No Monte da Transfiguração

Estudo 42/2022

Por, Pastor Marcos Valerio Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 9:1-13
Introdução

O ministério terreno de Jesus já estava se encaminhando para a sua parte final. Ele havia realizado uma grande obra em toda a Galileia e regiões adjacentes. Agora, Jesus caminhava rumo a região da Judeia e a cidade de Jerusalém, onde finalmente seria crucificado, morto e sepultado, ressuscitando ao terceiro dia.

Jesus havia, pela primeira vez, predito aos seus discípulos que teria que sofrer humilhações e morrer. Essas predições seriam confirmadas outras vezes pelo Mestre, preparando os discípulos para os eventos se seguiriam.

O capítulo anterior terminou relatando as palavras ditas por Jesus, relacionadas a sua segunda vinda e o capítulo nove, inicia-se registrando que Jesus afirmou que alguns dos discípulos não experimentariam a morte, sem primeiro ver chegado o Reino de Deus.

Acredito que entre os discípulos devem ter surgido muitos comentários a esse respeito. Quem deles seriam os felizardos?

Passada uma semana (seis dias depois), Jesus subiu a um alto monte (alguns pensam que seja o Monte Tabor e outros, o Monte Hermon), levando consigo Pedro, Tiago e João, seus discípulos mais próximos, com a finalidade de orar (Lucas 9.28).

Nesse alto monte aconteceu uma manifestação da Glória de Deus, sendo Jesus transfigurado, de maneira que, momentaneamente, houve um vislumbre de Cristo em sua natureza divina.

Aquele momento de êxtase, refletiu uma antecipação do que será o Reino de Deus sobre a terra, quando Jesus voltar a este mundo.

Sabemos, com a primeira vinda de Jesus e seu sacrifício na cruz, o reino de Deus passou a ser implantado, espiritualmente, no coração de cada um que nele crê. Entretanto, esperamos pela segunda vinda de Jesus, quando Ele implantará fisicamente o seu reino sobre toda a terra e sobre as nações. As profecias apontam ao reino pessoal de Jesus sobre todos os homens.

As profecias bíblicas falam de um reino de justiça, de paz. Será o Deus Filho reinando pessoalmente sobre os homens, juntamente com a sua igreja.

Por isso, em todos os tempos, há uma expectativa da igreja pela volta iminente de Jesus e sabemos que quando isso ocorrer, reinaremos com Ele.

Nesse estudo, nos propomos a buscar compreender vários pontos importantes sobre o Reino milenar de Cristo que será implantado.

Os Discípulos Viram Jesus Transfigurado

Vs. 2-3 – “…E Jesus foi transfigurado diante deles. As suas roupas se tornaram resplandecentes, de um branco muito intenso, como nenhum lavandeiro no mundo as poderia alvejar.”

O evangelista Marcos foi discípulos do apóstolo Pedro, que esteve presente nesse momento e dele ouviu detalhadamente os fatos que foram por ele vivenciados.

Marcos afirma que Jesus foi transfigurado. No evangelho de Mateus (Mt 17.2) há a descrição dessa transfiguração, explicando que o rosto de Jesus resplandecia como o sol. Esse intenso brilho que alterou a aparência do rosto de Jesus também foi confirmado pelo evangelista Lucas (Lc 9.29)

As vestes de Jesus também ficaram resplandecentes. É interessante observar que algumas das visões de seres celestiais, narradas pela Bíblia, demonstram esse mesmo resplendor (Lc 24.4).

Quando se encarnou, Jesus deixou sua glória e assumiu a condição humana, mas no monte da transfiguração, por breve momento, Ele se revestiu de sua divindade e nessa condição foi visto pelos seus três discípulos.

No Reino milenar que será implantado sobre a terra, Jesus reinará em toda a sua Glória e com todo o Seu Poder. Dessa maneira, Ele voltará a terra, não mais em estado humano e humilde, mas como o Senhor Todo Poderoso, acompanhado dos exércitos celestiais.

Os Discípulos Viram Moisés E Elias

Vs. 4 – “E lhes apareceu Elias com Moises, e estavam falando com Jesus.”

Moises e Elias estão entre as maiores figuras bíblicas do Velho Testamento. Eles representam a Lei (Moises) e os Profetas (Elias).

De maneira sobrenatural, apareceram e conversaram com Jesus. O que falavam? Lucas 9.31 narra que conversavam sobre a morte de Jesus que estava para se cumprir em Jerusalém.

Moises e Elias apareceram em glória. Estavam vivos! Isso é muito importante, visto que Moises havia vivido e morrido aproximadamente 1500 anos antes desse episódio (Dt 34.5-6) e Elias também viveu por volta de 800 anos antes, tendo sido trasladado aos céus, sem morrer (II Rs 2.11). 

O aparecimento de Moises e Elias no monte da transfiguração refuta várias teorias, algumas das quais precisamos analisar:

a)de que a morte é o fim – algumas pessoas creem que ao morrer tudo termina. Não foi o que ocorreu com Moises e Elias, pois eles continuavam vivos séculos depois de viverem na terra.

b)de que após a morte as pessoas reencarnam – Essa teoria não se confirma, pois Moises e Elias não se reencarnaram, continuaram sendo as mesmas pessoas.

c)de que ao morrer as pessoas dormem até a ressurreição (sono da alma) – Observamos que tanto Moises, como Elias, estavam em plena consciência, conversavam e tinham informações quanto a futura morte de Jesus. Eles não estavam dormindo.

Moisés representa todos os salvos que embora tenham morrido, estarão presentes no reino milenar de Jesus Cristo. Conforme o texto de 1 Tessalonicenses 4.15-16 nos informa que, quando da vinda de Jesus, os mortos ressuscitarão. I Coríntios 15.52-54 esclarece que os ressurrectos receberão corpos incorruptíveis e imortais.

Elias por sua vez, representa todos os salvos que serão arrebatados aos céus, sem experimentar a morte, conforme descreve o texto de I Tessalonicenses 4.17.

O reino milenar de Cristo será inaugurado na terra, logo após a sua segunda vinda e os salvos estarão presentes reinando juntamente com Ele.

Assim como Moises e Elias estavam com Jesus no monte da transfiguração, todos os salvos, tantos os que morreram, como os que estiverem vivos na sua vinda, também estarão com Ele no seu reino milenar.

Três Discípulos Estavam No Monte

Vs. 2 – “Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou, em particular, a sós, a um alto monte.”

Pedro, Tiago e João foram os discípulos mais próximos a Jesus e a eles foi concedido o privilégio de verem Jesus transfigurado.

Aprendemos que sempre Deus se revela, Ele mostra primeiramente os seus planos para aqueles que lhe são íntimos no relacionamento.

Os demais discípulos viram a Jesus glorificado apenas após a ressurreição, mas aos três discípulos mais íntimos lhes foram concedidos ter essa visão antecipada, no monte da transfiguração.

Foi uma experiência extraordinária que marcou as suas vidas. A visão que tiveram os deixaram apavorados e fora de si, em razão da sua grandiosidade. Todavia, sentiram grande alegria em estar naquele lugar. Pedro disse: “bom é estarmos aqui”. Sem saber ao certo o que estava dizendo, propôs fazer três tendas naquele lugar.

Fico a imaginar como será maravilhoso, quando estivermos juntos com Cristo em seu reino.

Algo que nos chama a atenção: não foi preciso apresentar Moises e Elias aos discípulos. Muito embora não os conhecessem, simplesmente sabiam quem eram. Isso nos leva a pensar, que quando estivermos na eternidade, nos reconheceremos. Teremos um conhecimento completo de todas as coisas. Encontraremos amigos e irmãos e nos conheceremos.

A presença dos discípulos no monte é um símbolo de que no reino milenar de Jesus Cristo, o povo judeu também estará presente. O reino será estabelecido em Jerusalém e de lá, Jesus reinará sobre todas as nações da terra. Há promessas de restauração do reino e isso inclui o povo judeu.

Os Discípulos Ouviram A Voz Do Pai

Vs. 7 – “A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela veio uma voz que dizia: –Este é o meu Filho amado, escutem o que ele diz!

No monte da transfiguração, Deus Pai também se manifestou, fazendo-se ouvir a Sua voz.

A presença de Deus Pai foi manifestada através de uma nuvem que os envolveu. As palavras que foram ouvidas, foram ditas por Deus e direcionadas especialmente aos discípulos.

O próprio Deus confirmava o caráter messiânico de Jesus e ordenava que o escutassem.

Era muito significativa a experiência sobrenatural pela qual passavam, a qual tinha o propósito de além de confirmar o caráter messiânico de Jesus, também fortalecer a fé dos discípulos para enfrentarem o que vinha pela frente.

A experiência foi tão tremenda, que tendo transcorrido várias décadas, Pedro já bem próximo de sua morte assim escreveu, relatando aquele momento: “Porque ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando, pela Suprema Glória, lhe foi enviada a seguinte voz: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me agrado’. Ora, nós ouvidos esta voz vinda do céu quando estávamos com ele no monte Santo. Assim, temos ainda mais segura a palavra profética, e vocês fazem bem em dar atenção a ela, como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês (2 Pedro 1.17-19).

Como é bom saber que nos momentos cruciais de nossas vidas, o nosso Deus sempre tem uma palavra de benção, de conforto e de fortalecimento. Ele sempre nos mantém firmes e de pé.

 No Monte Ficaram Somente Jesus E Os Discípulos

Vs. 8 – “E, de repente, olhando ao redor, não viram mais ninguém com eles, a não ser Jesus.”

A transfiguração de Jesus e o aparecimento de Moises e de Elias foi algo repentino. Da mesma maneira, também se encerrou. De repente, olhando ao redor, estavam no monte apenas Jesus e os três discípulos.

Moises e Elias se foram. Seus ministérios foram revestidos de grande importância para o povo de Israel, mas agora permanecia o ministério de Jesus. A Lei e os Profetas cumpriram o seu propósito de apontar o messias. Agora Jesus estava com eles e era Ele quem deveriam ouvir.

O próprio Moises havia escrito que surgiria um profeta semelhante a ele, a quem o povo deveria ouvir. Moises apontou para a vinda de Jesus e Deus Pai ordenou que o ouvissem.

Portanto, não deveria existir dúvidas, apenas a convicção em seguir a Jesus.

Os Discípulos Questionam Jesus

Vs. 11 – “Então os discípulos perguntaram a Jesus: –Por que os escribas dizem ser necessário que Elias venha primeiro?”

Certamente os discípulos tinham ouvidos muitos questionamentos a esse respeito, no sentido de que Jesus não poderia ser o messias, porque antes da sua chegada, Elias tinha que vir, com o objetivo de restaurar todas as coisas.

Jesus confirmou que isso realmente deveria acontecer. Todavia, apontou para o ministério de João Batista, o seu precursor, o qual veio no poder e espírito de Elias (Lucas 1.17).

Jesus também invocou as profecias de Isaias (Isaias 53) que falava sobre o sofrimento e morte do messias, as quais os escribas não se referiam, pois esperavam apenas um messias político.

Diferentemente da interpretação que os escribas tinham da vinda de Elias e do messias, Jesus demonstra que a vinda deles, seria marcado pelo desprezo e sofrimento. Ambos, João Batista e Jesus, sofreram o desprezo e a morte para que o reino espiritual fosse restaurado a Israel.

Conclusão

No monte da transfiguração, Jesus se revestiu momentaneamente, de sua divindade e glória, sendo visto pelos seus três discípulos.

Deus proporcionou a Jesus e aos discípulos, por um breve momento, uma antecipação do que será o reino milenar de Jesus Cristo sobre a terra. Era uma manifestação profética de que o reino será estabelecido no devido tempo.

Aquela experiência também proporcionou refrigério em um momento tão difícil no ministério de Jesus, preparando-o e fortalecendo-o para enfrentar a rejeição do povo e a morte na cruz.

Para os discípulos e para todos nós, a transfiguração de Cristo é uma prova da sua divindade, trazendo-nos a convicção de que reinaremos com Ele.

Importante esclarecer, que muito embora a Igreja deverá reinar juntamente com Cristo na terra, cada um com corpo glorificado e incorruptível, durante o milênio, o seu lugar final já está preparado por Jesus. Será viver a eternidade com Cristo nos céus.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. O reino de Cristo sobre a terra é geralmente chamado de reino milenar ou milênio. Será um tempo de completa paz e justiça. Como você enxerga isso? Como você acredita que será o milênio?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo