Alegre o Espírito Santo

Versículo: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção”. Efésios 4:30

Aplicação: O Espírito Santo é o próprio Deus que, após a nossa justificação através de Jesus Cristo, pode morar em nós.

A Palavra do Senhor nos ensina que, desde a eternidade, Deus tinha um plano para a justificação e redenção do homem que pecou e, esse plano se chama Jesus Cristo. A Palavra ainda nos ensina que, para cumprir esse plano, o próprio Deus, por intermédio de Jesus Cristo, se fez homem para morrer no meu e no seu lugar, pagando, assim, o preço do nosso pecado. Porque Jesus morreu, nós podermos ter vida, e vida eterna. Antes de morrer, entretanto, Ele nos fez uma promessa: de que não nos deixaria sós, de que Ele iria para o Pai, mas enviaria outro Consolador para ficar conosco para sempre, o Espírito Santo.

O Livro de Atos dos Apóstolos revela que a mencionada promessa foi cumprida no dia de Pentecostes, em que os discípulos e todos aqueles que oravam e aguardavam Sua vinda foram cheios do Espírito de Deus. Aleluiaaa!!! Por causa do sacrifício de Jesus, nós podemos ser morada do próprio Deus, por meio do Seu Espírito.

A Bíblia leciona que o papel do Espírito Santo é convencer o homem do pecado, do juízo e da justiça. É Ele quem nos ajuda na luta contra o pecado. É Ele quem nos aponta os nossos erros e as nossas falhas. É Ele que gera arrependimento nos nossos corações. É Ele quem nos encoraja a pedir perdão. É Ele quem nos revela a vontade do Pai. É Ele quem nos consola e nos conforta nas atribulações. Enfim, É Ele quem nos auxilia no caminhar da vida cristã. Nós precisamos do Espírito Santo para terminarmos a nossa jornada no Caminho do Senhor.

Ocorre que, o Espírito Santo como pessoa que é (uma das pessoas da Trindade), pode se entristecer e se afastar de nós.

Afastamos o Espírito Santo de nós quando vivemos como se Ele não existisse – tomamos decisões, conversamos com as pessoas, vamos a lugares, como se não fôssemos seu templo, como se Ele não morasse em nós.

Entristecemos o Espírito Santo quando nos esquecemos que Ele nos selou para termos uma vida santa, separada até o final e cedemos às tentações do mundo.

Se, por um lado, podemos com as nossas atitudes entristecer o Espírito de Deus e afasta-LO de nós, por outro, podemos alegra-LO e, a cada dia, termos mais de Sua presença. Alegramos o Espírito Santo quando nos rendemos totalmente a Ele, com o coração contrito e quebrantado. Quando reconhecemos que somos pecadores e que carecemos da graça do Senhor. Quando nos deixamos ser totalmente mudados, transformados e conduzidos por Ele.

A Palavra de hoje nos convida a olhar para nós, para as nossas atitudes e refletir nós estamos alegrando ou entristecendo o Espírito do Senhor?? Estamos afastamento ou aproximando Ele de nós???? #reflita

Oração: Senhor, Te agradecemos porque o Senhor não nos deixou só. Te agradecemos porque nos deu outro Consolador para ficar conosco até a consumação dos séculos. Somos gratos Pai pelo Teu Espírito que nos revela quem Tu és, que nos revela a obra salvadora de Cristo. Somos gratos porque Ele nos conduz pelo Caminho da Verdade e sempre aponta pra Jesus. Agora, queremos pedir perdão por nossas ofensas e por Te entristecer… ajuda-nos a não fazermos mais isso. Nós não queremos mais te entristecer. Pelo contrário, queremos Te alegrar, Te dar orgulho. Queremos que digas de nós o que disse de Jó: homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Mas, para isso, precisamos da Tua presença, da presença do Teu Espírito em nós, sempre nos guiando para o Seu Caminho estreito. Nós oramos em nome de Jesus. Amém. 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo