Prestação de Contas

Versículo: “Eu os chamarei para prestar contas de todos os seus pecados detestáveis.” Ezequiel 7:3

Aplicação: Ezequiel foi um profeta levantado por Deus para anunciar o breve derramar da Sua ira sobre o Reino de Judá.

Ele foi contemporâneo de Jeremias, entretanto profetizou no cativeiro, enquanto aquele exerceu seu ministério no Reino Sul (Judá).

No versículo de hoje Ezequiel estava anunciando ao povo que eles iriam ter que prestar contas a Deus por todos os pecados detestáveis os quais cometiam. Após, Sua ira seria derramada, para satisfação da Sua justiça.

No decorrer da história notamos que foi exatamente o que aconteceu. O Senhor levantou a Babilônia para destruir Jerusalém: o templo do Senhor, os palácios, tudo foi queimado; parte do povo, foi morto e a outra parte, levado como escravos; as muralhas da cidade foram derrubadas, tudo foi destruído.

Os israelitas não deram ouvidos aos inúmeros profetas que Deus havia levantado, a fim de que eles se arrependessem, então foram condenados e mortos.

Da mesma maneira, Deus continua levantando seus profetas para ministrarem arrependimento ao seu povo, sob pena de prestação de contas e juízo eterno.

Qual tem sido a nossa postura diante desses apelos???

A Bíblia nos ensina que ao morrermos, comparecemos diante do Senhor para a grande prestação de contas: dos nossos pecados e das nossas obras.

Quando morremos com Cristo, isto é, quando O recebemos como Senhor das nossas vidas, damos ouvidos aos profetas que Ele mesmo os enviou: nos arrependemos dos nossos pecados, e andamos em santidade, compareceremos diante Dele apenas para recebermos nossos galardões.

Isso significa que não seremos julgados, porque já passamos da morte para a vida (João 5:24).

Entretanto, quando morremos sem Cristo, sem considerar as mensagens dos Seus profetas, comparecemos diante do Seu Tribunal para prestarmos contas dos nossos pecados, das nossas vidas e sermos julgados, para satisfação da justiça de Deus.

Nesse dia, a graça e a misericórdia do Senhor não estarão mais disponíveis; Jesus não será mais o nosso advogado, aquele que intercede por nós junto Pai, mas o nosso Juiz.

Cada uma das nossas palavras, todas as nossas atitudes, pensamentos e intenções serão pesados, julgados e, ao final condenados, porque as nossas boas obras, para Deus, não passam de trapos de imundices. Elas não podem nos salvar.

A única forma de sermos livres do julgamento e da condenação eterna (inferno) é JESUS – Ele é o ÚNICO Caminho que nos leva a Deus.

Ninguém pode ser salvo pelos méritos próprios, todavia, todos podemos nos apropriarmos dos méritos de Cristo e, assim passarmos da morte para a vida.

Que nós não sejamos como aqueles israelitas que não ouviram os apelos de arrependimento do Senhor, através de seus profetas, e foram condenados, mortos e destruídos. Mas, que sejamos uma geração quebrantada, que se arrepende e se humilha diante do Todo Poderoso, e que, ao final, é salva!!

Oração: Senhor, obrigada por tua palavra que nos alerta a respeito dos teus juízos e misericórdias. Pedimos que nos ajude a sermos pessoas quebrantadas diante do Senhor, pessoas que se humilham, que reconhecem seus erros, se arrependem e são transformadas. Queremos ser uma geração que anda em santidade, ciente de que sem ela, não Te veremos. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo