Versículo: “Entretanto, por amor ao seu servo Davi, o Senhor não quis destruir Judá. Ele havia prometido manter para sempre um descendente de Davi no trono.” 2 Reis 8:19
Aplicação: A Bíblia relata que Davi foi um homem segundo o coração de Deus, porque, em tudo, ele O obedeceu e andou nos Seus caminhos. Por essa razão, o Senhor lhe prometera que sempre haveria um descendente seu no trono de Israel.
Ocorre que Salomão pecou adorando deuses pagãos e, por esse motivo, a ira de Deus caiu sobre sua nação no reinado do seu filho, Roboão. Israel foi dividida, sendo que os filhos de Davi passaram a reinar apenas sobre Judá.
O versículo de hoje está relacionado ao reinado de Jeorão, filho de Josafá. Ao contrário de seu pai, ele andou nos caminhos de Acabe, rei de Israel, pois havia se casado com a filha dele, fazendo o que o Senhor reprova.
“Entretanto, por amor ao seu servo Davi, o Senhor não quis destruir Judá. Ele havia prometido manter para sempre um descendente de Davi no trono.”
Analisando esse versículo, percebemos a fidelidade de Deus à promessa que Ele fez a um homem. Até a chegada de Jesus, que é o Rei dos reis e filho de Davi, verificamos que sempre um descendente seu ocupou o trono de Judá.
Da mesma forma, recebemos promessas do Senhor as quais hão de se cumprir nas nossas vidas, pois Ele é fiel à sua Palavra.
As Escrituras nos revelam que Deus não é homem para mentir, portanto, tudo que Ele prometeu se cumprirá nas nossas vidas, não importa o quão impossível possa ser, pois Ele é Deus do impossível!
Entretanto, precisamos observar que as promessas do Senhor a Davi estavam condicionadas à sua obediência e, essa condição se aplica às nossas vidas também.
Na sua Palavra, Deus promete abençoar aqueles que lhe obedecem, guardam Seus mandamentos e andam nos Seus Caminhos. Ele não tem responsabilidade com as escolhas que fazemos contra Sua vontade, em desobediência aos seus ordenamentos.
Por fim, notamos também o cuidado do Senhor com as gerações de um homem que decidiu Lhe obedecer e andar nos Seus caminhos.
Quando obedecemos a Deus não apenas nós, mas também a nossa família é abençoada por amor de nós.
Como Davi, criamos uma cobertura espiritual sobre os nossos e, por amor de nós, o Senhor os abençoa.
Vemos a prosperidade dos filhos de pais dizimistas.
Vemos libertações, curas, conversões, aprovações e muitos milagres na vida dos descendentes de homens de Deus.
Por isso, hoje eu oro para que, como Davi, nos posicionemos diante do Senhor a fim de servi-Lo de todo nosso coração; assim, colhemos as bençãos não apenas nas nossas vidas, mas as veremos também nas futuras gerações.
Oração: Senhor, sabemos que és Deus de gerações e abençoa os seus e dos descendentes dos seus, por isso, hoje, nos arrependemos dos nossos pecados e nos submetemos a ti de todo nosso coração, a fim de que nos tornemos homens e mulheres segundo o teu coração. Oramos em nome de Jesus. Amém.
No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/
Amém o Senhor é Deus de gerações
Amém!!