O Batismo e a Tentação de Jesus

Estudo 16/2022

Por, Pastor Marcos Valério Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 1:9-13
Introdução

No estudo anterior tivemos a oportunidade de conhecer uma parte do ministério de João Batista, como o precursor de Jesus Cristo.

O ministério de Jesus inicia-se com o seu batismo nas águas do rio Jordão, tendo Jesus procurado por João Batista para ser por ele batizado.

A Bíblia relata que Jesus tinha a idade aproximada de 30 (trinta) anos quando foi batizado (Lucas 3.23). Quando criança, Jesus foi apresentado no Templo.

Embora tenha nascido na cidade de Belém, Jesus cresceu e se formou na pequena cidade de Nazaré, que ficava na região da Galileia, ao norte de Israel.

Para ser batizado, Jesus viajou de Nazaré (norte) até ao deserto da Judeia (sul), local onde João Batista pregava e realizava os batismos junto ao rio Jordão.

Depois de ser batizado, Jesus adentrou pelo deserto da Judeia e teve um período de jejum e oração, onde permaneceu por quarenta (40) dias, enfrentando nesse mesmo período fortes tentações de satanás.

Nos propomos neste estudo, analisar alguns pontos importantes nesses fatos, extraindo lições para o nosso dia a dia.

O Batismo De Jesus

Vs. 9 – “Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e por João foi batizado no rio Jordão”.

A atitude de Jesus em procurar João Batista e por ele ser batizado, demonstra o alto valor que o Mestre atribuiu ao ministério de seu precursor e ao batismo.

Talvez questionemos a necessidade de Jesus ser batizado. O próprio João Batista se considerava indigno de batizá-lo, pois disse: “eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? (Mateus 3.14).

Se o batismo realizado por João Batista era para arrependimento, Jesus precisava ser batizado?

Certamente a resposta é não! Mas Jesus deu o exemplo! Ele disse a João Batista: “deixa por enquanto, porque assim, nos convém cumprir toda a justiça” (Mateus 3.15).

Jesus veio ao mundo para cumprir toda a justiça de Deus e por isso, como homem, ele também se submeteu a todas as exigências da Lei e se equiparou a toda a raça humana, assumindo a forma de servo, sendo obediente em todas as coisas.

A ação de Jesus em se submeter ao batismo teve repercussão nos céus, pois a Bíblia relata que naquele momento Jesus viu os céus se rasgando e o Espírito Santo desceu sobre ele na forma corpórea de uma pomba (vs. 10) e a seguir, ouviu-se uma voz vinda do céu que dizia: “Tu és o meu Filho amado, em Ti me comprazo” (vs.11).

Essa visão tida por Jesus, do Espírito Santo descendo como pomba, também foi vista por João Batista. João 1.33-34 descreve as palavras de João Batista: “Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus”.

Esse momento deve ter sido singular para Jesus, pois após deixar os céus e viver na terra em forma humana durante 30 (trinta) anos, ele recebeu uma gloriosa manifestação da presença divina em sua vida, deixando-o cheio do Espírito Santo.

Da mesma maneira que o batismo foi tão singular para Jesus, também o é para todos nós.

Jesus ordenou que todos os que nele crerem sejam batizados. Ele inclusive deu o seu exemplo.

O batismo cristão é um ato de iniciação na igreja do Senhor Jesus, quando o novo convertido confirma sua fé em Jesus de forma pública, assumindo diante da Igreja e de toda a sociedade que tomou uma posição de seguir a Cristo.

Jesus disse que todo aquele que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante dos anjos e de meu Pai que está nos céus (Mateus 10.32), de maneira que quando somos batizados também há uma manifestação nos céus, como houve quando Jesus foi batizado.

A Manifestação Da Santíssima Trindade

Vs. 10-11 – “Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo”.

Muito embora a palavra “Trindade” não se encontre na Bíblia, a manifestação de Deus em forma ‘trina ou triuna’ é uma realidade encontrada em todo o conteúdo das Sagradas Escrituras.

No batismo de Jesus podemos ver a manifestação triuna de Deus, pois naquele momento, Jesus estava sendo batizado, o Espírito Santo desceu sobre Ele e se ouviu a voz do Pai expressando o seu amor por seu Filho.

A Bíblia nos afirma que há um só Deus (Deuteronômio 6.4). Entretanto, o Deus único se manifesta em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Desde o texto da criação e por todo o texto sagrado, a manifestação da Trindade é encontrada. Em Gênesis 1.1-2 lemos que Deus criou os céus e a terra e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. João 1.1-2 diz que Jesus estava no princípio e todas as coisas foram feitas por intermédio dele. Logo, encontramos o Pai, o Filho e o Espírito Santo imbuídos na obra da criação.

Quando Deus se propõe em criar o homem, Ele diz: façamos o homem à nossa imagem e conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1.26). A forma plural dessas palavras indica a presença de mais de uma pessoa.

O profeta Isaias escreveu (Isaias 61.1) “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas…”. Encontramos as três pessoas nesse texto, restando apenas saber sobre quem o Espírito ungiria e a resposta é encontrada em Lucas 4.16-21 quando Jesus lê essa escritura e diz que naquele dia a profecia se cumpria. E, realmente se cumpriu, pois Jesus realizou tudo aquilo que o profeta havia dito, sob a unção do Espírito Santo.

Jesus ordenou que o batismo seja feito no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28.19). a formula batismal apresentada por Jesus, demonstra a igualdade das três pessoas da Trindade.

Jesus também disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14.16). Nesse texto Jesus está falando das três pessoas da Trindade.

Todas as três pessoas da santíssima Trindade são eternas e divinas.

O Pai é eterno (Gênesis 21.33; Salmos 103.17, Salmos 102.12); o Filho é eterno (Apocalipse 1.8; 22.13) e o Espírito Santo é eterno (Hebreus 9.14).

A divindade de Jesus e do Espírito Santo também estão comprovadas no texto bíblico: A respeito de Jesus (Hebreus 1.8; João 20.28) e do Espírito Santo (Atos 5.3-4; 2Corintios 3.18).

É muito importante ter em mente que temos um só Deus, mas que Ele se manifesta através de três pessoas, havendo uma unidade de propósitos na sua revelação, para que se consuma a redenção humana.

Nossa mente humana é muito limitada para poder compreender a grandeza e os mistérios espirituais em relação a Deus. Somente podemos compreender aquilo que o próprio Deus se revelou a nós, de maneira que não temos elementos para responder ou entender com profundidade a todas as perguntas que temos.

Entretanto, compreender os princípios básicos da divindade de Jesus Cristo e do Espírito Santo é fundamental para a nossa fé cristã, levando-nos a verdadeira adoração e comunhão.

A Tentação De Jesus

Vs. 13 – “onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás.”

O evangelista Marcos é muito suscinto em descrever a tentação de Jesus, limitando-se a citar esse fato. Entretanto, os evangelistas Mateus e Lucas relatam o episódio descrevendo em detalhes essas tentações.

Depois de ser batizado, cheio do Espírito Santo, Jesus foi direcionado pelo Espírito Santo ao deserto da Judeia, onde passou um período de quarenta dias em oração e jejum.

Esse período de quarenta dias de oração e jejum realizado por Jesus, faz-nos lembrar o período que Moises passou na presença de Deus em jejum e oração no Monte Sinai, também de quarenta dias (Deuteronômio 9.9).

Na Bíblia o número quarenta está relacionado a um período de “prova”. Por exemplo, Israel permaneceu por 40 anos no deserto.

Nesse tempo de jejum e oração, Jesus foi provado, havendo satanás em pessoa vindo tentar a Jesus.

Quando nossos primeiros pais, Adão e Eva, estavam no Jardim do Eden, havendo eles sido tentados por satanás, caíram no pecado da desobediência a Deus.

Jesus estava iniciando o seu ministério e satanás veio tenta-lo com o objetivo de derrota-lo logo de início, desqualificando-o assim para a obra redentora da humanidade.

Como o segundo Adão, Jesus venceu a satanás, não deixando-se levar pelos seus astutos ardis.

No evangelho de Mateus capítulo 4 lemos sobre as três tentativas de satanás em levar Jesus a agir sem a direção de Deus.

Vendo que Jesus estava com fome, depois de tão longo período sem comer, satanás desafiou a Jesus a transformar pedras em pães, como forma de comprovar que era o Filho de Deus.

Obviamente, Jesus poderia fazer tal milagre, mas Ele não o fez em benefício próprio, antes respondeu que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.

Interessante vermos também, que para abençoar uma multidão de pessoas, posteriormente, Jesus multiplicou cinco pães, alimentando muitos milhares, o que comprova ser ele o Filho de Deus. Esse milagre Jesus realizou, não para o seu próprio benefício ou sob a sugestão do inimigo, mas sob a direção de Deus.

Na segunda tentação, satanás levou Jesus até o pináculo do templo e o desafiou a atirar-se do alto abaixo, citando inclusive o texto de Salmos 91.11-12, que diz que aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem. A tentação consistia em Jesus dar um espetáculo público, mostrando quem ele realmente era. Jesus não caiu nessa armadilha, mas respondeu que não se deve tentar a Deus.

Por fim, houve uma terceira tentação na qual os reinos e glorias desse mundo foram mostradas e ofertadas a Jesus sob a condição de que adorasse ao próprio diabo.

Para que Jesus pudesse conquistar os reinos desse mundo, ele teve que ir a cruz e nela morrer. Satanás ofereceu todos os reinos em troca de adoração.

Jesus resistiu também essa tentação, citando o texto bíblico de que somente ao Senhor, teu Deus, adorarás e darás culto.

Em todas as tentações Jesus resistiu as armadilhas malignas citando a Palavra de Deus.

Vemos no exemplo de Jesus, a importância de conhecer a Palavra de Deus e estarmos cheios do Espírito Santo para obter vitórias sobre satanás.

O Salmo 119.11 diz: “guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”.

Se satanás ousou tentar até mesmo ao Filho de Deus, certamente utilizará de todas as suas armadilhas para nos levar a pecar.

Aprendemos com Jesus a resistir a tentação, agindo sempre em dependência a vontade de Deus e para isso, orando, jejuando e lendo a Palavra de Deus, para ser cheio do Espírito Santo.

Vamos Pensar Um Pouco
  1. Em sua opinião, era possível Jesus pecar?
  2. –Você sabe dizer de qual livro da Bíblia Jesus extraiu os textos que utilizou para responder a satanás e refutar as tentações? Faça uma pesquisa.
  3. Posso ser cristão e deixar de ser batizado? Qual a importância do batismo para a sua vida? Quem ainda não se batizou, quando deve tomar essa decisão?
  4. O que mais de chamou a atenção nesse estudo?
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo