa indignação se deva a ambição dos demais em também ocupar as mesmas posições.

Aparentemente, havia uma luta interna entre os discípulos, com sede de ocupar posições e poder, enquanto Jesus se preparava para ir a cruz.

Jesus, por sua vez, interveio na questão, mostrando que eles estavam agindo da maneira comum, semelhantemente a atitude dos governadores dos povos, os quais exerciam a autoridade através do domínio ou da força.

Um novo conceito de grandeza é apresentado por Jesus. Ele disse: entre vocês não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande, que se coloque a serviço dos outros.

Tornando-se servo dos demais, os discípulos de Cristo estariam assumindo uma posição de grandeza espiritual.

Jesus lhes apresentou o seu próprio exemplo, dizendo que o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

Jesus, o Senhor, se tornaria servo de todos. Essa era a sua missão. E nesse propósito, Deus o engrandeceu de tal maneira, que se recebeu um nome que está acima de todo o nome.

Aprendemos com as palavras de Jesus, que no Reino de Deus os princípios são diferentes daqueles vivenciados no mundo.

Os discípulos estavam sendo treinados para servirem. Nesse serviço a Deus, tornar-se-iam grandes.

Jesus estabeleceu um novo conceito de liderança, ou seja, a liderança servil.

Assim, para o serviço de Deus e dos homens, o Senhor muitas vezes coloca pessoas para liderar, mas quem exerce essa posição deve estar consciente, que Deus espera que seja uma liderança para o serviço do Reino de Deus e não para si próprio.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. Se Jesus advertiu os seus discípulos por três vezes sobre o seu sofrimento e morte em Jerusalém, porque os discípulos não conseguiam entender isso?
  2. Na sua opinião, Tiago e João agiram corretamente em pedir para Jesus, a possibilidade de assentar ao seu lado direito e esquerdo, na sua glória.
  3. Se Jesus não podia conceder o pedido de Tiago e João, será que Ele pode conceder todos os nossos pedidos?
  4. O que Jesus queria dizer com beber do cálice e receber o batismo com que sou batizado?
  5. O que mais te chamou a atenção nesse estudo?

Compartilhe:

Um comentário em “Discípulos Ambiciosos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo