A Salvação de Naamã
Versículo: “Então, se chegaram a ele os seus servos e lhe falaram: meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a faria? Quanto mais dizendo-te ele lava-te e ficarás purificado.” 2 Reis 5:13

Aplicação: Naamã era um comandante do exército da Síria muito respeitado porque, por meio dele, o Senhor havia dado vitória à sua nação. Ocorre que ele havia ficado leproso.

Quando soube da condição do seu senhor, a escrava da esposa de Naamã afirmou que em Samaria havia um profeta de Deus que podia curá-lo.

Direcionado pelo rei de Israel, o comandante sírio foi à casa de Eliseu que, através de mensageiros, o mandou lavar-se sete vezes no rio Jordão para que sua pele fosse restaurada e ele ficasse purificado.

Naamã ficou indignado com o profeta, pois queria que ele o tivesse recebido com honras, impusesse as mãos sobre suas feridas e invocasse ao Senhor; no entanto, Eliseu sequer o recebeu, por isso foi embora furioso.

Nesse contexto, os servos do comandante declararam o versículo supramencionado. Convencido, o leproso desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes nas suas águas, conforme a palavra do homem de Deus, e foi purificado. Sua pele se tornou como de uma criança.

Podemos extrair muitas lições a partir desse texto, mas gostaria de focar em dois pontos.

O primeiro é que devemos falar do Senhor e do seu poder em todos lugares, em qualquer situação.

Aquela menina era escrava em um país estrangeiro. Ela tinha todos os motivos para ter um coração duro e desejar a morte do seu senhor, afinal foi separada, ainda jovem, da sua família e, certamente, teve frustrados todos seus sonhos. Todavia, ela foi luz na casa de Naamã.

Naquele tempo a lepra não tinha cura e, por ser altamente contagiosa, era como uma sentença de morte. Os leprosos tinham que viver separados da sociedade e eram descriminados. Ou seja, por causa da sua doença, o comandante sírio poderia ser “condenado” como ela fora. Todavia, ela foi sal na casa de Naamã.

Nós devemos ser como aquela jovem e apontar Jesus em quaisquer circunstâncias, mesmo em meio aos nossos sofrimentos; mesmo em meio as nossas dores.

Precisamos ensinar que o nosso Senhor tem poder para nos curar de toda enfermidade de nos salvar de toda condenação.

O segundo ponto é que para recebermos as bençãos de Deus nós precisamos obedecê-Lo, seja qual for a sua ordem.

Naamã estava esperando honrarias do profeta e a realização de coisas difíceis, por isso, quase perdeu sua benção.

Deus não espera grandes coisas de nós, a não ser que O obedeçamos , tanto nas coisas difíceis, quanto nas mais fáceis do dia a dia.

Através da nossa obediência, demonstramos o nosso amor por Ele. Por meio dela, recebemos Suas mais ricas bençãos.

Oração: Senhor, hoje, pedimos um coração como o da serva de Naamã que, apesar das circunstâncias, pregou sobre seu poder, permitindo, com isso, a conversão daquela família. Queremos também nos arrependermos da nossa desobediência. Ajuda-nos, Pai, a te obedecermos nas coisas mais simples do nosso dia a dia. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo