Lei da Semeadura

Versículo: “Lembrem-se: quem lança apenas algumas sementes obtém uma colheita pequena, mas quem semeia com fartura obtém uma colheita farta. Cada um deve decidir em seu coração o quanto dar. Não contribuam com relutância ou por obrigação. Pois, Deus ama quem dá com alegria.” 2 Coríntios 8:6-7

Aplicação: No versículo de hoje o Apóstolo Paulo estava agradecendo aos coríntios a oferta que haviam separado às igrejas da Macedônia e, podemos extrair algumas lições, as quais se aplicam às nossas vidas ainda hoje.

A primeira delas é que a lei da semeadura é totalmente bíblica. Ou seja, colhemos exatamente o que plantamos.

Esse princípio não se aplica apenas às nossas ofertas, mas a tudo quanto fizermos.

Diferentemente dos dízimos que são mandamentos, as ofertas são voluntárias e devem ser dadas com alegria e não com constrangimento.

Elas são uma forma de expressarmos o nosso amor pela obra de Deus.

Podem ser entregues à Igreja local, assim como os dízimos, mas também ao Reino de Deus de forma geral, tais como ministérios específicos, missões, construções de templos, enfim para a divulgação do Evangelho de forma geral.

Na palavra de hoje elas foram arrecadadas para abençoarem às igrejas da Macedônia.

O nosso intuito ao ofertarmos deve ser a compaixão e o amor, primeiro a Deus e, depois, aos nossos irmãos.

Mas, é importante entendermos que as nossas ofertas são também semeaduras. Isso significa que um dia colheremos seus frutos.

Assim, quando semeamos amor e compaixão na vida das pessoas, os colheremos também nas nossas vidas.

Quando investimos tempo, atenção e cuidado aos nossos irmãos, receberemos isso também sobre nós.

Quando semeamos financeiramente na vida das pessoas, ceifaremos  bençãos financeiras também.

Sempre que semearmos algo, colheremos frutos exatamente do que plantamos. Ninguém que planta erva daninha colhe uvas, assim é com as nossas ofertas também.

A segunda lição é que a colheita se dá na medida exata da semeadura.

O Senhor não estabelece um valor, cada um deve dar segundo propôs no coração, afirma a palavra de Deus. No entanto, a nossa ceifa será proporcional.

Quem planta pouco, colhe pouco. Quem semeia muito, colherá ainda mais, porque um dos objetivos do Senhor ao nos abençoar é que semeemos na vida dos nossos irmãos, e não (apenas) para nosso bel prazer.

Lembremo-nos sempre: não comemos sementes, mas as plantamos!

Por fim, quando ofertamos por amor abençoamos a vida dos nossos irmãos, que tem suas necessidades supridas, e ainda os levamos a enxergar o amor e o cuidado de Deus na vida deles, os quais, com o coração cheio de gratidão, certamente, louvarão ao Senhor.

Minha oração é para que tenhamos um coração disposto a entregar tudo quanto temos recebido de Deus, sem retermos nada para nós mesmos. Com isso, honramos ao Senhor, abençoados aos nossos irmãos e ainda somos abençoados.

Oração: Senhor, hoje pedimos para que nos livre de todo egoísmo e individualismos que muitas vezes sondam os nossos corações. Queremos ser pessoas que semeiam na vida dos nossos irmãos, primeiro, para honrarmos o teu nome, te adorarmos e te obedecer. Segundo, a fim de abençoar aqueles que precisam e leva-los a agradecer a ti. Por fim, para que também sejamos abençoados, na mesma proporção que temos semeado. Oramos e, desde já, agradecemos, em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo