Queimando os Bois e Arados

Versículo: “Então, Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Elias o alcançou e lançou sua capa sobre ele. Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias (…) tornando-se seu auxiliar.” 1 Reis 19:19-21

Aplicação: Elias viveu em Israel, quando Acabe estava no trono. O rei havia se casado com Jezabel, sacerdotisa de baal, e passou a prestar culto a ele e a adorá-lo, fazendo com que a nação se desviasse (ainda mais) dos caminhos do Senhor.

Jezabel havia mandado matar inúmeros profetas do Senhor e queria fazer o mesmo com Elias.

Com medo, o homem de Deus se escondeu e, em oração, pediu a morte, porque não se achava digno de viver, enquanto muitos outros profetas haviam morrido.

O Senhor respondeu sua oração e concordou com seu pedido; antes, porém, lhe deu três missões: ungir Hazel como rei da Síria, Jeú como rei de Israel e Eliseu como seu substituto.

De acordo com as Escrituras, Elias cumpriu apenas parte da delegação: a unção de Eliseu como profeta.

O versículo de hoje diz que imediatamente, o sucessor de Elias deixou tudo e o seguiu, tornando-se seu auxiliar.

Elias foi um grande homem. Corajoso. Fiel e obediente a Deus e cheio do seu poder, por isso operou milagres e maravilhas.

Certamente, Eliseu conhecia a história do profeta e o admirava, por isso, diante da oportunidade que lhe fora dada, ele não pensou duas vezes. Despediu-se de seus pais, matou seus bois e queimou seu arado, porque sabia que não desistiria do seu chamado e seguiu o profeta.

Eliseu foi auxiliar pessoal de Elias até seu arrebatamento, quando recebeu sua capa para sucedê-lo. Com certeza, ele aprendeu muito com um dos maiores profetas do Senhor.

Na nossa jornada cristã, devemos ser como Eliseu. Ou seja, precisamos ter coragem de rompermos com o pecado, com a carne, com o mundo; enfim, com tudo que nos afasta de Deus para seguirmos a Cristo.

O sucessor de Elias queimou seu estilo de vida antigo para se dedicar, com exclusividade, ao Senhor e, nós devemos fazer a mesma coisa.

Terminar namoros; excluir amizades; romper com vícios em drogas ilegais e legalizadas; dar fim a pornografia; encerrar atividades ilícitas; acabar com o adultério e homossexualismo, dentre outras práticas que nos levam para longe de Deus.

Cristo deve ocupar o centro do nosso coração e dos nossos pensamentos. Tudo que formos fazer, deve passar por Ele. Jesus deve ser o nosso filtro. Se determinada conduta nos afastar Dele, então devemos nos abster; mas se nos aproximar, então, podemos prosseguir.

Antes de seguirmos o Filho de Deus, precisamos, como um construtor, nos sentarmos e calcularmos os gastos para vermos se conseguiremos terminar.

Devemos estar cientes que é nossa responsabilidade carregarmos a nossa cruz, porque Jesus nos alertou que ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.

Oração: Senhor, hoje, queremos pedir para que nos dê um coração semelhante ao de Eliseu, que teve coragem de deixar seus bens e sua família para te servir. Ajuda-nos a não permitir que as coisas que o mundo oferece entre em nossos corações e tome o Teu lugar. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo