Chamados Para Segui-Lo

Versículo: “E disse Jesus: Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens.” Marcos 1:17

Aplicação: O primeiro chamado de Jesus para seus discípulos foi para que eles o seguissem.

“E disse Jesus: Sigam-me”.

O Filho de Deus não lhes deu uma explicação, não lhes ofereceu um salário e nem vantagens, simplesmente os convidou a segui-Lo.

Seguir significa ir atrás, na companhia de, andar no mesmo ritmo de.

O convite de Jesus era para que aqueles homens caminhassem atrás Dele, seguissem Seus passos e andassem no Seu ritmo. O convite era para discipulá-los, para treiná-los, para ensiná-los a serem semelhantes ao Cristo.

Com isso, o Filho de Deus nos ensina que, em primeiro lugar, devemos ser discípulos verdadeiros e só depois nos tornaremos “apóstolos”. Ou seja, segui-Lo de coração precede a qualquer cargo que possamos ocupar na Sua Igreja.

Verificamos que Pedro, André, Tiago, João e os outros, rapidamente, aceitaram ao chamado de Jesus, deixaram tudo e fizeram Dele o seu Mestre.

Por, aproximadamente, três anos aqueles homens tiveram um treinamento intenso com o Filho de Deus, vendo-O obedecer à lei de seu Pai, respeitar às autoridades, responder aos questionamentos dos fariseus e mestres da lei, agir com sabedoria diante das armadilhas preparadas, fazer todo tipo de milagres e anunciar as Boas Novas com autoridade e poder.

Depois de muito treinamento, Jesus envia, não apenas os doze, mas setenta e dois discípulos para que eles pudessem praticar tudo quanto haviam aprendido e, segundo a Bíblia, eles foram o e voltaram cheios de alegria, porque até os demônios os obedeceram, enquanto O serviam (Mateus 11:25).

O treinamento deu tão certo que, quando Jesus foi preso, Pedro, apesar de tê-Lo abandonado, O seguiu de longe e muitas pessoas o reconheceram como sendo discípulo do nazareno, “porquanto o seu modo de falar o denunciava”. (Mateus 26:73).

Esse é também o primeiro chamado de Jesus para as nossas vidas: para que sejamos seus discípulos; cristãos verdadeiros, cópias do Filho de Deus.

Como homem, Jesus foi irrepreensível; em tudo foi tentado, mas em nada pecou. Obedeceu, apesar da angústia, em tudo ao Pai e cumpriu satisfatoriamente a missão que havia recebido Dele (morrer na cruz, para que nós pudéssemos viver).

Ele amou seus amigos e inimigos. Perdoou a todos que Lhe ofenderam. Foi manso, humilde e santo.

Esse é o chamado de Jesus para que sejamos como Ele foi e vivamos como Ele viveu.

Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrependermos, porque não temos te seguido da maneira correta. Não temos amado aos nossos inimigos, nem perdoado aos que nos ofendem. Não temos sido, nem vivido como teu Filho e temos falhado em sermos cristãos verdadeiros. Por isso, queremos pedir para que nos ajude a sermos teus seguidores como foram os teus primeiros discípulos. Dá-nos, Pai, um coração ensinável para que possamos aprender com Jesus a sermos mansos e humildes de coração. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo