A Parábola do Semeador

Estudo 26/2022

Por, Thaisa Sanches Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 4:1-20
Introdução

A parábola do semeador é a mais conhecida das proferidas por Jesus, e está descrita nos três Evangelhos sinóticos: Mateus 13:1-23; Marcos 4:1-20 e Lucas 8:1-15.

Jesus estava na região da Galileia, à beira mar, ensinando, quando, mais uma vez, uma multidão se aproximou para ouvi-Lo. Eram tantas pessoas que Ele precisou entrar num barco, assentar-se nele para lecionar, enquanto, da praia, o povo O ouvia.

Ele usava as coisas rotineiras daquela época, como semear, para ensinar as verdades do Reino de Deus.

Nesse estudo nos aprofundaremos nessa parábola, a fim de extrairmos suas preciosidades para as nossas vidas.

Jesus Ensinava Por Parábolas

Parábolas são pequenas histórias que pretendem transmitir, ao final, uma lição moral. Elas possuem simbolismos em que cada elemento representa alguma coisa. São muito comuns no Oriente e Jesus as utilizava para ensinar as verdades do Reino de Deus para o povo.

Ele sempre usava as coisas comuns da época em suas histórias, para que todos pudessem compreendê-Lo; como por exemplo: a semeadura, o remendo novo em roupas velhas, o vinho novo em odres velhos, o joio e trigo, dentre outras.

Apesar de tentar facilitar seu ensino, percebemos, na leitura bíblica, que a grande maioria das pessoas não O compreendiam, porque seus corações estavam insensíveis, conforme profetizado por Isaías: “de má vontade ouviram com seus ouvidos, e fecharam seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se e Eu os curaria”.

Isso acontece porque para entender os mistérios anunciados por Jesus era necessário muito mais do que a capacidade do ouvinte, mas a revelação do Espírito Santo.

O Reverendo Hernandes Dias Lopes ensina que o mistério é aquilo que o homem não pode conhecer à parte da revelação divina.

Por isso, aqueles que estavam com seus corações abertos e sensíveis à voz de Deus compreendiam as verdades anunciadas pelo Cristo; já os que se fecharam, o Senhor os endureceu ainda mais: ”a vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. A quem tem, será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado”.

Muitos, ainda hoje, alegam não entenderem a Escritura e, isso acontece, porque não a examinam, como aconselhado por Jesus, mas a leem como um livro comum.

A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela é viva e, a cada dia, tem uma revelação diferente para as nossas vidas. Contudo, precisamos do Espírito Santo para expor as suas verdades aos nossos corações e nos convencer.

Portanto, antes de abrir o Livro Sagrado, ore ao Senhor e lhe peça sabedoria, entendimento e revelações.

Semeador

O semeador é o próprio Jesus (Mt. 13:37) que, na ocasião, anunciava os mistérios do Reino de Deus para o povo.

No entanto, hoje somos nós – todos os que nascemos de novo e que temos como missão proclamar a Palavra do Senhor a toda criatura, até que Ele venha.

O mesmo semeador semeou a mesma semente em todos os solos, apesar de, por sua experiência, saber em qual ela vingaria ou não. Ou seja, ele “gastou” tempo e sementes em terrenos que sabia ser infrutíferos.

Como semeadores que somos, isso nos ensina que o nosso trabalho é plantar em todos os solos, independentemente de suas características. Não podemos descriminá-los, limitá-los ou rejeitá-los, porque essa não é a nossa função. Fomos chamados para lançar as sementes.

Devemos pregar o Evangelho de Cristo para todas as pessoas, sejam elas quem forem: ricos, pobres, bonitos, feios, brancos, pardos, negros, amarelos, indígenas, condenados, corruptos, enfim a povos de toda tribo, língua, raça e nação.

Todos precisam ter a oportunidade de ouvir as Boas Novas do Senhor, as receber em seus corações e se posicionar de acordo com elas ou não.

A nossa missão é simplesmente lançar as sementes nos solos, quem as fazem crescer e frutificar é o Espírito Santo, por isso a nossa expectativa deve estar Nele que é quem convence o homem do pecado, do juízo e da justiça.

Não depende da nossa capacitação pessoal, nem da nossa eloquência, mas do agir do Espírito de Deus.

É óbvio que, antes de semearmos, devemos nos preparar em oração, conhecimento das Escrituras e jejum, mas a obra e o poder são Dele que, em sua soberania, age como Lhe apraz.  

Precisamos estar cientes de que satanás nos roubará algumas sementes; outras até brotarão, porém não encontrarão acolhida em seus corações pedregosos; ou morrerão sufocadas pelos espinhos. Porém, precisamos perseverar, porque em algum momento encontraremos terra boa, corações férteis e então a semente lançada produzirá frutos a trinta, sessenta e até cem por um.    

Semente

A semente é a Palavra de Deus.

Como semeadores, devemos estar cientes de que a Palavra de Deus é que deve ser plantada nos corações, e não doutrinas humanas, por mais férteis que elas nos pareçam, porque não produzem frutos eternos.

Deus é fiel à sua Palavra e não a nossa; por isso, se quisermos ser seus trabalhadores, precisamos trabalhar com as suas sementes, que nos estão disponibilizadas na Bíblia.

Nesse sentido, examinar, efetuar uma investigação minuciosa das Escrituras é fundamental para que possamos estar aptos a lançar sementes.

O Senhor declarou a Oséias que perecemos por falta de conhecimento. Jesus nos advertiu que erramos por não conhecermos as Escrituras, nem o poder de Deus. Portanto, se quisermos ser semeadores comprometidos com a Verdade e com o Reino, devemos nos aprofundar no Santo Livro. 

Tipos de Solo

À Beira do Caminho “Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, elas foram pisadas e aves do céu a comeram” (Lucas 8:5).

Essa terra representa aqueles que, apesar de ouvirem a Palavra, não a compreendem, por isso não pode penetrar nos corações. Então, satanás vem e rouba a semente lançada.

O solo da beira do caminho é, normalmente, mais endurecido, porque é constantemente pisado por pessoas, animais e carroças. Esse enrijecimento faz com que as sementes lançadas pelo semeador fiquem expostas, não penetrando neles, por isso é mais fácil para serem roubadas pelas aves.

Toda Palavra ouvida, que não penetra nos nossos corações, é facilmente tragada pelo inimigo das nossas almas. Por isso, como ouvintes, devemos, sempre, preparar o terreno dos nossos corações para que, uma vez lançada a semente, ela encontre terra fértil para se arraigar no mais profundo do nosso ser.

E, enquanto semeadores, precisamos orar pedindo para que o Senhor prepare os corações para receber a Palavra proclamada, a fim de que seja compreendida, absorvida e praticada.

A semeadura atrai imediatamente a satanás; ele é um opositor da evangelização, que rouba a semente lançada para que o ouvinte não creia e seja salvo.

Solo Rochoso “parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas, quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram porque não tinham raiz”.

Esse solo simboliza os que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, todavia, como não possuem raiz, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição, logo a abandonam.

Uma terra pedregosa é uma camada rochosa coberta por uma porção rasa de terra. Tendo em vista essa superficialidade, as sementes, apesar de brotarem, não conseguiam aprofundar as suas raízes, então, logo se desenvolviam.

Contudo, tão logo cresciam, morriam, porque não resistiam ao sol e ao calor, visto que suas raízes não alcançavam os lençóis freáticos para lhes umedecerem.

Muitas pessoas ouvem a Palavra de Deus e a recebem, rapidamente, e com alegria; porém não se aprofundam nos ensinamentos de Jesus.

A resposta é imediata, mas irrefletida. É baseada na emoção e não na razão, para resolver uma situação momentânea ou agradar alguém.

Para respondermos ao Evangelho, nós precisamos entendê-lo, racionalizá-lo, porque ele nos revela um novo modo de viver que não depende de emoções, mas de atitudes e comportamentos.

Normalmente, essas são as pessoas que gostam de ouvir sobre bençãos, curas, prosperidade, milagres e maravilhas, mas rejeitam a cruz, a mortificação da carne, a santificação e a obediência. Assim, quando chegam as tribulações e as adversidades, elas não resistem; sucumbem, porque não estão arraigadas na Verdade. Elas não possuem profundidade suficiente para prevalecerem, apesar das circunstâncias.

Enquanto ouvintes, precisamos nos aprofundarmos, cada dia mais, em oração e na leitura da Palavra de Deus para que as suas Verdades sejam arraigadas aos nossos corações, como raízes de árvores grandes que crescem não apenas para cima, mas para baixo também.

Como semeadores, devemos estar, sempre, comprometidos com a Verdade, com a cruz, com Cristo; e não anunciar o que as pessoas querem ouvir.

Solo Espinhoso “Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto”.

Esse solo representa as pessoas que ouvem a Palavra, mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a Palavra tornando-a infrutífera.

Essas são as pessoas que possuem um coração dividido entre o mundo e seus prazeres e o Reino de Deus.

Notamos que aqui a terra não estava dura, nem lhe faltava profundidade, mas nela havia outro tipo de plantação, que impedia o pleno desenvolvimento da semente plantada. Os espinhos a sufocaram e mataram.

O Senhor não divide sua glória com ninguém. A Bíblia nos revela que é impossível servirmos a dois senhores; que uma casa dividida não prospera; e ou somos amigos de Deus ou seus inimigos.

Isso significa precisamos nos posicionar. Ou servimos a Jesus tomando, cada um, a nossa cruz; ou desfrutamos das atrações mundanas que nos conduzem à morte. É impossível que andamos com um pé em cada barco, porque ele nos conduz a caminhos opostos.

Esses ouvintes, apesar de receberem os ensinamentos da Verdade, não se posicionaram e permitiram, nas palavras de Hernandes Dias Lopes, que as glórias do mundo falassem mais alto do que as promessas da graça, o que matou a semente, um dia, semeada.

Assim, como ouvintes que somos precisamos, sempre, nos posicionarmos quanto ao mundo e ao pecado, rejeitando para as nossas vidas tudo que é contrário aos ensinamentos de Cristo. E, enquanto semeadores, devemos alertar às pessoas a se posicionarem em santidade e obediência à Palavra de Deus.

Terra Boa“Outra ainda caiu em terra boa, germinou, cresceu e deu boa colheita a trinta, sessenta e até cem por um”.

O terreno bom representa as pessoas que ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um.

Essas pessoas ouvem a Palavra de Deus, a compreendem e, por isso a recebem e a retém de bom e reto coração. Com isso, elas também frutificam.

Como aprendemos, apenas ouvir o Evangelho não é suficiente, é necessário compreendê-lo em todos os seus termos para, então, recebê-lo nos nossos corações. Isso faz com que a nossa “escolha” seja racional e, por isso, perseverante e não emocional e temporária.

Mas também, não é só receber à Palavra de Deus, é preciso retê-la em nossos corações, a fim de ela frutifique. Ou seja, devemos guardá-la para colocá-la em prática no nosso dia a dia, só assim daremos bons frutos.

Minha oração é para que sejamos ouvintes que recebem a Palavra de Deus com o coração aberto, a fim de retê-la e praticá-la onde quer que estejamos; assim daremos frutos para eternidade.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. Você se lembra quem semeou o Evangelho de Cristo na sua vida? Conte, brevemente, como foi.
  2. Você tem semeado a Palavra de Deus? Qual solo tem encontrado mais?
  3. Você tem semeado o Evangelho em todos os solos ou tem escolhido apenas a terra boa?
  4. O que são os frutos da terra boa na parábola?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo