Onde Está Sua Confiança?

Versículo: “Esse é o destino de todo que se esquece de Deus; assim perece a esperança dos ímpios. Aquilo em que ele confia é frágil, aquilo em que se apoia é uma teia de aranha”. (Jó 8:13-14)

Aplicação: Depois que passarem uma semana ao lado de Jó sem proferirem palavra alguma, por causa do grande sofrimento em que ele se encontrava; logo uma conversa se iniciou.

Os amigos de Jó estavam convencidos de que ele havia pecado contra o Senhor, por isso foram duros com ele, incentivando-o a se arrepender e a, novamente, depositar sua confiança Nele.

“Mas, se você procurar a Deus e implorar junto ao Todo-Poderoso, se você for íntegro e puro, Ele se levantará agora mesmo em seu favor e o restabelecerá no lugar que por justiça cabe a você. (…) Poderá o papiro crescer senão no pântano? Sem água cresce o junco? Mal cresce e, antes de ser colhido, seca-se, mais depressa que qualquer grama. Esse é o destino de todo aquele que se esquece de Deus; assim perece a esperança dos ímpios. Aquilo em que ele confia é frágil, aquilo em que se apoia é uma leia de aranha”.

Podemos extrair lições preciosas para as nossas vidas a partir dos versículos supracitados.

Precisamos entender que nem todas as adversidades que enfrentamos decorrem de pecados. Muitas tribulações são sim consequências das nossas adversidades, mas nem todas.

Alguns desertos são provas de Deus nas nossas vidas para testar a nossa fé, a nossa confiança – prova disso, foi Sua ordem a Abraão para sacrificar Isaque; ou a fim de nos preparar para uma nova etapa, como aconteceu com os israelitas que passaram pelo deserto antes de entrarem na terra prometida.

Em ambas as situações devemos manter os nossos olhos fixos em Jesus para não falharmos e, com isso, desistirmos. A Bíblia nos ensina que enquanto Pedro manteve seus olhos em Cristo, caminhou, sobrenaturalmente, sobre as águas.

No entanto, quando olhou para o vento forte que soprava e para as grandes ondas, vacilou e começou a afundar.

Abraão, por sua vez, subiu o monte para sacrificar Isaque crendo que o Senhor o ressuscitaria. Ele só não matou o menino, porque Deus o impediu, todavia estava pronto para obedecer à sua ordem. Sua atitude corroborou o título que, até hoje, ele carrega de “o pai da fé”.

A maioria dos israelitas peregrinos, por outro lado, falharam no deserto murmurando e blasfemando, o tempo todo, contra o Senhor; por isso foram reprovados e morreram. Josué e Calebe, por sua vez, não olharam nem para os gigantes, nem para as muralhas da cidade, mas se mantiveram firmes na promessa que Deus os tinha feito, por isso foram aprovados e entraram em Canaã.

A semelhança desses homens, se quisermos ser vencedores precisamos fixar os nossos olhos em Jesus confiantes que Ele é fiel e cumpre as suas promessas nas nossas vidas, apesar dos ventos contrários que, talvez, estejamos enfrentando.

Caso as nossas dificuldades sejam, como sugeriram os amigos de Jó, consequências dos nossos pecados, devemos mesmo nos arrependermos diante do Senhor, porque Ele nos perdoa de qualquer iniquidade e nos restaura, como fez com Pedro e Israel. Pode ser que a situação não mude, como aconteceu com Davi, que perdeu o filho fruto do seu pecado, mas somos capacitados a enfrentá-la da melhor maneira possível.

Diante de tudo isso, é fundamental que depositemos a nossa confiança, fé e esperança em Jesus, porque Nele, na sua palavra e nas suas promessas encontramos segurança, vida eterna e não perecemos.

Porém, se nos esquecermos do Senhor, e confiarmos em homens, dinheiro, bens materiais, ou qualquer outra coisa, perecemos, pois todas essas coisas são frágeis, flutuantes. É como se nos apoiássemos em uma teia de aranha.

Confiemos, pois, em Deus e sejamos vitoriosos em tudo que fizermos!

Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrepender porque não temos confiado devidamente em ti. Temos colocado os nossos olhos em tantas outras coisas e nos deixado abalar pelas adversidades que temos enfrentado. Ajuda-nos, Pai, a firmarmos os nossos olhos em ti, a fim de vencermos as nossas tribulações e termos vida em abundância. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo