A Mulher Siro-Fenícia

Estudo 37/2022

Por, Pastor Marcos Valerio Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 7:24-30
Introdução

Quase todo o ministério de Jesus aconteceu dentro do território do povo judeu, mas por um breve período, Jesus passou pela região de Tiro e de Sidom, além de ter passado também pela região da Decápolis, territórios povoados por gentios.

Tiro e Sidom eram duas cidades fenícias, à beira do Mar Mediterrâneo e ao norte de Israel.

Entre Tiro e Sidom ficava a cidade de Sarepta, por onde Elias se hospedou na casa de uma viúva.

Tiro foi uma importante cidade, citada diversas vezes nos relatos bíblicos. Os reis Davi e Salomão fizeram alianças com Hirão, rei de Tiro e de lá foi enviado madeira para a construção do Templo.

Os habitantes de Tiro foram hábeis e notáveis navegantes. Foi, também, através de uma aliança com Tiro, que Jezabel tornou-se esposa de Acabe, implantando o culto a Baal na nação de Israel.

Ao dirigir-se para a região de Tiro e Sidom, provavelmente, Jesus tinha em mente o desejo de distanciar-se por breve tempo, juntamente com os seus discípulos, dos confrontos e investidas de seus opositores, buscando descansar e se preparar para o que vinha pela frente.

O texto bíblico nos diz que Jesus entrou em uma casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava (vs. 24), indicando que ele queria um tempo de descanso.

Entretanto, as notícias a respeito de Jesus já haviam chegado até aquela região e ele não pode se ocultar, pois uma mulher desesperada com a situação de sua filha, lançou-se a seus pés em busca de um milagre.

A viagem de descanso tornou-se uma viagem missionária.

O profeta Elias tinha ido a Sarepta para ser sustentado por uma viúva, mas tornou-se uma fonte de bençãos e milagres para a família daquela mulher.

Do mesmo modo, a passagem de Jesus por aquela região, abençoou a mulher siro-fenicia e sua filha, o que torna significativo esse breve período em que Jesus esteve naquele lugar.

Este milagre de Jesus está relatado não apenas no Evangelho de Marcos, mas também em Mateus 15.21-28, texto paralelo, do qual iremos utilizar alguns detalhes desse fato.

Neste estudo, iremos analisar o milagre, a fé da mulher e o problema da possessão demoníaca.

O Problema Da Possessão Demoníaca

Vs. 26 – “Essa mulher era estrangeira, de origem siro-fenicia, e pedia a Jesus que expulsasse o demônio da sua filha.”

O problema da possessão demoníaca é muito grave e sempre existiu. No ministério de Jesus, um grande número de pessoas foi liberta dessas possessões.

O envolvimento com o culto pagão acarretava cada vez mais o domínio e a influência maligna sobre a vida das pessoas.

Nas regiões da Galileia, Decápolis e da Fenícia, o culto grego era amplamente divulgado e praticado, razão pela qual, o grande número de relatos bíblicos de pessoas endemoniadas.

Observamos pelo texto bíblico, que a pessoa endemoniada era uma criança, o que nos leva a concluir que até elas estão sujeitas aos ataques do inimigo e a seu controle.

O vs. 25 diz: “cuja filhinha e no vs. 30 diz: “achou a menina sobre a cama”, o que demonstra que a filha da mulher era ainda uma criança.

Mateus 15.22 – relata as palavras da mulher: “minha filha está horrivelmente endemoniada”.

Como as possessões demoníacas eram frequentes, a mulher cananeia logo identificou a origem do problema de sua filha e o caso dela era dos mais graves e sofria de forma horrível.

Aprendemos com esse caso, que mesmo as crianças não estão imunes dos ataques do inimigo.

Temos a responsabilidade de cuidar de nossas crianças para evitar que sejam atacadas por satanás, que se utiliza de muitas maneiras para fazer os seus intentos.

Através de desenhos animados, filmes, literaturas e de outros meios, tem sido incutida na mente das crianças a feitiçaria, a magia, ideologias e cultos pagãos.

Muitos pais e avós tem o costume de levar as crianças em rituais idólatras para serem “benzidos”, acarretando maldições sobre a vida delas.

Precisamos estar atentos, pois em nossos dias, as crianças tem sido o principal alvo do inimigo, que sabe que elas são indefesas e se os pais são negligentes, serão presas fáceis.

A oração e cobertura espiritual sobre a vida das crianças, com o ensino da Palavra de Deus, garante a proteção espiritual para que as crianças cresçam livres de todas as influências do mal.

O Clamor De Uma Mãe Desesperada

Vs. 25-26 – “… Ela veio e se ajoelhou aos pés dele… e pedia a Jesus que expulsasse o demônio da sua filha.”

Em Mateus 15.22 está escrito: “—Senhor, Filho de Davi, tenha compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoniada.”

Era o clamor de uma mãe desesperada com o que acontecia com a sua filhinha.

Quanta dor e choro havia em seu coração, que deveria estar partido com o sofrimento da sua filha. Não sabemos quanto tempo já se encontrava naquela situação.

A possessão demoníaca traz muito medo, destruição da personalidade, dores, atitudes estranhas, gritos, violência e muito mais, às vezes até a morte da pessoa através do suicídio.

Para o problema daquela criança, não havia remédio. Mas, quando ouviu falar de Jesus, a esperança raiou e aquela mulher foi imediatamente em busca do milagre.

A mulher cananeia não ficou esperando que alguém fizesse alguma coisa em seu favor, pelo contrário, ela se mobilizou e foi em busca de Jesus, clamando em alta voz. Ela tomou atitude.

Muito importante analisar as atitudes da mulher em relação a Jesus:

a) Ela reconheceu que Jesus era o Messias

Ela clamava dizendo: Senhor, Filho de Davi. Esse era o título messiânico. Muito embora ela fosse estrangeira, de origem grega, reconhecia que Jesus era o messias enviado por Deus.

O texto bíblico diz que ela o adorou (Mateus 15.25).

b) Ela foi perseverante em seu clamor

Ela não desistiu de clamar, muito embora Jesus tenha permanecido em silêncio por algum tempo, parecendo que a estava ignorando.

O seu clamor chegou a incomodar os discípulos de Jesus, os quais queriam que ela fosse expulsa.

c) Ela foi humilde

Ela se ajoelhou e clamou de maneira humilde. Ela dizia: “me ajude”.

Muito embora, aparentemente, estivesse sendo rejeitada por Jesus, ela cada vez se humilhava mais.

Quando Jesus quebrou o silêncio e lhe falou dizendo que não se devia tomar o pão dos filhos e dar aos cachorrinhos, ela não desistiu, mas se humilhou diante do Senhor.

Dentro dela não havia nenhum tipo de orgulho próprio. Ela era uma mulher quebrantada.

d) Ela teve fé

A fé demonstrada pela mulher, foi destacada por Jesus que lhe disse: “grande fé você tem!”

Sua fé estava evidenciada em sua ação. Ela nunca duvidou. Ela sabia que se Jesus lhe ouvisse, sua filha seria liberta.

Ela levou o seu problema até Jesus. Gritou por socorro àquele que podia lhe livrar do sofrimento.

A Atitude De Jesus Em Relação A Mulher Cananeia

Vs. 23 – “Jesus, porém, não lhe respondeu palavra.”

A atitude de Jesus para com a mulher cananeia, a princípio, nos parece estranha, pois sempre o Mestre foi amável e atencioso para com as pessoas.

A mulher clamava, implorava, gritava, adorava aos seus pés e Jesus permanecia em silêncio.

Quando Jesus resolveu falar com a mulher, lhe disse que havia sido enviado apenas para às ovelhas da casa de Israel (Mateus 15.24).

Diante dessa resposta, a mulher se lançou aos pés de Jesus e o adorou, reconhecendo a sua divindade e se submetendo a Ele. Talvez, ela quisesse dizer que desejava ser sua ovelha.

Jesus falou segunda vez, e suas palavras pareceram serem mais duras, pois, lhe disse que não era correto pegar do pão dos filhos e jogá-los aos cachorrinhos.

As palavras de Jesus são uma comparação, onde “pão” eram bençãos, “filhos” o povo judeu, “cachorrinhos” os gentios.

Qualquer pessoa consideraria aquela resposta como sendo ofensiva ou discriminatória, mas surpreendentemente, a mulher se humilha e diz que até os cachorrinhos comem das migalhas das crianças, que caem da mesa.

Ela não precisa de um pão, apenas de migalhas. Migalhas seriam suficientes para sua necessidade.

Era o que Jesus queria ouvir. Jesus conhecia a fé que estava no coração da mulher, mas para que essa fé se evidenciasse, perante todos os que estavam ao redor, era necessário se mostrasse inflexível para com a sua necessidade.

Se Jesus a tivesse atendido no primeiro momento, a fé não teria sido um testemunho para com os que estavam presentes. Seria apenas mais um milagre.

Tudo aquilo era necessário para que a fé fosse evidenciada no momento do sofrimento.

Isso nos leva a entender, porque muitas vezes Deus se cala ou permanece em silêncio quando oramos diante de uma grande necessidade.

Quando Deus permanece em silêncio, Ele está trabalhando em nosso favor, nos levando a crescer na fé e nos moldando.

É difícil aguardar o silêncio de Deus, mas precisamos agir como a mulher cananeia, que não desistiu, sendo perseverante em seu clamor, pois no momento certo o milagre virá.

O Milagre

Vs. 30 – “Quando a mulher voltou para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio tinha saído dela.”

Talvez nos perguntemos, por que a mulher não levou a criança até Jesus?

O texto bíblico não traz essa resposta, mas fico a imaginar que ela não conseguiu fazer isso.

As crises possessivas deviam serem tão grande que mesmo como mãe, deve ter perdido o controle sobre a filha.

Mas para Jesus não existe distância para que o milagre aconteça.

Jesus disse a mulher: “–por causa desta palavra, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha”.

Enquanto a mulher cananeia se humilhava e se quebrantava, sua fé era demonstrada e o milagre já estava acontecendo. Quando ela declarou que as migalhas eram suficientes, o demônio já não pode mais permanecer na vida de sua filha e foi expulso pelo Poder de Deus.

Que vitória e quanta alegria deve ter sido experimentada pela mulher e sua filha, agora liberta daquele sofrimento.

Conclusão

A princípio o ministério de Jesus foi dirigido apenas a nação de Israel, mas com a sua rejeição e morte, abriu-se a oportunidade para que o evangelho fosse levado a todas as nações da terra.

Está escrito em João 1.11-12 – “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus…”

­Como é bom saber que hoje podemos comer não apenas das migalhas, mas do pão vivo que desceu do céu.

Muito embora sejamos gentios, o evangelho nos alcançou e ao recebermos Jesus nos tornamos filhos de Deus e parte do povo de Deus.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. Em sua opinião, por que Jesus agiu daquela maneira com a mulher cananeia?
  2. Você já teve alguma experiência de orar, orar e Deus permanecer em silêncio? Como se sentiu?
  3. Você já viu crianças endemoninhada ou perturbada? Porque isso acontece?
  4. Por que pessoas ficam endemoninhadas?
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo