Jesus Chama os Humildes

Versículo: “E disse Jesus: Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens.” Marcos 1:17

Aplicação: Muitos afirmam que não anunciam o Evangelho, porque não sabem pregar. Não possuem eloquência. Não sabem se expressar com desenvoltura. Não sabem falar em público. Não conhecem palavras bonitas/difíceis, enfim são inúmeras as desculpas que as pessoas utilizam.

No entanto, quando analisamos as Escrituras, percebemos que os homens que Jesus chamou para serem seus auxiliares não eram doutores, mestres ou estudiosos; mas pessoas humildes, de conhecimento limitado.

Eles não eram ricos, não tinham posses; eram simples, com profissões comuns; porém declararam uma fé sincera em Jesus ao deixarem tudo para segui-Lo. Então, foram revestidos de poder e autoridade pelo próprio Filho de Deus, que os capacitou para realização da sua obra.

A única coisa que precisamos para pregar o Evangelho é termos um coração disposto diante do Senhor. É declararmos, a exemplo de Isaías: “Eis-me aqui, envia-me a mim”, porque é Ele quem nos capacita.

Podemos possuir o mais alto título humano, sermos eloquentes e donos de uma oratória impecável, se o Espírito de Deus não estiver sobre as nossas vidas, enquanto pregamos, tudo que falarmos não passará de um discurso que, mais cedo ou mais tarde, será esquecido.

Contudo, quando estamos revestidos pelo poder do Espírito, falamos por Ele e as nossas palavras penetram os corações separando alma e espírito, juntas e medulas; ministrando arrependimento e transformações de vidas.

Quando nos dispomos a servi-Lo, é Deus quem nos capacita e nos reveste de autoridade e poder. Ele fez isso com Pedro no dia de Pentecostes e três mil pessoas se converteram a Cristo em uma única noite.

Ele fez isso com Paulo e o Evangelho avançou até a capital romana, fazendo discípulos por onde passava. E, Ele quer fazer isso através das nossas vidas, no lugar onde nos plantou e, para que isso aconteça, nós precisamos abandonas as nossas desculpas e nos deixarmos ser usados pelo Seu Espírito.

John Wesley afirmava “dê-me cem homens que não temam nada, senão a Deus e, com eles, abalarei o mundo”.

Isso, por óbvio, não é um passe livre para sermos preguiçosos e não nos dedicarmos. Nós precisamos fazer a nossa parte e nos dedicarmos ao estudo da Palavra de Deus e à oração.

O próprio Jesus, durante seu ministério, praticava essas disciplinas espirituais diariamente, mesmo sendo o Filho de Deus. Inúmeros versículos nos narram que Ele saia do meio da multidão para ficar a sós com o Pai, durante as manhãs, tardes, noites e até pelas madrugadas.

Precisamos examinar as Escrituras para entendermos (racionalmente) a nossa fé e sabermos compartilhá-la com as pessoas; bem como para não sermos levados por ventos de doutrinas.

E devemos orar para sermos, cada vez mais, revestidos de poder e autoridade. Há muito tempo se dizia: “Muita oração, muito poder. Pouca oração, pouco poder. Nenhuma oração, nenhum poder”.

Ademais, nos nossos dias é tão fácil adquirirmos conhecimento. A internet nos proporciona muito conteúdo gratuito de formas diversas – livros, artigos, vídeos, cursos; ou seja, podemos escolher como preferimos estudar.

Não perca seu tempo com redes sociais, com vídeos e séries de entretenimento, mas o invista se aprofundando na Palavra de Deus, só assim você o conhecerá, cada dia mais, e se capacitará para obra que Ele tem para sua vida.

Oração: Senhor, hoje, queremos orar como Isaías “eis-nos aqui, envia-nos a nós”. Não sabemos falar com eloquência, não somos grandes oradores, muito menos possuímos grandes conhecimentos, mas desejamos, mais do que tudo, sermos útil no teu Reino, por isso estamos nos dispondo. Encha-nos com autoridade e poder e use cada um de nós como instrumentos nas tuas mãos. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo