Homem Segundo Coração de Deus

Versículo: “Perante o Senhor celebrarei e me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos. Mas, serei honrado por essas escravas que você mencionou.” 2 Samuel 6:22

Aplicação: A Arca da Aliança ficou durante três meses na casa de Obede-Edom, então, Davi ordenou que a levassem à Jerusalém.

O rei de Israel se vestiu com colete sacerdotal e foi dançando e celebrando perante o Senhor, enquanto todos os hebreus gritavam de alegria e tocavam trombetas.

A cada seis passos dos carregadores da Arca, Davi sacrificava um boi e um novilho gordo. Assim o foi até sua chegada na Cidade, onde após oferecerem holocaustos e sacrifícios de comunhão a Deus, o rei abençoou todo povo, em nome do Senhor dos Exércitos, deu-lhes alimento e os despediram.

Naquele dia os israelitas, juntamente com o rei, celebraram e se alegraram, porque Deus estava novamente no meio deles.

Mical, esposa de Davi, filha de Saul, ao ver, de longe, o marido dançando no meio do povo o desprezou em seu coração: “como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um homem vulgar”.

Foi então que o filho de Jessé proclamou o versículo de hoje: “foi perante o Senhor que eu dancei (…) perante o Senhor celebrarei e me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos. Mas, serei honrado por essas escravas que você mencionou.”

À medida que analisamos a vida de Davi, entendemos porque ele foi achado homem segundo o coração de Deus.

Ele confiava no Senhor e não permitia que ninguém O desafiasse, por isso lutou sozinho contra Golias; ele entendeu que Ele lhe garantiria a vitória do seu povo.

Apesar de ter tido várias oportunidades de matar Saul e antecipar sua ascensão ao trono de Israel, não ousou colocar as mãos num ungido de Deus. Antes, esperou por muitos anos, sabendo que há um tempo determinado para todas as coisas debaixo do céu e da terra.

Mesmo sendo feito rei, com toda autoridade, força, riquezas e poder, ele não agia segundo a própria vontade, mas sempre consultava ao Senhor que o direcionava em todas as suas decisões e ele, prontamente, O obedecia, sem questionamentos.

Por fim, Davi não se importava com seu status, muito menos com o que as pessoas pensavam dele, mas simplesmente em agradar a Deus.

O rei de Israel se misturou com seus servos, dançando no meio deles, sem seu manto real, apenas para celebrar ao Senhor. Seu coração estava em festa, porque depois de tanto tempo, finalmente, a Arca da Aliança estava de volta.

Se nós quisermos nos tornarmos pessoas segundo o coração do Pai devemos aprender com Davi a nos quebrantarmos mais aos pés do Senhor, a nos rebaixarmos mais, a nos humilharmos mais… afinal, quem somos nós para nos ensoberbecermos na presença de Deus?

O que nós temos para Lhe oferecer? O que podemos fazer para Lhe impressionar?

Ele é o Senhor Soberano, o Dono do mundo, do universo, do ouro, da prata, o Criador de todas as coisas.

E nós somos pó.

Assim, como Davi, choremos na presença de Deus quebrantados, humilhados, rebaixados pela nossa condição de pecadores; dancemos, cantemos, gritemos e celebramos a Sua presença no nosso meio; glorifiquemos, louvaremos e adoraremos o Seu Santo nome, independente de onde estivermos e/ou do que pensarão de nós.

Então, seremos homens e mulheres segundo o coração de Deus!.

Oração: Senhor, hoje queremos nos apresentarmos diante de ti com os nossos corações quebrantados, arrependidos por nossos pecados e pela nossa miséria. Ajuda-nos, Deus, a sermos homens e mulheres como Davi, que não se importam com os olhares e julgamentos humanos, mas apenas com o teu olhar. Ajuda-nos a sermos homens e mulheres segundo o teu coração. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo