Aprendendo Com Os Exemplos

Versículo: “Repetidamente, enviei meus servos, os profetas para lhes dizer: Não façam essas coisas terríveis que eu tanto detesto. Mas, eles não deram ouvidos (…) por isso, minha fúria transbordou e caiu como fogo sobre as cidades de Judá e as ruas de Jerusalém, que até hoje estão são ruínas desoladas. Agora, o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, lhes pergunta: porque provocar minha ira(…)? Destruirão a si mesmos e se tornarão objeto de maldição e zombaria para todas as nações”. Jeremias 44:4-14

Aplicação: Podemos extrair várias lições para as nossas vidas, a partir do versículo de hoje.

A primeira delas é que o nosso Deus é misericordioso e tardio em se irar.

Ao longo de toda Bíblia vemos o Senhor levantar profetas para anunciar arrependimento a seu povo, antes Dele aplicar Sua justiça.

Noé demorou 100 anos para construir a arca. Provavelmente, durante sua construção, ele pregou arrependimento para o povo, em vão. Então, veio o dilúvio e destruiu a todos.

Ló anunciou arrependimento para seus familiares (pediu para que eles abandonassem a cidade de Sodoma e Gomorra, porque ela seria destruída por Deus), mas foi tido por zombador aos olhos de seus genros, que morreram, juntamente com os demais, em meio a chuva de fogo e enxofre derramada pelo Senhor.

Moisés advertiu faraó a se arrepender, permitindo que seu povo adorasse a Deus, sem sucesso. Então, o Senhor enviou o anjo da morte e tomou os primogênitos dos egípcios.  

Profetas como Isaías, Jeremias profetizaram arrependimento à nação de Israel, antes da destruição, mas não obtiveram êxito. Então, o Reino Norte foi invadido pela Assíria e o Sul pela Babilônia, as cidades foram destruídas e aqueles que não morreram, foram levados como escravos.

Percebemos que, por causa da sua compaixão, o Senhor não derrama sua ira antes de alertar seu povo ao arrependimento.

A segunda lição é a de que devemos aprender com os exemplos.

O povo do versículo transcrito eram os remanescentes da invasão da Babilônia, eles haviam sido poupados pelo Senhor: não morreram e nem foram escravizados. Todavia, não aprenderam a lição: de que deveriam se arrepender e voltar à obediência.

Ao invés disso, traçaram seus próprios planos e, em desobediência a Deus, fugiram ao Egito. Por causa dessa atitude, eles também foram destruídos na terra do faraó.

Com a nossa geração não é diferente. O Senhor tem levantado Sua Igreja para nos anunciar arrependimento, sob pena do derramamento de sua ira sobre nós.

Entretanto, nós não temos dado ouvidos a seus profetas e nem aprendido com a destruição dos nossos irmãos.

Precisamos ter CUIDADO, porque se formos povos de duras cerviz (como aqueles remanescentes) também seremos destruídos onde estivermos.

Minha oração é que hoje nós nos arrependamos e voltemos aos caminhos do Senhor, só assim seremos poupados da destruição que está por vir.

Oração: Senhor, obrigada por Tua Palavra que nos adverte, abre os nossos olhos e nos revela quem nós devemos ser e o que devemos fazer. Ensina-nos, Pai, a darmos ouvidos aos Seus profetas e a aprendermos com os exemplos dos nossos irmãos, para que não caiamos nos mesmos erros e pecados. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo