Versículo: “E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. O vinho novo deve ser deitado em odres novos”. (Marcos 2:22)
Aplicação: Assim que terminado, o suco de uva era armazenado em odres de couro – um recipiente feito de pele de animal.
Quando novos, os odres possuíam elasticidade, por isso eram utilizados para acondicionarem os sucos de uva/vinho novo, já que eles passavam por um processo de fermentação e, o couro novo, elástico era capaz de ceder à pressão dos gases liberados naquele processo expandindo seu tamanho.
Os odres velhos, por terem perdido sua elasticidade, deveriam armazenar o vinho velho, que não fermenta mais. Do contrário, ambos se perderiam, pois, ao fermentar, os gases liberados pelo vinho novo romperiam o couro rígido do odre velho e derramaria todo vinho novo colocado. Nesse caso, perderia tanto o vinho novo como os odres velhos.
Como no remendo de pano novo em roupa velha, essa parábola nos ensina que uma estrutura, velha não pode conter as novidades dos ensinamentos pregados por Jesus. Era necessário um renascimento, uma transformação de mente, um abandono das práticas antigas para um mandamento novo anunciado por Cristo.
Como na época que Jesus ensinou era difícil construir novos odres, havia um processo que era utilizado para a restauração dos odres velho e rígidos.
Esse processo consistia em mergulhar, o odre já utilizado e que se tornara rígido, na água em um tanque. Depois de alguns dias mergulhado na água, o odre ficava bem hidratado e voltava a ter elasticidade em seu couro.
Feito isso, era então necessário banhar o odre em azeite, de tal maneira que o couro ficasse bem macio, umedecido e protegido para não voltar a se ressecar logo em seguida.
Depois desse processo concluído, o odre estava restaurado e pronto para novamente receber o vinho novo.
Isso nos ensina que temos a necessidade de sempre nos mantermos restaurados e prontos para diariamente receber a novidade de vida que o evangelho de Jesus nos traz.
O processo de mergulhar o odre na água de um tanque, tem para nós o significado de sermos mergulhados na Palavra de Deus, assim como a água, que nos limpa e nos purifica, através de sua leitura e meditação. A busca por ouvir Deus, através de sua Palavra deve ser uma prática diária e constante, que nos mantem prontos para receber as revelações de Deus, ouvindo a voz do Espírito Santo em nossos corações.
De igual maneira, o processo de banhar o odre em azeite significa que necessitamos ser ungidos e nos mantermos cheios do Espírito Santo para que não venhamos a regredir em nossa vida espiritual, nos tornando enrijecidos pela dureza de coração, por tradições religiosas e pelo pecado. A presença e o agir do Espírito Santo em nossas vidas nos mantem receptivos e preparados para viver com inteireza a maravilhosa graça de Deus.
Diante disso, podemos aprender que a única maneira de nos mantermos sempre preparados para receber o vinho novo que Deus tem para nossas vidas, está numa busca constante da presença de Deus, através das práticas cristãs da leitura da Palavra de Deus, da oração, do jejum, colocando assim a vida no altar de Deus e se enchendo do Espírito Santo.
Nem sempre temos facilidade em transacionarmos para o novo, porque isso significa que teremos que romper com o antigo, o que é um desafio para a maioria de nós.
No entanto, Jesus nos desafia a sairmos da nossa zona de conforto pessoal para vivermos em novidade diariamente!
Oração: Senhor, hoje, queremos pedir para que nos dê um novo coração, a fim de que possamos renascer para o teu Espírito. Ministra arrependimento genuíno nas nossas vidas, para que confessemos e abandonemos os nossos pecados, assim poderemos te ver. Restaura a nossa mente, então, um dia, adentraremos no teu reino. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.
No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/
Glória a Deus por essa reflexão. Deus abençoe. Não conhecia ia o processo de restauração de um odre. Muito edificante!
Amém! Deus a abençoe
Amei estudar sobre o odre obg, vou usar em uma pregação pois foi edificante pra minha vida👏👏🙌
Glória Deus!