A Segunda Viagem Missionária – Parte B

Estudo 07/2022

Por, Pr. Marcos Valério Fernandes

Texto Para Leitura: Atos 17:1-34
Introdução

Neste estudo daremos continuidade a exposição da segunda viagem missionária do apóstolo Paulo com os seus companheiros.

O capítulo anterior (Atos 16) terminou com Paulo e Silas deixando a cidade de Filipos, após sofrerem uma dura perseguição, sendo obrigados a sair daquele lugar.

De Filipos, eles passaram por Anfípolis e Apolônia, cidades da Macedônia, no continente europeu, chegando a cidade de Tessalônica, onde o texto bíblico traz o relato de um grande trabalho evangelístico, resultando na plantação de uma igreja.

De Tessalônica, Paulo e Silas chegam em Bereia, onde também realizaram uma excelente obra evangelística, resultando na formação de mais uma igreja.

Por fim, Paulo vai até Atenas, principal cidade grega e maior centro da filosofia da época. Muito embora estivesse sozinho, Paulo conseguiu impactar aquela cidade com a mensagem do evangelho.

Nosso propósito neste estudo é realizar uma incursão nessa jornada missionária, buscando conhecer as conquistas que foram alcançadas.

A Evangelização De Tessalônica

Atos 17.1 – “Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, Paulo e Silas chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus”.

Tessalônica era uma das mais ricas e populosas cidades da Macedônia. O nome da cidade foi atribuído em homenagem uma rainha da Macedônia que tinha esse nome. A rainha Tessalônica era meio irmã de Alexandre, o grande.

Ao chegar nessa cidade, Paulo procura pela sinagoga judaica e por três sábados procurou expor e demonstrar que é Jesus é o Cristo esperado pelos judeus.

Desse esforço evangelístico, alguns judeus se converteram, bem como uma numerosa multidão de gregos piedosos e mulheres importantes da cidade.

A importância dessa evangelização é muito grande para o cenário daquela época, pois naquela cidade de cultura predominante grega, estava sendo implantada uma forte igreja cristã.

Podemos ver o resultado extraordinário desse trabalho, pelo fato que o apóstolo Paulo, posteriormente, escreveu duas epístolas a essa igreja – I e II Tessalonicenses – nas quais traz profundos ensinamentos sobre a volta do Senhor Jesus.

Como nas cidades anteriores, Paulo e Silas também sofreram forte perseguição dos judeus, os quais com inveja, promoveram um tumulto na cidade.

Algo que nos chama a atenção, são as palavras de gritarias proferidas pelos perseguidores: “estes que promovem tumulto em todo o mundo chegaram também aqui”(vs. 6).

Para os perseguidores, Paulo e Silas eram apenas tumultuadores, mas sabemos que na verdade, eles eram promovedores da evangelização de pessoas. Estava ocorrendo um forte impacto em todo o mundo pela ação movida pelos missionários. Não era um tumulto no aspecto negativo ou destrutivo, pelo contrário, exatamente o oposto, era uma ação que abalava as estruturas antigas, trazendo a poderosa mensagem do cristianismo, que traz salvação ao perdido pecador.

A igreja atual necessita se tornar como Paulo e Silas nesse aspecto, sendo capaz de tumultuar as estruturas do mundanismo, da imoralidade, da filosofia humanista, do paganismo, da falsa religiosidade, possibilitando que as pessoas ouçam e creiam na verdade cristã.

A Evangelização De Bereia

Atos 17.10 – “E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia”.

Em Tessalônica, Paulo e Silas escaparam da perseguição, mas lhes foi necessário que fugissem para Bereia, outra importante cidade da Macedônia.

Em Bereia, diferentemente do que acontecera em Tessalônica, Paulo e Silas foram bem recebidos pela comunidade judaica, os quais passaram a examinar as Escrituras para conferir se o que Paulo e Silas pregavam estava de acordo com a revelação bíblica.

O texto bíblico afirma que esses judeus de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica, pois

Que lindo exemplo. Esses judeus não rejeitaram e também não engoliram o que Paulo e Silas falavam. Eles conferiram com as Escrituras Sagradas, as palavras que estavam ouvindo e isso fez com que tivessem convicção de que estavam crendo na verdadeira revelação de Deus.

Esse deve ser o mesmo proceder de todos nós. Quando analisamos a Bíblia para conferi o que estamos ouvindo, ficamos prontos para detectar possíveis heresias e falsos mestres que se levantam constantemente, nos dias atuais. Muitas pessoas incautas tem se deixado levar por falsos ensinos, que possui o propósito de enganar os cristãos e de maneira muito sutil retirar a fé do coração de muitos.

Nos nossos dias tem se levantado muitos falsos pregadores, os quais se utilizam principalmente das redes sociais, da televisão, livros e outros meios de comunicação, para incutir mentiras como se verdades fossem, trazendo assim incredulidade no coração de cristãos que se deixam levar pelas suas artimanhas. Esses pregadores são inimigos da cruz de Cristo.

Todo cristão necessita de ser como os cristãos de Bereia, que não se deixam serem enganados, mas buscam na Palavra de Deus a resposta final, tendo-a como única regra de fé e prática.

Por mais atraente que seja uma mensagem, se ela não for coerente e fiel com a Palavra de Deus, então ela não é verdadeira.

Em Bereia, muitos judeus creram, bem como mulheres gregas de alta posição social e também muitos homens gregos.

Muito embora, Paulo tenha sido obrigado a deixar Bereia em razão de outra perseguição, Silas e Timóteo permaneceram naquela cidade durante mais algum tempo, consolidando o trabalho que fora realizado.

A Evangelização em Atenas

Atos 17.16 – “Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade”.

Atenas foi o centro da Grécia antiga, com uma civilização poderosa. Era e continua sendo a capital da Grécia. Seus monumentos e sua filosofia marcaram o mundo antigo.

Foi o berço da democracia e a capital intelectual do mundo antigo, sendo a cidade de Péricles, Sócrates, Platão e Aristóteles, dentre muitos outros.

Dentre as muitas filosofias ensinadas pelos filósofos gregos, duas correntes filosóficas são citadas no texto bíblico: o estoicismo e os epicureus.

O estoicismo é uma escola filosófica surgida na Grécia antiga, que ensinava a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa. Segundo essa filosofia, para o ser humano alcançar a verdadeira felicidade, deveria depender apenas da sua virtude, conhecimento e valores, mantendo a mente calma e racional. Foi criada por Zenão de Cítio, na cidade de Atenas, por volta de 300 a.C. 

Os epicureus eram seguidores de Epicuro, filósofo grego, que foi mestre em Atenas por volta dos anos 300 a.C. .Conforme essa filosofia, a felicidade que eles procuravam era obtida pelo gozo da vida. Ensinavam que a vida do homem constava de prazer e dor, portanto era um verdadeiro filósofo aquele que podia encontrar a alegria da vida e diminuir as situações contrárias.

Além das muitas filosofias, existia em Atenas muita idolatria. A mitologia grega era dominante, sendo que vários deuses eram adorados na cidade.

Quando Paulo chega a Atenas ele fica revoltado diante de tamanha idolatria e paganismo dominante na cidade. Havia tantos deuses, que os atenienses como medo de esquecer de adorar algum deus, criaram um altar ao “DEUS DESCONHECIDO”.

A pregação de Paulo pela cidade, logo resultou em discussão com os estoicos e os epicureus, acabando por gerar na cidade um interesse por entender o que Paulo estava ensinando.

Paulo estava sozinho em um grande debate, diante de muitos defensores da filosofia da época. Deve ter sido uma difícil batalha de crenças e de palavras.

Depois de algum tempo nessa cidade, Paulo foi levado até o Areópago, local onde se reunia o supremo tribunal de justiça de Atenas, sendo formado por um conjunto de magistrado e pessoas sábias. No Areópago também se discutia assuntos como a educação, ciência, política e religião.

No Areópago Paulo teve a oportunidade para discursar perante as pessoas mais proeminentes da cidade.

Em Atenas Paulo não enfrentou uma perseguição física, mas os resultados evangelísticos não foram tão expressivos. O texto bíblico nos fala de algumas conversões, com o de Dionísio, de Dâmaris e mais algumas pessoas.

As maiores barreiras enfrentadas por Paulo na pregação do evangelho em Atenas, foi a tradição religiosa, o intelectualismo, a autossuficiência, dentre outras.

Fico a pensar que essas são as mesmas barreiras que continuam impedindo que pessoas se convertam verdadeiramente a Jesus.

O Discurso de Paulo no Areopago

Atos 17.23 – “porque, andando pela cidade e observando os objetos de culto que vocês tem, encontrei também um altar no qual aparece a seguinte inscrição: “AO DEUS DESCONHECIDO”. Pois esse que vocês adoram sem conhecer é precisamente aquele que eu lhes anuncio”.

No Areópago, diante da elite intelectual da cidade, com muita sabedoria, Paulo apresenta o “DEUS DESCONHECIDO” adorado pelos atenienses, como sendo o Deus a quem ele pregava.

Paulo apresenta a Deus como sendo o criador de todas as coisas e que de apenas um homem trouxe todas as nações.

Esclareceu que Deus não habita em santuário feito por mãos humanas e não precisa ser servido pelos homens.

Deus é quem dá a vida e nEle nós nos movemos e existimos.

Paulo enfatiza que somos gerados por Deus e por essa mesma razão não se deve pensar que a divindade é semelhante ao ouro ou a prata, trabalhados pela imaginação humana.

Por fim, Paulo falou sobre o julgamento que Deus realizará através de Jesus Cristo, o qual ressuscitou dentre os mortos.

Os atenienses ouviram Paulo falar até que ele se referiu a ressurreição de mortos, momento em que uns zombaram e outros disseram que o ouviriam em outra ocasião.

Para os ouvintes de Paulo, crer na ressurreição de mortos era irracional, por isso rejeitaram.

Os atenienses continuaram crendo em suas próprias idolatrias, fruto de suas imaginações.

Muito embora a pregação de Paulo em Atenas, naquele primeiro momento, não tenha tido um resultado mais positivo como se esperava, o importante é que a semente do evangelho foi ali lançada e Jesus foi testificado àquela cidade.

Desse trabalho provavelmente iniciou-se uma igreja na cidade de Atenas e com o passar dos anos a Grécia se tornou um centro da cristandade.

Vamos Pensar Um Pouco

  1. – Os cristãos de Bereia foram considerados mais nobres do que os de Tessalônica, porque conferiam na Bíblia o que Paulo ensinava. Que tipo de cristãos podemos ser comparados, com os de Bereia ou de Tessalônica?
  2. – Nas cidades que houve perseguições, também houve muitas conversões. Em Atenas, não houve perseguição, mas as conversões foram poucas. Na sua opinião o que era pior?
  3. – Na sua opinião, o que dificultou que a pregação de Paulo frutificasse na cidade de Atenas?
  4. – Nos dias atuais, o que mais dificulta a conversão de pessoas?
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