Obediência e Tempestade

Versículo: “Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Batsaida, enquanto Ele despedia a multidão”. (Marcos 6:45).

Aplicação: Depois do milagre da multiplicação, a Bíblia narra que Jesus insistiu para que seus discípulos entrassem no barco e fossem, adiante Dele, para Betsaida, enquanto Ele despedia a multidão.

O fato do Filho de Deus ter insistido para seus seguidores partirem nos revela que eles não queriam ir.

Já estava anoitecendo e, certamente, a tempestade se formava. Muitos daqueles homens eram pescadores experientes e sabiam bem o risco que corriam no mar naquelas circunstâncias, por isso se recusaram a ir. Jesus, porém, os compeliu, e eles O obedeceram.

Percebemos, então, que a obediência dos discípulos ao Senhor os conduziu a uma perigosa tempestade.

Muitos de nós pensam que cumprir o propósito de Deus nos garantirá uma vida livre das adversidades, das dores, das enfermidades e das tentações. Contudo, ao analisarmos as Escrituras, não é isso que percebemos, mas sim o sofrimento acentuado dos seguidores de Jesus.

Nesse texto, eles foram conduzidos para o centro de uma tempestade que podia ter tirado suas vidas. No decorrer da história, sabemos que eles foram perseguidos, açoitados, lançados na prisão e, muitos, foram mortos por obedecerem ao Senhor.

Nas nossas vidas não é diferente. Não raras vezes, viver o propósito de Jesus gerará sofrimento à nossa alma e ao nosso corpo, porque exigirá de nós renúncia e santidade – uma completa separação das coisas desse mundo a fim de vivermos para o Senhor. Ainda assim, o nosso espírito, renascido, se alegra e se satisfaz, por poder viver a soberana vontade Dele.

Ademais, as tempestades que nos assolam não vêm para nos destruir, mas para nos fortalecer. Elas são oportunidades de Deus para desfrutarmos do seu amor, para aumentarmos a nossa fé e para descansarmos Nele, que está no controle de todas as coisas.

As fortes ondas podem, muitas vezes, nos surpreender, entretanto estão sob controle do nosso Senhor.

Precisamos, de uma vez por todas, entender que não somos colocados numa bolha, porque somos cristãos. Jesus não nos prometeu livrar das adversidades; pelo contrário, Ele disse que, no mundo, teríamos aflições. Segundo o Reverendo Hernandes Dias Lopes, a nossa diferença com os ímpios não é a ausência de tribulações, mas o fundamento sobre o qual cada um constrói sua vida.

Jesus disse que o insensato constrói sua casa na areia e o sábio a edifica sobre a rocha. Sobre as duas casas cai a mesma chuva, sopra o mesmo vento e bate o mesmo rio no alicerce. Uma casa cai, a outra, permanece em pé.  O que diferencia uma casa da outra não são as circunstancias, mas o fundamento.

Um cristão enfrenta as mesmas intempéries que as demais pessoas, mas a tempestade não o destrói, antes revela a solidez da sua confiança no Deus eterno.

Oração: Senhor, apesar do sofrimento da nossa alma e do nosso corpo, queremos sempre te obedecer e viver no centro da sua vontade, não importa o que isso nos custe. Não importa as tempestades que tenhamos que enfrentar por te obedecer, porque sabemos que até nela o Senhor está conosco.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo