Pedras de Tropeço

Versículo: “Vivemos de forma que ninguém tropece por nossa causa, nem tenha motivos para criticar nosso ministério.” 2 Coríntios 6:3

Aplicação: Um dos objetivos de Paulo na sua segunda carta aos coríntios era defender seu ministério apostólico. Nesse intuito, ele faz a declaração do versículo de hoje.

Nós, cristãos dos tempos atuais, devemos viver dessa mesma forma, isto é, tomando cuidado para não sermos pedras de tropeço nas vidas dos nossos irmãos, nem darmos motivos para que critiquem o ministério ou a Igreja do Senhor por causa das nossas (más) condutas.

A respeito disso, Jesus nos alertou sobre a necessidade de os escândalos virem, porém também nos advertiu a cerca da penalidade daquele que os causasse.

Dessa forma, precisamos prestar atenção nas nossas atitudes, a fim de não levarmos ninguém ao erro, nem desanimar ninguém na fé.

As Escrituras nos ensinam que somos cartas de Cristo. Isso significa que muitos não lerão a Bíblia, mas estarão prestando atenção em nós e nas nossas atitudes.

Por essa razão, devemos ser cópias de Jesus por onde andarmos, para que ninguém se escandalize com nossas condutas, afirmando “fulano se diz cristão, mas…. fez tal coisa”.  

Além disso, não podemos, com as nossas atitudes, “legalizar” comportamentos que Deus repudia e considera pecado em nome da graça.  

Ou seja, por saber que o Senhor é perdoador, pratico, com minha namorada, sexo antes do casamento (fornicação), mesmo me afirmando cristão, e meus amigos ímpios sabem disso.

Como cópias de Cristo temos que honrar a Sua Palavra que só autoriza a prática de sexo entre homens e mulheres casados. Fazê-lo, em qualquer outro contexto, é pecado que escandaliza do nome de Deus e leva outras pessoas a pecarem também.

“Se fulano, que é “crente” faz, não deve ser errado, posso fazê-lo também”.

Não podemos, ainda, com as nossas palavra e/ou atitudes ferir a fé das pessoas que creem no milagre, no agir do Senhor sobre a vida delas.

Pelo contrário, nossa função, como cristãos, é interceder por nossos irmãos e crer, juntamente com eles, no agir poderoso de Deus.

Por fim, não podemos levar pessoas a criticarem a Igreja do Senhor ou ministério no qual servimos, em razão das nossas iniquidades.  Do nome de Deus não se zomba, é Ele mesmo quem cuida da sua Noiva, por isso seremos cobrados por tudo que fizermos contra ela.

Minha oração hoje é para que essa palavra de confronto do Apóstolo Paulo entre nos nossos corações e gere arrependimento e alinhamento, para que vivamos de forma que ninguém tropece por nossa causa, nem tenha motivos para criticar nosso ministério

Oração: Senhor, obrigada pelo chamado que tens na vida de cada um de nós de sermos cópias de Jesus e de vivermos de maneira a glorifica-Lo. Essa noite queremos nos arrepender pelo mau testemunho que damos muitas vezes e por sermos pedra de tropeço na vida dos nossos irmãos. Pedimos, Pai, para que haja um alinhamento de conduta das nossas vidas, para que possamos conduzir pessoas a ti e não as afastar. Oramos e, desde já, agradecemos, em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo