Tudo Ilusão
Versículo: “Observei outra coisa que não faz sentido debaixo do sol. É o caso do homem que vive sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem. Para que é que ele trabalha tanto, deixando de aproveitar as coisas boas da vida? Isso também é ilusão, é uma triste maneira de viver.” Eclesiastes 7:7-8

Aplicação: Na sua velhice, após desfrutar dos prazeres da vida, Salomão escreve Eclesiastes com conclusões sábias que nos levam a refletir.

Vivemos tempos de grande ostentação e consumismo. Vivemos e respiramos trabalho para podermos fazer viagens deslumbrantes, frequentarmos os restaurantes mais badalados, vestirmos roupas das mais renomadas marcas e postarmos nosso “life style” nas redes sociais.

O problema é que na busca por essas coisas deixamos de desfrutar do que já possuímos e passamos a viver sozinhos, longe das nossas famílias e amigos.

O sábio escritor nos ensina hoje: isso é ilusão, é uma maneira triste de viver.

É obvio que todos precisamos trabalhar. Quando Deus criou o homem, colocou-o no Éden e lhe deu uma função: governar sobre o jardim e os outros animais.

Depois da queda, o Senhor determinou que do suor do seu rosto o homem comeria seu pão. O Apóstolo Paulo nos aconselha a nos esforçarmos para termos uma vida tranquila e ainda acrescenta: se alguém não quiser trabalhar, também não coma.

Além disso, o próprio Deus trabalha.

No entanto, não podemos inverter a ordem das coisas: trabalhamos para viver e não vivemos para trabalhar.

Casamentos têm sido destruídos, porque maridos e esposas não passam tempo juntos, são apenas como dois colegas que dividem as contas.

Os filhos estão sendo criados pela internet, pela escola, pelo mundo, porque seus pais estão ocupados trabalhando.

Os amigos são “aqueles que não precisam estar juntos, porque moram no coração”. E assim vamos ficando a cada dia mais e mais sozinhos.

O sábio escritor nos ensina: isso é ilusão, é uma maneira triste de viver.

Devemos sonhar, planejar e trabalhar muito para atingirmos as nossas metas; porém, precisamos viver no processo.

Enquanto trabalhamos, temos que cumprir nosso papel de marido/esposa.

Enquanto trabalhamos, devemos educar os nossos filhos.

Enquanto trabalhamos, precisamos ser família.

Enquanto trabalhamos, precisamos ter amigos; devemos ser amigos.

Enfim, devemos mesmo é trabalhar para viver e não viver para trabalhar, porque a vida é um sopro e quando “acordamos” o casamento já acabou, os filhos cresceram, os amigos se foram e nos encontramos sozinhos!!!

Lembremo-nos do sábio escritor: isso é ilusão, é uma maneira triste de viver.

Oração: Senhor, obrigada por sua Palavra que nos ensina a maneira correta de vivermos, que nos ensina sobre prioridades e nos alerta a desfrutarmos da vida e das pessoas que amamos enquanto temos tempo e saúde. Ajuda-nos a sermos gratos e satisfeitos com tudo quanto nos tem abençoado. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo