O Reino de Deus Pertence às Crianças

Estudo 03/2023

Por, Pastor Marcos Valério Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 10:13-16
Introdução

Neste estudo estaremos analisando um acontecimento que ocorreu na região da Judéia, próximo ao rio Jordão. Jesus estava viajando em direção a Jerusalém.

O texto narra que trouxeram algumas crianças para que Jesus as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aqueles que assim faziam, acreditando que as crianças poderiam atrapalhar o mestre.

A Bíblia trouxe muita ênfase a esse acontecimento, visto que foi narrado nos três primeiros evangelhos (Mateus 19.13-15; Marcos 10.13-16 e Lucas 18.15-17).

Jesus aproveitou a circunstância e trouxe um importante ensinamento: quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.

Nos propomos neste estudo, buscar entender o que Jesus queria nos ensinar.

Jesus Deu Importância Para As Criança

Vs. 13 – “Então trouxeram algumas crianças a Jesus para que as abençoasse, mas os discípulos os repreendiam.”

O dia a dia de Jesus era intenso. Ele atendia um considerável número de pessoas diariamente, as quais lhe procuravam para obter cura, libertação e conselhos. Além disso, com muita frequência, tinha que enfrentar os seus opositores, que não eram poucos.

Com tanto trabalho, os discípulos acreditaram que Jesus não teria tempo para atender crianças.

Precisamos lembrar, que naqueles dias, as crianças não possuíam muito valor perante a sociedade. Crianças e mulheres eram relegadas em um segundo plano.

Naquela oportunidade estava acontecendo algo diferente. As pessoas traziam crianças não em busca de cura para elas, mas de uma imposição de bençãos, por parte de Jesus.

O texto bíblico narra que tendo Jesus percebido a atitude dos discípulos em impedir a aproximação das crianças, ficou “indignado”.

Em outras palavras, Jesus ficou revoltado em ver que as crianças estavam sendo desprezadas e impedidas de se aproximar dele. Então, tomou uma atitude.

Jesus determinou que as crianças tivessem o acesso livre para ir até ele.

Diante da atitude de Jesus, precisamos analisar qual a importância que temos dado para a evangelização das crianças.

A igreja precisa voltar sua atenção para o ensino das crianças, criando todo um aparato para que cada uma delas seja atingida dentro da sua própria capacidade de entendimento.

Para isso, é necessário que haja investimento financeiro e a ação por parte dos cristãos em dedicar seus talentos no cuidado e ensino dos pequeninos.

Por outro lado, há a necessidade dos pais se atentarem na necessidade de levar os seus filhos a igreja, além de ensinar em suas próprias casas o amor de Deus por cada uma delas.

Tenho visto a negligência de muitos pais em levar seus filhos a igreja e também, de lhes ensinar a Palavra de Deus. Isso é muito triste e traz graves consequências espirituais na vida das crianças, as quais acabam por perder a oportunidade de conhecer a Deus desde cedo.

O Reino De Deus Pertence Às Crianças

Vs. 14 – “Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: –deixem que os pequeninos venham a mim; não os impeçam, porque dos tais é o Reino de Deus.”

Jesus não está ensinando que o Reino de Deus pertence automaticamente às crianças. Não é o fato de ser criança que o Reino de Deus já lhe pertence. Ele está dizendo que o Reino de Deus está acessível às crianças.

O Reino de Deus não está acessível apenas para os adultos, mas pertence também às crianças. – Deus deseja que as crianças O conheçam e O experimentem.

Para que as crianças possam receber o Reino de Deus, elas precisam conhecer Deus e a mensagem do evangelho e isso é nossa incumbência.

Temos visto um grande esforço concentrado, por parte das ideologias modernas, em inserir suas ideias no coração das crianças, atuando nas escolas e através dos meios de comunicação, pois eles sabem que as crianças são suscetíveis a aceitar e a crer em tudo o que lhes for ensinado.

A formação da personalidade de uma pessoa, inicia-se na mais tenra idade, razão pela qual, nós precisamos investir na educação religiosa dos filhos, pois certamente, nesse período de formação, as crianças necessitam receber as melhores informações e ensinos, os quais irão lhes direcionar no decorrer de suas vidas.

Preocupado com a formação espiritual de seu povo, Deus deixou a seguinte ordem, que está registrada em Deuteronômio 6.4-9 – “ensine o seu filho de todas as maneiras a amar a Deus”.

Provérbios 22.6 diz: “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.”

A Igreja precisa fazer a sua parte, criando meios de alcançar o maior número de crianças, ensinando-lhes a amar a Deus de todo o coração.

Você está sendo chamado a fazer parte dessa missão.

Jesus Abençoou As Crianças

Vs. 16 – “Então, tomando as crianças nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.”

Tendo liberado o acesso das crianças a ele, Jesus as tomou em seus braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.

A Bíblia não relata qual foi a consequência disso, mas não tenho nenhuma dúvida que essas crianças obtiveram grandes bençãos advindas desse ato.

Precisamos voltar a valorizar a prática de abençoar as crianças. Digo voltar, pois no passado isso era uma prática muito comum, principalmente em família e esse costume deixou de ser praticado.

Muitos não imaginam o resultado que há no ato de abençoar as crianças. Há uma manifestação de poder espiritual, quando praticado por servos de Deus.

Tomar crianças nos braços e abençoá-las, ministrando-lhes bençãos espirituais, profetizando que serão instrumentos de Deus na sociedade, que serão prosperas, felizes e tementes a Deus, cobrindo suas vidas com oração, é uma tarefa de devemos sempre realizar, sendo certo que há um tremendo resultado a ser alcançado.

Precisamos entender que algumas pessoas possuem autoridade espiritual sobre a vida das crianças, como exemplo, os pais, avós, pastores e líderes. Quando essas pessoas impetram bençãos sobre a vidas das crianças, haverá uma ação sobrenatural de Deus sobre suas vidas nesse sentido.

Recebendo O Reino De Deus Como Uma Criança

Vs. 15 – “Em verdade lhes digo: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.”

Jesus não apenas ordenou que as crianças tivessem livre acesso até ele, mas ensinou que os adultos precisam ser tornar como uma criança, para receber o Reino de Deus.

Diferentemente dos adultos, as crianças não possuem nenhuma resistência para aceitar o Reino de Deus.

Conforme vamos crescendo e envelhecendo, vamos também nos tornando mais resistentes às mudanças, principalmente nos costumes e no pensamento.

Para receber o Reino de Deus é necessário tomar atitudes semelhantes às que naturalmente as crianças possuem. Gostaria de citar algumas delas:

– As crianças possuem uma fé muito grande. Elas desconhecem a incredulidade que é tão facilmente encontrada no coração dos adultos.

As crianças não duvidam, apenas creem. E é isso que Deus espera que façamos em relação a Ele. A fé está intimamente ligada a confiança. Deus é digno de toda a nossa confiança.

Os adultos geralmente querem crer em Deus através da razão. Entretanto, a salvação é pela fé.

A nossa razão busca nos justificar diante de Deus, pela nossa própria justiça. A fé nos leva a aceitar a Justiça de Deus, que nos é imposta através de Jesus Cristo.

No decorrer da vida o ser humano se frustra com muitas outras pessoas e acaba por se tornar resistente em crer no que lhe é dito. No entanto, com relação as coisas espirituais, precisamos nos despir de todas as nossas incredulidades, tornando-nos como crianças diante de Deus.

A Bíblia nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6).

Perdão – Todos sabemos que as crianças perdoam com facilidade. Elas brigam, se magoam, mas logo perdoam e voltam a brincar novamente como se nada tivesse acontecido.

Receber o Reino de Deus implica em receber o perdão de Deus, mas também perdoar os que nos tem ofendido.

No Reino de Deus não há lugar para ódio, rancor, mágoas, vinganças, ira, etc. O perdão foi ensinado e praticado pelo próprio Rei, Jesus.

Muito embora a prática do perdão não seja fácil, por outro lado, não é uma alternativa, mas uma ordem que devemos obedecer.

Jesus espera muito mais de nós. Ele espera que nos tornemos como crianças, pois para a criança perdoar não é algo difícil, mas natural. Algo que acontece espontaneamente, sem nenhuma força.

Ausência de maldade – A maldade é adquirida no decorrer dos anos. Talvez, por exceção, você encontra uma criança que já adquiriu a maldade no coração, mas de forma geral, as crianças são puras e amorosas.

Além da ausência de maldade em nossos relacionamentos, Deus espera que o amor e a pureza estejam no coração de seu povo.

Jesus disse: o meu mandamento é este: que vocês amem uns aos outros, assim como eu os amei – João 15.12

O amor é como o oxigênio no Reino de Deus. O povo de Deus precisa respirar o amor.

Nos dias que vivemos, o individualismo tem sido muito forte. O amor fala de convivência, prática da caridade, ações de bondade, cuidado recíproco e muito mais.

Nos tornar como crianças é uma volta a prática do amor cristão.

Conclusão

Ministrar às crianças é um importante ministério. Somente na eternidade saberemos os resultados do que está sendo realizado nessa área. Entretanto, já sabemos de antemão, que Deus espera que o cuidado com os pequeninos esteja no centro de nossos projetos como Igreja.

Exercer o chamado para cuidar e evangelizar crianças, significa estar fazendo a vontade de Deus, sendo um ministro do Senhor no alcance das pessoas desde sua infância.

Além disso, nós adultos, precisamos muito aprender com as crianças, pois elas refletem atitudes que Deus espera que tenhamos em relação ao seu Reino.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. O que você entende por Reino de Deus?
  2. Você acredita que o ato de abençoar crianças possa trazer resultados ou alteração no comportamento delas?
  3. Como devo abençoar um filho ou uma criança?
  4. O que você acha que Jesus quis dizer sobre receber o Reino de Deus como uma criança?
  5. Em nossa igreja, o que poderíamos fazer para melhorar o trabalho infantil? Como você pode ajudar?
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo