Anátema

Versículo: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” Gálatas 1:8

Aplicação: A carta aos gálatas foi escrita pelo Apóstolo Paulo, aproximadamente, no ano 49 d.C, durante sua primeira viagem missionária à Antioquia da Síria.

Seu objetivo nessa epístola foi enfatizar a justificação do homem pecador pela graça de Deus mediante a fé em Cristo, bem como a liberdade daí resultante.

Segundo consta, aqueles irmãos estavam trilhando um “caminho” diferente do que lhes havia sido ensinado pelo Apóstolo de Jesus, o qual lhes estava afastando da Verdade.

Paulo então os adverte que ainda que ele mesmo ou que “anjo” do céu os anuncie outro evangelho além do que já lhes havia sido ministrado, seja anátema (amaldiçoado).

A palavra de hoje é também um alerta para nós.

Vivemos na era digital, em que informações a respeito de todas as coisas, inclusive sobre a fé, são muito facilitadas. Por um lado, isso é excelente porque temos a oportunidade de estudar e nos aprofundarmos na Palavra de Deus, com o auxilio de grandes homens que vivem em outros países.

Por outro, a disponibilização de tanto conhecimento, sem uma prévia sabedoria acerca dos assuntos, é perigosa, porque as heresias, normalmente, partem da verdade e os falsos profetas são como lobos em pele de cordeiro.

Por essas razões precisamos tomar cuidado, a fim de que não tracemos, como os gálatas, um caminho distinto do que as Escrituras nos ensinam.

Para tanto precisamos, em primeiro lugar, examinarmos a Bíblia diariamente, para que a sua Verdade seja inculcada nas nossas mentes. Com isso, sempre que ouvirmos um “evangelho” distinto do de Jesus sabemos que é heresia.

Além disso, os fundamentos da nossa fé devem estar enraizados nos nossos corações, de maneira que nada, nem mesmo um sinal sobrenatural, possa nos abalar.

Esses alicerces são relacionados a Jesus e à nossa salvação. Isto é, Jesus é o Messias, o enviado de Deus que veio ao mundo para morrer na cruz em nosso lugar.

Ele é o próprio Senhor que se encarnou, habitou no meio do seu povo e, à nossa semelhança, em tudo foi tentado, mas em nada pecou.

Como homem, entregou sua vida em nosso favor, para nos salvar da ira de Deus e nos livrar da condenação eterna, morrendo no nosso lugar.

Todavia, ao terceiro dia, Ele ressuscitou, vencendo a morte e hoje está vivo e reinando ao do Criador.

Em razão dessa obra de Jesus, nós podemos ser libertos das trevas, do pecado, da condenação e do inferno, basta que a recebamos nas nossas vidas, declarando que Jesus Cristo é o nosso Senhor.

Esse é o único fundamento da nossa salvação, a nossa fé na obra salvadora de Jesus. Por isso, tudo quanto ouvirmos ou lermos que se distinga dessa Verdade, é maldição e não constitui o Evangelho Verdadeiro!

Assim, nossa salvação não está nos sábados, nas boas obras, nas igrejas/denominações, nos dízimos/ofertas, em santos, anjos ou “deuses”, mas apenas em JESUS CRISTO!

Por isso, ainda que um anjo do céu nos anuncie outro evangelho além do que está nas Escrituras, seja anátema!!

Oração: Senhor, hoje queremos te agradecer por ter-nos deixado a sua Palavra, a fim de que os nossos olhos sejam abertos e não sejamos levados por ventos de doutrinas. Queremos, ainda, te pedir nos dê sabedoria e conhecimento para que entendamos tudo quanto está escrito, assim não seremos enganados. Declaramos que o Senhor é a nossa Rocha e estávamos alicerçados em Cristo. Oramos e, desde já, agradecemos, em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Um comentário em “Anátema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo