Parábolas Sobre o Reino de Deus

Estudo 27/2022

Por, Pastor Marcos Valério Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 4:21-34
Introdução

Um dos aspectos mais importantes do ministério de Jesus foi o ensino. Ele transmitiu ensinos muito profundos, de uma forma muito simples e na linguagem que seus ouvintes compreendiam.

Jesus é considerado o Mestre por excelência, pois nunca ninguém ensinou de forma tão eficaz como Ele. Com poucas palavras deixou ensinamentos suficientes para que sejam escritos muitos livros, sem se esgotar o assunto.

As parábolas foram escolhidas por Jesus como um dos seus métodos de ensino. Consistiam em pequenas narrativas ilustrativas, utilizando-se de elementos comuns da natureza ou dos costumes da época, com o objetivo de explicar uma verdade moral ou espiritual.

No estudo anterior tivemos a oportunidade de analisar a parábola do semeador e em continuidade estudaremos mais três parábolas contadas por Jesus: a parábola da candeia, a parábola da semente e a parábola do grão de mostarda.

Os versículos 33 e 34 nos relata que Jesus contou muitas parábolas, conforme permitia a capacidade dos seus ouvintes. Este texto nos informa que as parábolas contadas por Jesus não se limitam àquelas que estão escritas na Bíblia, certamente muitas outras foram contadas e não registradas. Além disso, esclarece que os ensinos de Jesus foram transmitidos dentro da capacidade de compreensão de quem o ouvia. Este é um dos princípios básicos da educação eficaz: levar o conhecimento aos ouvintes, de maneira que não apenas ouçam, mas entendam.

Neste estudo nos propomos a analisar essas três parábolas.

A Parábola Da Candeia

Vs. 21 – “Também lhes disse: vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador?”

A Candeia Deve Ser Colocada No Velador

A candeia era um tipo de lamparina, que era acesa para iluminar um ambiente. Era a lâmpada nos dias de Jesus. Abastecida com azeite, o pavio era acesso e a candeia servia como luz.

O objetivo da candeia era iluminar o ambiente, logo, ninguém colocaria uma candeia debaixo da cama ou de um cesto (alqueire), pois a luz ficaria escondida. Para obter uma boa iluminação, a candeia deveria ser colocada em um local mais alto, que era chamado de velador. Semelhantemente, nos dias atuais, geralmente colocamos a lâmpada no teto para que a luz possa irradiar sobre todo o ambiente.

Jesus estava ensinando que a proclamação do Reino de Deus é como uma candeia que ilumina um quarto, fazendo com que aquilo que estava oculto se torne evidente, como um coração duro, um pecado oculto.

Dessa maneira, a proclamação do evangelho leva a luz de Cristo, que iluminando o nosso mundo interior, nos faz enxergar o nosso próprio pecado.

Por outro lado, o evangelho de Jesus não poderá ficar escondido. Deverá ser manifestado para iluminar o mundo.

Interessante comparar essa parábola com o que Jesus disse e está registrado em Mateus 5.14-16  

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. Nem se acende uma lamparina para coloca-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.”

Entendemos que como cristãos não podemos ficar escondidos, precisamos através de nosso testemunho de vida, transmitir a presença transformadora de Cristo em nós.

Infelizmente, temos visto muitos cristãos que estão escondendo a sua luz e outros que em razão de falta de relacionamento com o Espírito Santo, estão com a sua luz quase apagando.

Jesus espera que sejamos como uma candeia colocada em lugar alto, iluminando a todos os que estão em nosso redor, com a luz de Cristo que está brilhando em nossas vidas.

Então a nossa missão é brilhar, para que o mundo seja afastado das trevas do pecado e veja Jesus.

O Que Se Faz Escondido, Será Revelado

Quantas coisas estão escondidas dentro do coração do homem! A luz de Cristo revela as nossas intenções e pecados, com o propósito de sermos limpos e purificados por Ele.

Deixando a luz de Cristo brilhar em nossas vidas, perceberemos quão pecadores somos e assim, poderemos nos arrepender enquanto é tempo.

Por outro lado, aquele que não se deixa ser purificado neste tempo, o que está escondido será revelado no dia do Juízo, como base para a sua condenação.

Ficamos a pensar em quantas coisas serão reveladas no dia do Juízo de Deus. Quantas surpresas!

Seremos Medidos Com A Mesma Medida Que Medimos

A medida se refere a atitude com a qual a Palavra de Deus está sendo recebida por cada um.

Se abrimos o nosso coração para receber a Palavra de Deus, seremos medidos por Deus da mesma maneira e ainda seremos acrescentados com ricas e profundas bençãos decorrentes da presença de Deus em nosso coração.

Aquele que rejeita a Palavra de Deus, será medido da mesma forma que mediu, ou seja, também será rejeitado e até o que tem, isso é sua auto confiança e justiça própria, lhe será tirado.

Trata-se de um paradoxo, onde o ensino principal demonstra que a atitude de cada pessoa para com a luz de Cristo que está sendo revelada, consequentemente trará um resultado.

Por analogia, precisamos compreender que a maneira como medimos outras pessoas, também será a maneira como seremos medidos. Em outras palavras, a maneira que julgamos as outras pessoas, servirá de padrão de julgamento para nós mesmos.

A Parábola Da Semente

Vs. 26 – “Disse ainda: o reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra”.

Havia uma expectativa do povo judeu em aguardar um reino messiânico, que de forma repentina restaurasse o governo e a independência política de Israel.

Jesus contrariando essa expectativa popular, está ensinando que o Reino de Deus poderá ser comparado ao agricultor que lança a semente no chão e aguarda o processo de germinação, crescimento e frutificação, que acontecerá automaticamente.

Semelhantemente, o Reino de Jesus está sendo implantado de forma paulatina. Jesus lançou a semente do evangelho através de sua própria vida e a partir de então, o Reino de Deus está sendo implantado em toda a terra.

Onde há uma boa terra, a semente está germinando e a planta crescendo para frutificar.

Haverá frutos e eles ficarão maduros para a colheita.

Esse ensino de Jesus está se cumprindo através da Igreja espalhada por toda a terra e em todas as épocas.

O evangelho está sendo pregado e milhares de vidas estão sendo salvas, crescendo na graça do Senhor e frutificando para a vida eterna.

O poder da semente do evangelho estabelece o Reino de Deus sobre a terra e o seu ápice será o momento da colheita, que ocorrerá com a volta de Jesus para buscar a sua Igreja.

A Parábola Do Grão De Mostarda

Vs. 31-32 – “É como o grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra, mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita ramos, a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra.”

O grão de mostarda era considerado a menor das sementes na Palestina. Geralmente era plantado em hortas e rapidamente se tornava uma espécie de árvore que chegava facilmente a atingir mais de três metros de altura, com muitos ramos.

Através dessa parábola, Jesus está ensinando que o Reino de Deus teria um começo bem pequeno, talvez considerado inexpressivo para muitos, assim como o grão de mostarda é uma pequenina semente.

Entretanto, conforme o ensino de Jesus, assim como o grão de mostarda cresce de maneira extraordinária e se torna a maior de todas as hortaliças, o Reino de Deus também crescerá muito.

A parábola do grão de mostarda vem se cumprindo de forma esplendida.

O cristianismo começou com Jesus e seus doze discípulos, sem recursos financeiros e com enorme oposição dos líderes religiosos e das autoridades judaicas e romanas.

Com o derramar do Espírito Santo, rapidamente a Igreja se consolidou em Jerusalém e se espalhou por todas as partes. Ao final do primeiro século, o cristianismo já tinha sido levado para todas as regiões do mundo antigo.

Dessa maneira, o cristianismo que teve um começo tão pequeno, se tornou em uma das maiores religiões do planeta.

A mostarda é uma semente que possui muitas utilidades tanto culinária como medicinal. Na culinária é utilizada como um excelente e apreciado tempero. Na medicina popular é utilizada para aliviar dores, como a provocada pela artrite. O óleo de mostarda é utilizado em medicamentos pois não fica rançoso. Médicos utilizam a farinha da mostarda para desinfetarem as mãos. Dessa maneira, a mostarda se tornou uma semente muito útil e de diversas maneiras.

Como a mostarda tem utilidade culinária e medicinal, o evangelho de Jesus tem o poder de trazer o tempero certo e a cura para a sociedade. O cristianismo tem sido um tempero para o mundo, evitando que se apodreça em guerras e na imoralidade. Onde a Palavra de Deus chega, há transformação para o bem, restauração do que estava destruído, cura para os aflitos, esperança e salvação para o perdido.

Jesus ensinou que a planta de mostarda possui muitos ramos e as aves do céu vem aninhar-se neles. Nós somos esses ramos e certamente muitas pessoas irão nos procurar como ponto de apoio e refúgio em suas necessidades. Nossa sombra deverá servir para abençoar outras vidas.

Conclusão

Essas três parábolas buscam enfatizar a importância do Reino de Deus para o mundo.

Como uma candeia que ilumina, o Reino de Deus possui a capacidade de afastar as trevas espirituais, iluminando os corações para que sejam salvos e recebam as bençãos do Senhor.

Como uma semente que lançada ao solo possui o poder de germinar, crescer e frutificar, o Reino de Deus irá aos poucos sendo implantado em toda a terra até que venha o tempo da colheita, na volta de Jesus a terra.

E assim, como o grão de mostarda, embora seja uma pequena semente e que após ser plantada se torna uma hortaliça de grande porte, o Reino de Deus irá crescer de maneira esplendida e por toda a terra.

O Reino de Deus possui a capacidade de transformar pessoas e torna-las em súditos de Deus. Precisamos entender que fazemos parte desse Reino e Jesus é o grande Rei.

Que nossas vidas sejam como os ramos da mostardeira, que serve de abrigo para muitas aves, sendo instrumentos de Deus para abençoar outras pessoas.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. Como cristãos, nossa luz tem brilhado diante dos homens? Onde está sendo colocada a nossa candeia?
  2. Quando Jesus disse que será revelado o que é feito escondido, podemos entender que coisas boas e importantes que foram feitas, mas sem serem divulgadas, também serão reveladas?
  3. Com que medida temos medido outras pessoas?
  4. A mostardeira possui muitos ramos onde as aves do céu vêm se aninhar. Se somos como esses ramos, como poderemos servir de apoio àqueles que nos buscam como refúgio.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo