A Cura de Um Homem Surdo e Gago

Estudo 38/2022

Por, Pr. Marcos Valerio Fernandes

Texto Para Leitura: Marcos 7:31-37
Introdução

Depois de um breve tempo na região da fenícia, Jesus retornou ao Mar da Galileia, vindo através da região de Decápolis.

Decápolis era uma região habitada por pessoas gentias e governada pelos romanos. Foi nessa região que Jesus havia expulsado demônios de um homem gadareno.

Ao passar por Decápolis trouxeram a Jesus um homem surdo e gago, solicitando que lhe impusesse as mãos para curá-lo.

A palavra utilizada no texto bíblico e traduzida por gago, significa alguém que tinha muita dificuldade para se expressar, era quase mudo. Sua maneira de falar era quase incompreensível. Isso certamente por causa de algum problema físico, acentuado pela surdez.

Não sabemos o nome e não temos outras informações sobre esse homem, sabemos apenas que era gentio, em razão do local onde residia.

Podemos observar também, que somente o Evangelho de Marcos -54registra essa cura.

Neste estudo, vamos buscar compreender o milagre, extraindo algumas lições para as nossas vidas.

Jesus Tirou O Homem Surdo E Gago Do Meio Da Multidão

Vs. 33 – “Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs os dedos nos ouvidos dele…”

Jesus realizava muitas curas, as quais eram presenciadas pelas multidões que acompanhavam o Mestre. Geralmente, as pessoas eram tocadas por Jesus e ficavam curadas.

Neste episódio, Jesus fez de maneira diferente, tirando o homem surdo e gago do meio da multidão e o levando a um lugar reservado.

Ficamos a indagar o porquê dessa atitude?

Em alguns casos Jesus agiu dessa maneira. A título de exemplos, podemos citar que Ele curou um cego retirando-o do meio da multidão (Marcos 8.23), ressuscitou a filha de Jairo, não permitindo a presença das pessoas, com exceção dos pais e de três discípulos.

Podemos pensar que a presença de pessoas incrédulas ou o barulho de pessoas curiosas, acabam por atrapalhar a manifestação da fé. Devemos lembrar que Jesus, embora seja o próprio Deus, Ele agia como homem cheio do Espírito Santo e, não como o próprio Deus.

Dessa maneira, ao retirar o homem do meio da multidão, colocando-o à parte, Jesus buscava um ambiente mais propício para lhe ministrar a cura.

Outro ponto que deve ser destacado, é que Jesus não curava as pessoas para obter o reconhecimento público ou para ostentação, mas porque se sentia profundamente compadecido do sofrimento humano.

Dessa maneira, realizar a cura em local reservado, objetivava abençoar o enfermo, sem se expor a publicidade de seus atos.

Por analogia, podemos aprender com esse detalhe, que é mais fácil para uma pessoa para ser curada espiritualmente de seus pecados, quando é tirada do meio da multidão dos incrédulos.

Quando a pessoa é retirada no meio mundano e trazida para a Igreja, para a célula ou para outro grupo de pessoas comprometidas com Deus, ela passa a experimentar um novo ambiente, livre das contaminações pecaminosas, ficando propícia ao arrependimento que resulta no perdão de seus pecados e na sua salvação.

Jesus Curou De Forma Diferente

Vs. 33 – “Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs os dedos nos ouvidos dele; depois, cuspindo, aplicou saliva na língua do homem”.

A multidão pediu para que Jesus impusesse as mãos sobre o homem e o curasse, mas não foi assim que Jesus realizou o milagre.

Quando estavam em local reservado, Jesus colocou os dedos nos ouvidos e em seguida, colocou também, da sua saliva na língua do homem.

Em seguida, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: “—Efatá!, que quer dizer “abra-se”.

Jesus não impôs as mãos e também não gritou, apenas suspirou uma palavra de ordem.

Jesus pôs os dedos nos ouvidos do homem. Literalmente, ele colocou os dedos na ferida.

Aprendemos com isso, que quando Jesus coloca os seus dedos nas nossas feridas, somos curados.

O ato de Jesus colocar saliva na língua do homem, pode nos parecer estranha em primeiro momento, mas faz-nos lembrar o gesto de uma mãe que coloca saliva na pele de seu filho, como se fosse remédio, para lhe acalentar.

Quantas vezes paramos de chorar diante de um ato materno como esse?

Jesus mostrou compaixão para com aquele homem, que em razão de sua deficiência, possivelmente tenha vivido excluído do convívio e da inteiração social.

Ao levantar os seus olhos aos céus, Jesus está indicando a necessidade humana de uma dependência que vem do alto, de Deus. Não seria suficiente a cura física, era necessário um elo com o próprio Deus.

A restauração humana depende de uma reconciliação com o Pai Celestial.

Ao suspirar, Jesus estava sentindo a dor humana e a sua ordem “EFATÁ” fez com que os problemas físicos que existiam, desaparecessem e aquele homem pudesse pela primeira vez ouvir e pronunciar suas palavras de forma livre.

É muito significativo que a primeira coisa que aquele homem ouviu foram as palavras ditas por Jesus e da mesma maneira, conseguiu falar perfeitamente, pela primeira vez, ao se dirigir a Jesus.

Podemos aprender com isso, que precisamos aprender a ouvir a voz de Deus e também, falar com o Pai.

Jesus sempre dizia: quem tem ouvidos para ouvir, ouça… Isso nos mostra que há muitas pessoas que não conseguem ouvir a voz de Deus. Estão surdos espiritualmente.

A voz de Deus nos direciona e nos conduz ao centro de Sua vontade.

Precisamos também aprender a falar com Deus. Não é pelo muito falar que seremos ouvidos. Deus ouve quando falamos com Ele da maneira correta, isto é, com o coração. Qualquer pessoa pode falar com Deus, desde que seja com a sinceridade de um coração quebrantado e contrito.

Enfim, Curado

Vs. 35 – “E logo os ouvidos do homem se abriram, e o empecilho da língua se soltou, e ele falava sem dificuldades”.

A cura foi instantânea. Após a ordem de Jesus os órgãos que estavam bloqueados pelo problema físico passaram a funcionar perfeitamente. O homem passou a ouvir e falar sem empecilhos.

Imagino a alegria que brotou no coração daquele homem.

Agora ele podia ouvir o som da natureza e a voz das pessoas. Como deve ser difícil não poder ouvir. Ele ficou nesse silêncio durante toda a sua vida, mas agora o mundo havia se ampliado. Ele podia ouvir e falar.

A impossibilidade de se comunicar isola as pessoas em seu próprio mundo. Jesus reverteu essa situação, possibilitando que ele se integrasse ao meio social.

Uma vez realizada a cura, Jesus lhe ordenou que não contasse para ninguém.

Jesus nunca se utilizou de seus milagres e curas para se promover perante o povo. Seus feitos objetivavam glorificar a Deus, abençoando as pessoas.

Entretanto, aquele homem não pode se conter. Não conseguiu guardar somente para ele o que havia recebido de Jesus. Aliás, sua própria vida era um testemunho desse milagre.

Como esconder o que Jesus lhe fizera? Todos os seus amigos, parentes e conhecidos, tinham o conhecimento de como ele vivera até então.

Aquele homem utilizou sua voz para testemunhar o que Jesus fizera por ele.

Ele contou para todos os que pode, o que Jesus lhe fizera.

Nos dias atuais, precisamos de pessoas como esse homem, que não tenham medo ou vergonha de divulgar o que Jesus tem feito.

Jesus Tem Feito Tudo Esplendidamente

Vs. 37 – “Ficavam muito admirados, dizendo: –Tudo ele tem feito bem; faz até os surdos ouvirem e os mudos falarem.”

Ao ouvirem o relato desse homem agora curado, as pessoas reconheciam que tudo o que Jesus fazia, Ele fazia de maneira perfeita.

Realmente, tudo o que Jesus faz é perfeito, esplendido”.

Infelizmente, muitas pessoas ainda não conseguem reconhecer que Jesus é perfeito e que suas obras também o são. Continuam a achar que suas opiniões próprias estão corretas e que Jesus está errado.

Há muitos que não conseguem reconhecer que precisam da graça salvadora de Jesus e se mantem em seus erros, por não admitirem que são falhos e pecadores.

Entretanto, tudo o que Jesus tem feito, é perfeito e maravilhoso.

Todas as pessoas que foram até Jesus, tiveram suas vidas transformadas e passaram a experimentar o melhor de Deus.

A dureza do coração humano impede o homem de poder ver as grandiosas bençãos de Deus, que estão preparadas para todo aquele que nEle crê e as recebe.

As filosofias humanas são falhas e apenas levam o homem a uma pobreza espiritual maior.

Podemos ver que o mundo atual se distância cada vez mais de Deus, porque procura colocar o homem no centro de todas as coisas, mas o resultado disso, tem sido o fracasso e a infelicidade.

Por mais que o homem moderno busque a facilidade, a felicidade e o prazer, nada tem sido suficiente para a sua paz interior, continuando a viver um eterno conflito consigo mesmo.

Vemos que a destruição humana é cada vez mais previsível. As nações estão em guerras, os conflitos familiares se multiplicam, o individualismo é cada vez maior, ninguém se entende.

Isso é o reflexo de uma sociedade que rejeita a visitação de Deus.

Todavia, Jesus continua a fazer as coisas esplendidamente bem. Todos que vão até ele, são transformados e abençoados.

Fica o convite para quem ainda não o buscou de todo coração. Jesus está disponível e espera por cada um.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. – Você concorda que muitos cristãos não conseguem ouvir Deus falar? Comente o que você acha?
  2. – Você tem ouvido a voz de Deus? Quais as maneiras que Deus utiliza para falar conosco?
  3. – Em sua opinião, porque Jesus pedia para não contarem o milagre recebido?
  4. – Você concorda que tudo o que Jesus faz é perfeito? Por quê às vezes murmuramos quando as coisas não sabem do nosso jeito?
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo