Irai-vos, E Não Pequeis

Versículo: “Não pequem ao permitir que a ira os controle.” Salmos 4:4

Aplicação: No mesmo sentido o livro de Efésios nos aconselha: irai-vos, e não pequeis. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha.

Ira é um intenso sentimento de ódio, de rancor generalizado destinado a alguém, em função de alguma situação.

As Sagradas Escrituras nos ensinam que Deus é amor. Ele é o amor em essência, em definição e pureza!! Isso significa que não há ira, ódio e rancor no nosso Senhor. (Jesus foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca e como um cordeiro (mudo e manso) foi levado ao matadouro). E não deveria existir tais sentimentos em nós também, já que somos filhos do Amor!!

Todavia, não é isso que aprendemos nos versículos de hoje! Podemos notar que, em ambos os textos, há uma presunção de que, em algum momento de nossas vidas, iremos nos irar com alguém ou em decorrência de alguma situação e isso acontece porque somos seres essencialmente maus e egoístas!

Apesar dessa presunção, os versos pretendem nos ensinar que não devemos permanecer no estado de ira. Isto é, não podemos deixá-la controlar as nossas vidas e determinar nossas atitudes posteriores, porque a nossa ira não produz a justiça de Deus.

Quando uma circunstância instigar nossa ira, devemos nos calar e exercer o domínio próprio, que o Espírito Santo produz em nós. Depois, com a cabeça fria e antes que o sol se ponha, devemos nos colocar em paz uns com os outros… lembrando, sempre, que foi assim que Jesus se comportou, e que a vingança pertence ao Senhor. Ele é o único justo, Dele nada fica oculto e retribuirá cada um conforme o seu procedimento!!!

O livro de Provérbios diz que um homem irado provoca brigas e comete muitos pecados, por isso não podemos dar espaço a ela nas nossas vidas!!!

O Senhor foi misericordioso conosco, perdoou as nossas maldades e não nos destruiu. Pelo contrário, Ele conteve sua ira sobre nós e essa deve ser nossa atitude também.

Oração: Senhor, somos gratos a Ti por Tua Palavra que nos mostra maneira correta de vivermos para não desviarmos do nosso foco – a vida eterna. Pedimos para que, a cada dia, atives o Teu Espírito Santo em nós, dando-nos domínio próprio para nos controlarmos nas adversidades do nosso dia-a-dia e não nos iramos. Pedimos perdão pelas vezes que nos iramos com nossos irmãos (se você tiver alguém para pedir perdão, faça isso ainda hoje) e pecamos contra eles. Coloca em nós um coração como o Teu, cheio de amor e perdoador, disposto a dar a vida por nossos irmãos.  Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo