Novo Homem

Versículo: “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas (…) Façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês (…) visto que vocês já se despiram do velho homem, e se revestiram do novo, o qual esta sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador”.  Colossenses 3:1-10

Aplicação:  O versículo de hoje nos ensina que existe um PADRÃO de homem que é aceito por Deus – o novo homem.

O estabelecimento daquele padrão, nos faz concluir que existe um velho homem. O velho homem nada mais é do que a pessoa que éramos antes de conhecer a Cristo, descendente de Adão, pecadores, perseguidores das coisas terrenas.

O novo homem, por sua vez, é a pessoa que nos tornamos depois de ter um encontro verdadeiro com o Senhor. Ele é descendente de Deus (e não mais de Adão). O pecado, que antes era seu prazer, passa a ser um acidente em sua vida, fazendo-o chorar e se arrepender diante de Deus. Seu caráter passa a ser santo, separado.

O novo homem é aquele que matou o velho homem e suas paixões carnais na cruz de Cristo, para buscar as coisas do alto, do Reino de Deus.

Ter o céu como alvo e buscá-lo não significa que não precisamos das coisas terrenas. Significa apenas que entendemos elas nos servem, mas não são o nosso foco, o nosso alvo. Sobre isso, Jesus declarou: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.

Leonard Ravenhill, para não desviar o seu olhar do alto, clamava a Deus para que Ele gravasse ETERNIDADE nos seus olhos!! E essa deve ser a nossa oração também.

Enfim, o nosso padrão de novo homem é Jesus Cristo que em tudo foi tentado (como nós somos), todavia, nunca pecou. Devemos, a cada dia, buscar a imagem e semelhança do Filho de Deus para ir nos tornando esse novo homem aprovado pelo Senhor!!!

Oração: Pai, mais uma vez, Te agradecemos pela Tua Palavra que nos ensina a ser o homem Tu aprovas – santo, separado do pecado, que tem os olhos fitos no Reino de Deus.  Pedimos para o Senhor grave ETERNIDADE nos nossos olhos e nos ajude a ajuntar tesouro no céu!! Ensina-nos a usar as coisas terrenas, sem fazer delas o nosso alvo. Q o nosso coração esteja, pra sempre, em Jesus!! nós oramos em nome de Jesus!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo