Tome Sua Cruz

Estudo 41

Por, Pastor Marcos Valerio Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 8:34-38
Introdução

No estudo anterior vimos que pela primeira vez Jesus predisse o seu sofrimento e morte, demonstrando aos seus discípulos, ser necessário passar pelo sacrifício na cruz.

Jesus estava em um momento singular em seu ministério. Multidões o procuravam em busca de suas curas e milagres. Havia uma grande expectativa popular a seu respeito, vindo das camadas mais humildes dos povos da Galileia.

Entretanto, Jesus conhecia o plano que Deus estabeleceu desde a eternidade, para a salvação da humanidade e isso, incluía seu sacrifico na cruz.

Naquele momento, quanto o ministério de Jesus estava no seu auge de popularidade, muitas pessoas certamente estavam desejosas de participarem como discípulos de Jesus. Então, Jesus passou a falar sobre o preço do discipulado.

Todos aqueles que se dispusessem a segui-lo, deveriam estar revestidos de coragem para enfrentar o que viria pela frente. Jesus passou a cientificar a multidão e também aos seus discípulos a quem havia escolhido, que aquele que estivesse disposto a segui-lo deveria tomar a sua cruz.

Ao estudarmos este texto bíblico, nos propomos a buscar extrair dele lições para as nossas vidas espirituais, como discípulos de Cristo.

O Preço Do Discipulado

Vs. 34 – “… Jesus lhes disse: –Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.

Jesus não teve meia-conversa, Ele foi direto e incisivo em demonstrar que para ser seu discípulo era preciso ser corajoso e disposto a renunciar a sua própria vontade.

Era necessário negar-se a si mesmo, isso é, estar disposto a deixar o seu egocentrismo e olhar para o chamado ministerial como o foco principal.

Os discípulos precisavam abrir mão de seus planos pessoais e abraçar o discipulado como o primeiro objetivo de suas vidas.

Jesus precisava de pessoas que colocassem a mão no arado e encarassem o desafio de estabelecer o Reino de Deus. Em outras palavras, Ele precisava de pessoas que aceitassem se comprometer integralmente com Ele.

Além disso, o preço do discipulado envolvia “tomar a sua cruz”. Naqueles dias, quando alguém carregava uma cruz, era sinal de que estava sendo levado para a morte.

Os discípulos de Cristo precisavam estarem dispostos até mesmo a morrer pelo chamado ministerial, além de morrer todos os dias para o mundo e os seus prazeres.

Quem estivesse disposto a negar a si mesmo e tomar a sua cruz, poderia então segui-lo.

Seguir a Jesus significava caminhar lado a lado com Ele, indo para onde Ele fosse.

Entendemos com isso, que para ser discípulo de Jesus tem um preço a ser pago por cada um.

Estudando a Bíblia e a história eclesiástica, tomamos conhecimento que os discípulos de Jesus, foram corajosos, compromissados e destemidos, suportando muitas oposições, sofrimentos e até mesmo o próprio martírio.

Aprendemos com este texto, que Jesus nunca disse que o chamado para ser discípulos fosse algo fácil. Entretanto, Ele demonstrou que vale a pena pagar o preço.

Importante esclarecer, que Jesus não estava dizendo que todos os cristãos, ao se tornarem discípulos teriam que ser martirizados, mas ensinou que é necessário estar comprometido com o seu chamado.

Discípulos descomprometidos não produzem impacto no mundo, apenas geram números.

Para que o mundo conheça a Cristo, são necessários muitos discípulos comprometidos, que coloquem suas vidas a disposição do Reino de Deus, pagando o preço de levar o evangelho por todos os lugares, dispondo suas vidas nessa missão.

Nesse propósito, Jesus espera que cada cristão se disponha a orar, contribuir, falar e defender o evangelho, dedicar seu tempo e talento para que o Reino seja estabelecido na terra.

Um Paradoxo: Quem Quiser Salvar A Vida, Perde. Quem Perder A Vida, Salva

Vs. 35 – “Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa e por causa do evangelho, esse a salvará.”

Jesus sabia que diante do seu alerta sobre o preço do discipulado, muitas pessoas teriam receio de aceitar o desafio, por isso, Ele passou a demonstrar as consequências de cada decisão.

Primeiro, Jesus falou que quem quiser salvar a sua vida, a perderá. Muitos talvez pensassem assim: eu não estou disposto a tomar a cruz. Não vou perder a minha vida!

A recusa ao convite de seguir a Jesus e o desejo de viver a vida mundana, leva a pessoa a perder a verdadeira vida: a vida eterna.

Há muitas pessoas que não querem nenhum compromisso com Jesus e com o evangelho, pois desejam desfrutar dos prazeres deste mundo. Entretanto, não percebem que grande parte dos desejos da vida material, estão em desconformidade com os preceitos de Deus, pois são atitudes maculadas pelo pecado. A Bíblia diz: Tiago 4.4 – “Gente infiel! Vocês não sabem que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.”

Dessa maneira, a pessoa ao escolher seguir o sistema mundano, estará rejeitando a oportunidade de salvação através da fé em Cristo Jesus e assim, perderá a verdadeira vida, a vida eterna.

Dito isso, Jesus ensinou que aquele que perder a vida por sua causa e por causa do evangelho, a salvará.

Jesus estava ensinando que a escolha em o servir, dedicando a vida a causa do evangelho, aparentemente parecerá que a pessoa estará “perdendo a vida se envolvendo com a religião”, em vez de desfrutar o seu tempo com coisas materiais prazerosas.

Entretanto, todo aquele que entrega a sua vida ao serviço de Jesus e do seu Reino, estará guardando a sua vida e salvando-a da perdição eterna, recebendo ao final, como recompensa, a vida eterna.

 Esse paradoxo é uma grande verdade espiritual. Embora muitos pensem que viver o evangelho é uma perda de tempo e de vida, todavia, não é essa a realidade. Viver o evangelho é uma grande experiência de fé com Deus, que nos leva a sentir a sua presença em nós, trazendo alegria, prazer, paz interior, além da satisfação de estar fazendo o bem ao próximo, dentre outras coisas.

Qual O Valor De Uma Alma

Vs. 36 -De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”

Há uma luta muito grande entre as pessoas pela busca de poder e de riquezas materiais.

Algumas delas, chegaram a conquistar o mundo inteiro, como o caso de Alexandre, Magno.

Conta-se que Alexandre, o Grande, contemplava o seu império, ao final de uma grande campanha, olhando para o oriente chorou, porque não havia mais nada a ser conquistado.

As pessoas gastam suas vidas em busca de bens materiais, quando deviam dedicar o seu tempo em ganhar a sua alma para com Deus.

Jesus nos leva a pensar, qual o valor de nossa alma?

O que você daria em troca de sua alma?

A nossa alma é valiosíssima. Não há bens materiais que a possam comprar. Nem mesmo o mundo inteiro seria tão valioso.

Quando alguém perde bens materiais, há a possibilidade de recuperá-los. Mas, quando se perde a alma, perde-a para sempre. É uma perda irrecuperável.

Nada é tão valioso neste mundo, que justificará perder a nossa alma em troca disso.

Infelizmente, muitas pessoas não sabem valorizar a sua alma e por isso, estão se deixando levar por coisas fúteis e vãs, que os levam a perde-la para o pecado, tornando-se escravo dele.

As almas humanas são tão valiosas, que Jesus escolheu suportar a afronta e a morte na cruz, com a finalidade de resgatá-las da perdição eterna.

Sem ser purificada pelo sacrifício de Jesus, a alma humana está irremediavelmente perdida, em razão da natureza pecaminosa herdada de nossos primeiros pais.

Jesus morreu em nosso lugar com a finalidade de redimir a nossa alma, comprando-a com o seu próprio sangue vertido na cruz. O sacrifício de Jesus foi expiatório, isso é, teve a finalidade de limpar a nossa alma do pecado. Quando somos purificados por Jesus, nossa alma fica limpa da natureza pecaminosa, recebendo a santidade imputada por Deus. Isso é o processo da salvação que obtemos através de Jesus.

Entretanto, o processo da salvação não é automático. Embora Jesus tenha morrido por todos os homens e o seu sacrifício seja suficiente para salvar a todos, somente são alcançados pela expiação, aqueles que reconhecem seus pecados e pela fé recebem a Jesus como seu Salvador pessoal. É através da graça de Deus que somos salvos.

Quando uma pessoa escolhe viver sua vida longe de Jesus, por mais bem sucedida que seja nesse mundo, ao morrer estará perdida espiritualmente de forma definitiva.

Por essa razão, Jesus alerta que ganhar até mesmo o mundo inteiro não valerá a pena, se alguém perder a sua alma. Pense nisto.

Quem Rejeita Jesus Agora, Será Rejeitado No Juízo Final

Vs. 38 – “Pois quem, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos.”

Tanto na geração em que Jesus viveu na terra, quanto em nossa geração, milhões de pessoas tem rejeitado a mensagem do evangelho de Cristo.

Quando Jesus fala em envergonhar dele ou de suas palavras, Ele se refere a uma rejeição ao evangelho que é pregado em todos os lugares e por todas as gerações desde então.

Quantas pessoas tem vergonha de se dizer cristãs ou de professar uma fé em Jesus, em razão de seu circulo de amizades ou de sua posição social.

Dois alertas são encontrados nesse versículo:

a) Jesus vai voltar a essa terra, com a gloria de Deus e acompanhado de anjos;

b) Jesus irá julgar as pessoas.

A volta de Jesus a terra é fartamente prometida nas Escrituras Sagradas. Sua segunda vinda será em poder e grande glória. Ele virá para reinar sobre as nações e sobre todos. Estabelecerá seu trono de justiça e reinará durante o período que chamamos de milênio (mil anos).

Em sua primeira vinda, Jesus veio a terra como Salvador e Redentor, isso é, com o propósito de morrer sacrificialmente pela humanidade, levando sobre si o pecado de todos.

Em sua segunda vinda, Jesus virá como Rei e Juiz, com o propósito de julgar os homens e as nações da terra, implantando o seu reino eterno.

A Bíblia nos diz que as pessoas serão julgadas por Jesus (II Timóteo 4.1).

Quem hoje rejeita a Cristo e ao evangelho, no julgamento final, será rejeitado pelo Juiz.

Quantos ouvirão naquele dia: “não vos conheço” (Mateus 25.12; Mateus 24.50-51).

É muito triste saber que muitas pessoas estão perdendo a oportunidade de serem alcançadas pelo evangelho, cumprindo a cada um de nós, que nos tornamos discípulos de Jesus, levar o evangelho, para que tenham a oportunidade de tomar a grande decisão de suas vidas.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. Algumas pessoas acham que possuem uma cruz para carregar, referindo-se a problemas pessoais, pessoas da família, etc. Você entende que era isso que Jesus queria dizer? O que significa tomar a sua cruz e seguir a Cristo?
  2. Em sua opinião, por que as pessoas estão mais preocupadas com os bens materiais e a vida aqui na terra, em detrimento da alma e a vida eterna?
  3. Como você descreve o que significa seguir a Cristo?  
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo