Série: Os Atributos de Deus – A Onisciência

Série: Os Atributos de Deus – A Onisciência

Através da história, conhecemos inúmeros personagens que foram fundamentais no desenvolvimento da sociedade.

Há pouco tempo atrás as viagens eram feitas a pé; aproveitava-se a luz do sol para realização das tarefas, porque as noites só eram iluminadas pela lua; havia um processo específico para as carnes não estragarem, pois não existia o congelamento; as notícias eram compartilhadas boca a boca; enfim tudo era muito diferente.

Hoje, no entanto, temos carros que dirigem sozinhos; luzes sensoriais; congelamos não apenas carnes, mas até óvulos humanos e as notícias atravessam o mundo em segundos, por intermédio da internet.

Tanta evolução se deu por causa de homens de conhecimento notável, classificados como gênios, que dedicaram suas vidas a seus projetos.

Apesar da inquestionável inteligência dessas pessoas, sabemos que ela é limitada, pode ser quantificada. Testes podem ser feitos para aferirem seu conhecimento e classificarem as pessoas de acordo com ele.

Todavia, Deus é onisciente. Seu saber é eterno, pleno e absoluto. Não existe nada que Ele desconheça.

Com todo seu conhecimento, o Senhor criou tudo que existe.

O movimento que a terra faz em torno de si mesma se chama rotação. Ele dura 24h e separa o dia da noite, em tempo suficiente para sermos aquecidos, pelo sol; e resfriados, por sua ausência. Se esse tempo durasse mais ou menos, morreríamos de calor ou de frio. A onisciência de Deus calculou precisamente esse tempo para possibilitar a vida na terra.

Sabemos que a lua se distancia 384.400 km da terra – o necessário para que os mares não alaguem tudo, estabelecendo seus limites. A onisciência de Deus calculou essa distância tão exata possibilitando a nossa vida na terra.

O sol dista 149 600 000 km da terra – o suficiente para nos aquecer e não sermos nem queimados, nem congelados. A onisciência de Deus calculou essa distância para que houvesse vida na terra.

Há mais estrelas no céu do que areias no deserto e nos oceanos e, de acordo com as Escrituras (1 Coríntios 15), cada uma se difere da outra em glória e o Senhor as chama pelo nome.

Há, na terra, quase oito bilhões de pessoas e todas foram criadas por Deus diferentes umas das outras.

O saber do Senhor é imedível, não tem limites (Salmos 147:5). Ele conhece os pensamentos dessas oito bilhões de pessoas simultaneamente. Ele esquadrinha todos esses corações e conhece as nossas intenções. Diz a Bíblia que a palavra ainda não nos chegou à boca, e Ele já sabe.

O salmista proclama (139): “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto, de longe, percebes meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso, todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já me conheces inteiramente, Senhor”.

Deus declara a Jeremias: “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, Eu provo os pensamentos”.

O escritor de Hebreus afirma que “nada está oculto a Deus, todas as coisas estão nuas e patentes diante Daquele a quem temos que dar conta”.

Por mais que estudemos a história, nunca saberemos tudo. Deus, entretanto, conhece o passado de todo universo. Conhece o presente e, conhece o futuro eterno.

Tudo Ele sabe, tudo Ele pode. Como não nos indignarmos com tanto conhecimento?

Por isso, não temos motivos para omitirmos nada Dele, que conhece o nosso agir, pensar, falar, sentir e até as intenções ocultas nos nossos corações.

Por essa razão, não temos porquê tomarmos decisões alheios à Ele, já que não conhecemos o próximo minuto das nossas vidas, enquanto o Senhor conhece a eternidade.

Dessa forma, confessemos a Deus as nossas iniquidades, enquanto há tempo, para sermos perdoados. Entreguemos a Ele as nossas ansiedades e as nossas necessidades, porque Ele é conhecedor de todos os nossos dias. Contemplemos a sua onisciência, o seu poder e a sua santidade, porque Ele é o Único Senhor.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo