Jesus Orienta Seus Discípulos

Estudo 01/2023

Por, Pastor Marcos Valerio Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 9:30-49
Jesus Caminhava Rumo a Cruz

Vs. 31 – “porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia: — O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e estes o matarão; mas, três dias depois da sua morte, ressuscitará”.

Jesus estava na região da Galileia, mas em breve iniciaria uma viagem para a região da Judeia até chegar à cidade de Jerusalém.

Seria a última viagem a Jerusalém. Jesus tinha pleno conhecimento do que enfrentaria, da sua prisão, crucificação e morte. Ele caminhava rumo a cruz.

Com a finalidade de preparar os discípulos para esses momentos tão difíceis, com antecedência Jesus começou a lhes ensinar sobre os acontecimentos que teriam que enfrentar.

Pela segunda vez, Jesus ensinou aos seus discípulos que ele seria morto pelas mãos dos homens e que no terceiro dia ressuscitaria. Veja o texto anterior Marcos 8.31

Entretanto, o evangelho narra que os discípulos não compreendiam isto. Muito embora Jesus os advertisse do que lhe aconteceria em Jerusalém, parece que havia uma cegueira muito grande em seus corações que os impediam de entender o que lhes era dito pelo Mestre.

Até então, os discípulos esperavam por um messias político. Acreditavam em uma conquista do reino, com a restauração do poder nas mãos dos judeus. Eles não conseguiam enxergar o ministério de Jesus, como o Salvador que iria a cruz.

Quando os fatos ocorreram, os discípulos ficaram atordoados, como se fossem pegos de surpresa. Entretanto, Jesus os tinham advertidos por diversas vezes sobre o que ocorreria a ele.

Semelhantemente, a Bíblia nos ensina sobre o que há de acontecer no tempo do fim. Ela nos alerta sobre a volta de Jesus, o arrebatamento da Igreja, o aparecimento do anticristo, a grande tribulação, além de prever que nos últimos dias haverá apostasias, esfriamento do amor de muitos, crescimento da iniquidade e outras coisas.

Da mesma maneira que os discípulos não deveriam terem sido pegos de surpresa, também não há motivos para que os cristãos atuais fiquem desprevenidos ou desatentos com os acontecimentos do fim.

Para o arrebatamento da Igreja, todos devem estar preparados. Ninguém deve ser pego de surpresa. Já sabemos de antemão que em breve Cristo virá.

Se alguém não estiver preparado, não terá como se desculpar.

Como Se Tornar O Maior De Todos

Vs. 34 – “Mas eles se calaram, porque, no caminho, tinham discutido entre si sobre quem era o maior”.

Jesus chegou em sua casa, na cidade de Cafarnaum, mas durante o percurso Ele percebeu que os seus discípulos conversavam e discutiam entre si. Ele não interferiu até chegarem em casa.

O Mestre sabia do que se tratava e necessitava ensinar os discípulos uma lição muito importante, a qual seria um norte para a vida de todos eles.

Jesus perguntou a eles sobre o que conversavam, mas eles ficaram quietos e não responderam, certamente porque ficaram com vergonha da discussão que tiveram.

O assunto da discussão se referia sobre quem deles era o maior, o principal ou o mais importante.

Com certeza não conseguiram chegar a nenhuma conclusão, pois todos eles queriam o mesmo reconhecimento.

Nesse contexto, Jesus lhes ensinou que para ser o “primeiro” é necessário ser “servo” de todos.

Entre os povos da terra, maior é aquele que governa. Entretanto, Jesus traz um novo conceito de grandeza: maior é aquele que serve.

A posição de grandeza espiritual é alcançada através do serviço ao reino de Deus, servindo a Deus e as pessoas.

A grandeza espiritual não está firmada em cargos ou posições atribuídas pelos homens, mas na entrega da vida no serviço de Deus.

Os discípulos precisavam aprender que para serem grandes era preciso serem servos uns dos outros e eles aprenderam a maior de todas as lições com o próprio Senhor Jesus, que sendo o próprio Deus se fez servo, indo até a cruz para salvar a humanidade.

Esse ensino é um princípio espiritual que devemos aprender e praticar. Muito embora a grande maioria das pessoas esperam e amam ser servidas, sentindo-se valorizadas assim, a verdadeira grandeza está em servir a todos.

Jesus ensinou que quando recebemos uma criança em seu nome, esse ato tem o mesmo valor de receber o próprio Jesus. Ao tomar uma criança em seus braços, símbolo de humildade e fragilidade, Jesus estava ilustrando que quando servimos uma pessoa, por mais simples e humilde que ela seja aos olhos humanos, estamos também servindo ao próprio Cristo.

O Evangelho Não É Exclusivo De Ninguém

Vs. 40 – “Pois quem não é contra nós é a favor de nós”.

Os discípulos informaram a Jesus que eles tinham encontrado um homem expulsando demônios em nome de Jesus e o haviam proibido de fazer isso, porque não pertencia ao grupo de discípulos.

Para a surpresa dos discípulos, Jesus disse-lhes para não o proibir de fazer isso, pois quem não é contra nós é a favor de nós.

O sentimento de exclusividade que estava no coração dos discípulos foi confrontado por Jesus.

A pessoa que utilizando o nome de Jesus expulsava demônios não era um opositor ou concorrente. Certamente aprendera vendo Jesus ou os discípulos a fazerem o mesmo e tomou a decisão de também o fazer.

Aprendemos com esse ensino, que ninguém é detentor da exclusividade do evangelho. Existem milhões de pessoas pregando e ensinando o evangelho por todas as partes do planeta.

Todos que pregam o evangelho de Jesus contribuem para que o seu nome seja propagado a todas as pessoas e estas tenham a oportunidade de crer nele.

É óbvio que muitas instituições religiosas que falam em nome de Jesus, talvez preguem de forma diferente do que cremos, sendo que muitas delas divulgam até mesmo heresias. Não devemos e nem precisamos comungar dessas mesmas crenças erradas, todavia, não temos o direito de perseguir ninguém em razão disso.

Houve episódios na história, em que seguimentos religiosos perseguiram e mataram pessoas, alegando que elas ensinavam heresias. Jesus nunca mandou que alguém fizesse tal atrocidade em seu nome.

Devemos anunciar a Palavra de Deus com toda a fidelidade, deixando que o próprio Deus julgue os ensinos e as atitudes de quem fizer de maneira errada.

Ninguém Ficará Sem Ser Recompensado

Vs. 41 – “Pois aquele que lhes der de beber um copo de água, em meu nome, porque vocês são de Cristo, em verdade lhes digo que de modo nenhum perderá a sua recompensa”.

Jesus está demonstrando que tudo quanto for realizado em favor do reino de Deus, será recompensado.

Até mesmo pequenas ações, como a de entregar um copo de água a alguém, por ele ser um discípulo de Jesus, será devidamente recompensado.

Aprendemos com essa lição, como vale a pena servir no reino de Deus. Tudo que fizermos para Jesus e o seu reino, será alvo de recompensas espirituais e eternas.

Deverá ser o nosso propósito, a busca por sermos tidos por servos bons e fieis, na obra do Senhor.

A Responsabilidade De Não Nos Tornar Tropeço Para Ninguém

 Vs. 42 – “E, se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, seria melhor para esse que uma grande pedra de moinho fosse pendurada ao seu pescoço e fosse jogado no mar”.

Se por um lado, toda atitude positiva realizada para o reino de Deus será recompensada pelo próprio Deus, por outro lado, será alvo de juízo de Deus a atitude que serve de tropeço e faz que outra pessoa se desvie da presença do Senhor.

Servir de tropeço significa influenciar uma pessoa, seja ela um recém convertido, uma pessoa simples ou até mesmo um liderado, de tal maneira que ela acabe por desviar da fé.

Jesus afirma que seria melhor para aquele que causou o escândalo ou teve a atitude que serviu de tropeço, uma condenação à morte, sendo-lhe amarrado no pescoço uma pedra de moinho e lançado ao mar.

Com essas palavras Jesus demonstra a seriedade dessa questão. Deus não deixará impune aqueles que brincam com a fé alheia ou por sua conduta moral acaba por desviar um “pequenino que crê em Jesus” do caminho de Deus.

Jesus ainda foi mais profundo na questão. Utilizando uma figura de linguagem conhecida como hipérbole (exagero deliberado), Jesus passou a exemplificar a responsabilidade de cada um em vencer as tentações e os pecados que costuma praticar.

Jesus disse que se a sua mão te faz pecar, corta-a, porque é melhor entrar aleijado na vida do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno. Da mesma maneira, Jesus citou o olho e o pé.

Em outras palavras Jesus dizia se a tua mão te faz furtar, se o teu pé te leva para lugares errados, se o teu olho te faz adulterar, é melhor ficar sem eles e ir para o céu do que com eles e ir para o inferno.

É óbvio que Jesus não está mandando ninguém se mutilar, entretanto, ele enfatiza a nossa responsabilidade de romper com o pecado, pois do contrário iremos ser lançados no inferno.

E quanto ao inferno, Jesus falou que nele o fogo não se apaga e o verme não morre, demonstrando um terrível lugar de juízo.

Fica a pergunta, em nossas vidas tem alguma coisa nos afastando de Deus?

Não seria melhor ficar sem a TV, o celular, o computador, o carro, o rancho, o dinheiro, etc se, porventura, alguma destas coisas estiverem te levando para o inferno?

Podemos possuir essas coisas e tantas outras, mas devemos saber usá-las, não deixando que se tornem impedimentos ou tropeços para a nossa vida espiritual. Do contrário é melhor não ter algumas delas.

Ao falar sobre o inferno, Jesus deixou bem claro a sua existência como um lugar de tormento. O inferno não é uma lenda ou uma invenção para manter pela religião as pessoas aprisionadas sob o medo. Trata-se de um ensino bíblico autenticado pela pregação de Jesus.

Por outro lado, Jesus falou sobre entrar na vida, referindo-se a vida eterna. Dessa maneira, Jesus enfatizou a vida após a morte, tanto para os salvos como para os perdidos.

Cumpre a cada um vigiar e buscar obter a vida eterna, através de Jesus, arrancando de nossas vidas as coisas que nos fazem tropeçar e pecar.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. –  Conforme o princípio ensinado por Jesus, como poderemos nos tornar “o maior”?
  2. – Você acredita que o inferno é uma realidade?
  3. – Como você acredita que será o inferno?
  4. – Se Deus não condenar ninguém, ele será justo? E se condenar, será justo?
  5. – O que poderá justificar Deus não condenar alguém?
  6. – Se soubesse que ao ir a determinado lugar você seria morto, você iria aquele lugar? Em sua opinião, porque Jesus foi a Jerusalém se ele sabia que seria morto ali?
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo