A Divindade de Jesus
ESTUDO 02/2021

Por, Wesley Fernandes

TEXTO PARA LEITURA: JOÃO 1.1-18
INTRODUÇÃO

Hoje, iniciaremos o estudo do livro de João, cujo autor é o próprio Apóstolo João, chamado por Jesus.

O livro de João foi escrito por volta dos anos 90 d.C., enquanto ele estava em Éfeso.

Ao observar os evangelhos, podemos ver que o Apóstolo João é caracterizado como o discípulo mais próximo de Jesus. Ele mesmo o descreve como o discípulo que Jesus amava (João 13.23).

O livro de João tem como objetivo mostrar quem é Jesus, trazendo testemunhos, milagres e declarações do próprio Jesus, e por isso, se diferencia dos outros evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) chamados sinóticos, que trazem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência.

Os evangelhos sinóticos trazem relatos externos, falando o que Jesus fez e falou.

O livro de João traz um relato interno, mostrando quem Jesus é.

No evangelho de Mateus, vemos que o livro apresenta Jesus com início em Abraão; no evangelho de Lucas com início em Adão; já no evangelho de João com início antes da criação (na eternidade).

Vemos que no livro de João, Jesus fala com indivíduos muitas vezes em conversas pessoais, revelando que João era testemunha sempre presente, caminhando com o nosso Senhor.

João combate uma falsa ideia defendida pelos gregos da época, que é uma visão filosófica chamada dualismo. Ele mostra que ao contrário desse pensamento, Jesus era 100% homem e 100% Deus, ao mesmo tempo.

O autor também apresenta Jesus inserido nos pensamentos hebreus e gregos da época: os hebreus pensavam em passado, presente e futuro – João apresenta Jesus como eterno; os gregos pensavam em céu e terra – João apresenta Jesus como Deus e homem.

Para João, “Verdade” não é um fato, mas sim uma Pessoa, o próprio Jesus Cristo.

Nisto consiste o pensamento e escritos do apóstolo neste livro.

Jesus é Deus

No verso 1, vemos a expressão “Verbo”, termo original do grego Logos, cujo significado é “fundamento”, ou mais simplificadamente “o porquê de tudo”.

João afirma que Jesus era o Verbo, que Jesus estava com Deus, e que Jesus era Deus. O verso faz referência à Gênesis 1.1, mostrando que Jesus estava presente mesmo antes da criação do mundo.

Jesus é a verdade encarnada por trás de todo conhecimento.

Jesus é o Deus criador

Jesus não surgiu ao nascer de Maria. Ele estava presente no início de tudo e participou da criação. Tudo o que conhecemos foi Ele quem fez: a terra, o céu, o mar, os animais e o homem.

Jesus é a Luz

O termo “luz” é referência à verdade e ao conhecimento. Jesus é a Luz, que nos trouxe para perto dEle, nos afastando das trevas.

Não há guerra entre a luz e as trevas. As trevas não podem resistir contra a luz.

Quando acendemos uma lâmpada, não existe nenhuma possibilidade de permanecer escuro, pois instantaneamente o ambiente é iluminado. Portanto, trevas é somente a ausência da Luz.

Mateus 16.18 vai dizer que as portas do inferno não poderão prevalecer contra a igreja.

Nós, igreja, temos a capacidade e compromisso de levar luz em meio as trevas. Temos que levar a Verdade para aqueles que não a conhecem, pois onde o conhecimento de Deus chega, ele prevalece.

Testemunho de João Batista

João Batista foi precursor da vinda de Jesus. Ele teve como função anunciar que o Cristo viria.

Hoje, de certo modo somos uma geração de “João Batista”, pois somos precursores da segunda vinda de Jesus.

Somos aqueles que devemos preparar o caminho para a volta de Jesus.

A função do precursor é de testemunhar. A testemunha não é como um advogado que defende uma causa, mas ela fala daquilo que ela presenciou, viveu e se relacionou.

Somos chamados para sermos testemunhas de Jesus, então devemos nos relacionar com Ele, a fim de que possamos conhece-Lo.

Assim como João Batista nós não somos a Luz, mas refletimos a Luz para que outras pessoas possam conhecer Jesus do mesmo modo que O conhecemos.

O próprio Senhor Jesus em Mateus 5.14 nos chama para refletirmos a Luz ao mundo e fazermos a diferença no ambiente em que estamos.

Feitos filhos de Deus

O próprio Deus encarnado não foi recebido pelos seus (judeus) por qual Ele veio, mas Ele possibilitou a nós sermos filhos dEle, a partir do momento em que recebemos Jesus em nossas vidas.

O que é receber Jesus?

É crer no seu nome, depositar nossa confiança nEle e fazer dEle nosso Senhor. Se nós cremos em Jesus, nós somos feitos filhos de Deus.

Os filhos se relacionam com o Pai. Nós temos o privilégio de sermos aceitos como filhos e de podermos conhecer mais o Pai.

O Verbo habitou entre nós

No Jardim do Éden, o próprio Deus visitava o homem. O Jardim era a expressão do Reino de Deus na terra.

Com a queda do homem em razão do pecado, o homem foi separado de Deus, e Sua presença não estava mais sobre a terra.

Em Êxodo 25.8, Deus ordena que se construa um santuário (tabernáculo) para que Ele possa habitar no meio do povo.

Quando lemos que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”, devemos entender que o texto faz referência ao texto de Êxodo 25.8.

A palavra “habitou” vem do grego skenoo, que significa “tabernaculou”. Ou seja, o próprio Deus agora vive entre nós.

Quando recebemos Jesus em nossa vida, Ele faz habitação em nós. Temos o grande privilégio de ter o próprio Deus nos guiando segundo a vontade dEle.

CONCLUSÃO:

O grande desafio do evangelho é RECEBER: receber Jesus em nossas vidas de forma com que sejamos transformados por Ele.

A base do evangelho de Jesus é Graça e Verdade. As duas coisas caminham juntas e nos mostram que: por meio da Graça temos um Deus misericordioso que, mesmo sem nenhum mérito nosso, nos comprou com alto preço, para que possamos ser seus filhos; e, por meio da Verdade ele transforma nossas vidas e atitudes, outrora pecaminosas, para que possamos nos relacionar com Ele.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. A nossa adoração deve ser dada somente à Deus? Jesus é Deus e podemos adorá-lo? Podemos adorar quem não é Deus?
  2. De que forma podemos refletir a Luz de Jesus na vida de outras pessoas?
  3. Quais são as principais características que devemos ter para sermos testemunhas de Jesus?
  4. Todos são filhos de Deus? O que é necessário fazer para nos tornarmos filhos de Deus?
  5. Dentre outras religiões, os Testemunhas de Jeová não acreditam na divindade de Jesus. Você já recebeu visita de algum Testemunha de Jeová? Como podemos dialogar com eles acerca desse assunto?
Compartilhe:

2 comentários sobre “A Divindade de Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo