O Endemoniado de Gadara

Estudo 29/2022

Por, Thaisa Sanches Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 5:1-20
Introdução

Os gerasenos, gadarenos ou gergesenos são habitantes de Gadara uma cidade da Decápolis romana (composta por outras nove).

Segundo o texto, nos sepulcros da cidade vivia um homem (de acordo com Mateus eram dois) que ninguém conseguia deter, nem mesmo com correntes, porque estava possuído por espíritos malignos. Noite e dia ele andava gritando e se cortando com pedras.

Compadecido, Jesus, após um dia cansativo, já durante a noite, atravessou o mar, enfrentou uma tempestade “só” para libertar aquele homem, nos revelando o valor de uma única vida para Ele.

O Reverendo Hernandes Dias Lopes sugere analisarmos esse texto a partir de três ponto de vistas distintos: de satanás, da sociedade e de Jesus; o que faremos nesse estudo.  

Satanás

A vontade de satanás é nos roubar, nos destruir e nos matar. Ele quer roubar os nossos bens, a nossa felicidade; destruir as nossas famílias e, por fim, nos matar, não apenas fisicamente, mas espiritualmente, nos afastando cada vez mais de Deus.

Para ter êxito em sua missão, ele age de diversas formas:

Ele possuiu o gadareno e destruiu quem aquele homem era e tudo que ele tinha. Sua família foi obrigada a expulsá-lo de casa e ele passou a morar num sepulcro, tendo como vizinhos corpos em decomposição.

Ele não tinha paz, pois dia e noite era atormentado por demônios que o fazia perambular de um lado para outro. Ele perdeu sua sanidade mental, porque, o tempo todo, era atormentado pelo inimigo, razão pela qual gritava.

Sua dor era tanta que o fez perder o amor pela própria vida, desejando, com isso, a morte, motivo pelo qual se cortava com pedras.

Em sua conversa com Jesus, o diabo se denominou Legião, porque eram muitos que possuíam o gadareno.

Uma legião era uma corporação de seis mil soldados romanos. De acordo com o Reverendo Hernandes Dias Lopes, nada infundia tanto medo e terror quanto uma legião romana. Era um exército de invasão, crueldade e destruição; por onde ela passava deixava um rastro de destruição e morte. Assim era o poder diabólico que dominava o gadareno.

Ainda hoje podemos encontrar pessoas possuídas por espíritos malignos elas são agentes de satanás que disseminam ódio, rancor e divisão por onde passam. Seus planos são maus, seus pensamentos são promíscuos; muitas vezes apresentam uma força sobrenatural. Elas não amam a ninguém, nem a si próprias.

Como agentes de Cristo, precisamos pagar toda essa maldade com o bem pregando Jesus através das nossas atitudes e, quando possível, com palavras, porque Ele é o ÚNICO que pode libertá-las dessa escravidão a que estão submetidas.

Mas, além da possessão, o diabo age nas nossas vidas lançando-nos tentações para nos fazer pecar e, sempre que cedemos a elas, estamos dando legalidade para que ele aja contra as nossas vidas. Ser tentado não é pecado, todos nós o somos o tempo todo. O que não podemos é cair nessas tentações, pecando contra o Senhor. Quem vive na prática do pecado é filho do diabo e não tem parte com Deus.

Isso não significa, porém, que nunca mais pecaremos. Contudo, as nossas transgressões devem ser acidentes nas nossas vidas e, assim que percebidas, devem ser confessadas e abandonadas na cruz de Cristo.

À medida que nos relacionamos com o Senhor, vamos sendo capacitados a resistirmos às tentações. Isso é a graça de Deus nas nossas vidas – ela não apenas nos livra da condenação eterna, mas também nos capacita a não cedermos às tentações.

Precisamos entender que a tentação é algo natural, mas a graça é sobrenatural. Satanás se vale das nossas fraquezas (natural/carnal) para nos fazer pecar; nós, contudo, temos o poder do Espírito Santo para resisti-lo.

Por fim, satanás lança setas malignas contra as nossas mentes e os nossos corações, a fim de nos fazer acreditar em suas mentiras. Tais como: Deus não me ama; Deus se esqueceu de mim; eu nunca serei perdoado por esse pecado; eu sou feia(o); não sou bom/boa o suficiente; não sou inteligente o bastante; quando resolver esses assuntos, vou a Igreja, volto a orar… enfim, são inúmeras as mentiras que ele nos conta para nos afastar, cada dia mais, de Deus.

Só conseguimos barrar essas setas levantando as nossas muralhas e fechando as brechas que dão legalidade para o diabo. Repreendendo as mentiras lançadas, na autoridade no nome de Jesus, e nos apegando à Palavra de Deus que é a única verdade na qual devemos acreditar, e ela nos diz que somos filhos amados de Deus, pelos quais Ele entregou Seu Unigênito, a fim de nos dar vida em abundância.  

Sociedade

Ninguém pode fazer nada pelo gadareno. Certamente, antes de expulsá-lo de casa, sua família deve tê-lo ouvido, medicado, enfim tentado ajudá-lo com os recursos disponíveis à época. Todavia, ninguém era capaz de detê-lo, nem mesmo correntes; por isso a única saída que encontraram foi abandoná-lo num sepulcro, juntamente com outros mortos, até que ele se juntasse a eles.

A sociedade, por mais evoluída que esteja, não pode fazer nada pelos “gadarenos” que, ainda hoje, nós temos. Eles são submetidos às prisões, afastados de suas famílias e da comunidade para serem recuperados; mas a verdade é que saem de lá muito piores.

Isso acontece porque o sistema penitenciário não tem poder para restaurar ninguém. Aliás, ninguém, além de Jesus, tem esse poder.

Somente o Espírito de Deus pode penetrar os corações e convencer o homem do pecado, do juízo e da justiça. Só Jesus pode libertá-lo. Apenas o Evangelho pode transformá-lo. Por isso, é muito importante o trabalho que muitas Igrejas desenvolvem nos presídios e penitenciárias, pois dão oportunidade para que essas pessoas, consideradas a escória da sociedade, sejam verdadeiramente restauradas e livres não apenas das grades, mas do poder do pecado.

Jesus

Jesus teve compaixão do gadareno. Ele amou aquele homem, por isso, mesmo depois de um dia cansativo, atravessou um mar e enfrentou uma tempestade para salvá-lo.

O mesmo Ele fez por cada um de nós: nos resgatou do lamaçal dos pecados onde estávamos submersos, quase mortos; nos limpou; curou as nossas feridas; nos deu novas vestes; nos fez filhos e nos colocou assentados à sua mesa. Agora, fazemos parte da família de Deus, somos co-herdeiros de Jesus. 

Jesus libertou o gadareno expulsando a legião de demônios que o possuía. O que nenhum homem podia fazer, Ele fez, porque é autoridade no céu, na terra e debaixo da terra. Os demônios não podem resistir à sua Palavra e ao seu o poder.

Cristo veio para libertar os cativos e somente Nele somos verdadeiramente livres.

A Bíblia nos revela que, uma vez libertos e salvos, recebemos autoridade para fazer as mesmas obras de Jesus. Assim, devemos orar pelas pessoas, a fim de sejam libertas de seus cativeiros, de suas doenças, de suas maldições, sempre, na autoridade do nome Daquele que nos enviou – Jesus.

Jesus transformou o gadareno. De acordo com as Escrituras, quando se aproximaram dele, estava em perfeito juízo, vestido e assentado.

Quando temos um encontro verdadeiro com o Senhor, somos transformados de dentro pra fora. O Espírito Santo muda os nossos pensamentos, os nossos corações, as nossas vontades, os nossos princípios, os nossos valores e essas mudanças nos transbordam e se tornam perceptíveis àqueles que convivem conosco.

Abandonamos a mentira, a palavra torpe, a amargura, a ira, a gritaria, a sensualidade, os vícios, as noitadas, enfim toda malícia. Há uma verdadeira conversão, um novo nascimento, uma mudança na rota.

Por fim, Jesus deu ao gadareno uma missão. Depois de receber libertação e salvação, o gadareno queria seguir o Filho de Deus em gratidão, todavia Ele não o permitiu, mas o enviou “para casa, para sua família, a fim de anunciar-lhes o quanto o Senhor fez por ele e foi misericordioso”. Então, ele foi e começou a anunciar em Decápolis o quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados”.

Segundo o Reverendo Hernandes Dias Lopes, o homem que antes espalhava medo e pavor, agora, anuncia as Boas Novas da Salvação.

Cada um de nós, depois de sermos resgatados, libertos e salvos recebemos esse mesmo comissionamento de Jesus. Ele não nos deu um lugar à sua mesa para que ficássemos sentados, mas para recebermos mais Dele e compartilharmos, primeiro, em nossas casas, para as nossas famílias; depois, até os confins da terra.

Precisamos fazer dos nossos lares um campo missionário, onde o Evangelho é anunciado através das nossas atitudes. Devemos testemunhar a nossa transformação nas nossas casas, sendo submissas aos nossos maridos, e ensinando os nossos filhos no Caminho do Senhor.

Os maridos precisam amar suas esposas como Cristo amou a sua Igreja, reconhecendo que ela é o vaso mais frágil.

Os nossos familiares, amigos e vizinhos precisam ver a nossa transformação. O Senhor colocou um anel nos nossos dedos e uma sandália nos nossos pés, nós não podemos ficar parados!!!

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. Você já presenciou uma pessoa possessa por espíritos malignos? Como foi essa experiência?
  2. Você já identificou as setas que satanás tem lançado? Como reagiu?
  3. Você tem cumprido a missão de Deus anunciando o Evangelho?
Bibliografia: Esse estudo foi baseado, inspirado e resumido do livro Marcos, o Evangelho dos Milagres, do Reverendo Hernandes Dias Lopes.
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo