A Igreja Cheia do Espírito Santo

Estudo 05/2021

Por, Wesley Fernandes

Texto Para Leitura: Atos 4:1-31
Introdução

Nos estudos anteriores vimos o derramar do Espírito Santo no dia de Pentecostes, o início da igreja e também a cura de um coxo, em que Pedro e João foram usados por Deus para tal milagre.

Após a cura do coxo, Pedro cheio do Espírito Santo, faz um discurso para todos aqueles que presenciaram o milagre. Os sacerdotes, os saduceus e o capitão do templo rapidamente prenderam Pedro e João, pois eles anunciavam a ressurreição de Jesus e que o milagre havia sido operado em Seu nome.

Muitos dos que ouviram a pregação de Pedro se converteram, aumentando a quantidade de pessoas que formavam a igreja.

No dia seguinte ao que foram presos, Pedro e João são levados ao Sinédrio, onde são arguidos pelas autoridades, anciãos, escribas, sumos sacerdotes e sua linhagem.

Ao serem interrogados sobre qual poder ou em que nome eles operaram o milagre, Pedro novamente cheio do Espírito Santo discursa a respeito de Jesus, que foi ressurreto dentre os mortos e que em Seu nome fora operado o milagre. Pedro afirma também que não há salvação em nenhum outro a não ser em Jesus.

Viram então a ousadia de Pedro e João ao falar, e reconheceram que eles conviveram com Jesus, pois eram homens incultos, mas falavam com sabedoria.

Sem ter como culpá-los de coisa alguma, ameaçaram os discípulos para que não falassem mais a respeito de Jesus e depois os soltaram.

Ao serem soltos, Pedro e João vão até seus irmãos (igreja) e contam tudo o que haviam ouvido no sinédrio. Toda a igreja levantou um clamor para que Deus continuasse a dar ousadia a eles na pregação do evangelho de Jesus, e que os milagres continuassem a ser operados para que todo pudessem crer.

O texto nos fala que ao terminar de orar, o local onde estavam tremeu e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam a palavra de Deus.

Não há Salvação sem Jesus

Na defesa em que Pedro apresenta diante das autoridades, ele diz que não há salvação em nenhum outro, a não ser em Jesus.

Essas mesmas autoridades que ouviram o discurso de Pedro foram as responsáveis por sentenciar Jesus à cruz poucos dias antes. Nesse momento então, elas têm que lidar com uma multidão que presenciou um milagre operado pelo nome de Jesus, No qual os discípulos afirmam que ressuscitou.

Cheios de orgulho e sem nenhum temor, as autoridades reconhecem que de fato houve um milagre na cura do coxo de mais de quarenta anos, mas não reconhecem que Jesus que operou o milagre é o Messias, no qual havia de vir ao mundo para salvar os pecadores.

Do mesmo modo hoje, existem muitas pessoas que conhecem o nome de Jesus, até mesmo acreditam que Nesse nome tem poder, mas não o reconhecem Jesus como aquele que pode nos resgatar do pecado.

Entender que a salvação está em Jesus envolve alguns processos:

1) Reconhecer que somos pecadores e nosso destino é a condenação eterna;

2) Reconhecer que pelos nossos próprios méritos e/ou bondade não podemos nos juntar a um Deus que é santo;

3) Reconhecer que Jesus é o único que não pecou, e em virtude disso, pode nos perdoar de nossos pecados por meio de seu sacrifício na cruz;

4) Reconhecer que Jesus é o único caminho que nos leva até Deus, mudando nosso destino de condenação para a salvação.

Assim como Pedro e João, devemos em nosso tempo afirmar que não há salvação sem Jesus!

Ousadia dos Apóstolos

Pedro e João eram pessoas incultas, que não frequentaram escolas ou tiveram uma cultura que lhes ensinaram a falar. Mesmo assim, a palavra vai nos mostrar que eles falavam com intrepidez (coragem em outras versões).

Essa ousadia foi dada aos apóstolos pelo poder do Espírito Santo. Se estudarmos a cronologia bíblica vemos que, após a morte de Jesus os discípulos ficavam trancados e escondidos com medo de falar de Jesus.

Mas após receberem o Espírito Santo, vemos os discípulos trancados em celas por falar de Jesus.

A ousadia no falar foi vista não só pelo povo, que se convertia ao ouvi-los, mas também pelas autoridades, que reconheceram que esses homens conviveram com Jesus ao ponto de se tornarem parecidos com Ele.

Em nossa vida devemos ter ousadia para falar de Jesus. Devemos falar tanto para nossos amigos e familiares como também para autoridades, ou seja, devemos falar de Jesus para todos.

A Igreja Cheia do Espírito Santo

No verso 31, lemos que após a igreja orar, o local onde estavam reunidos tremeu, e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam a palavra de Deus com ousadia.

Podemos notar que da mesma forma como ocorreu com os apóstolos ocorreu com a igreja. O Espírito Santo encheu a vida dos que estavam ali para que eles recebessem ousadia para pregar a palavra de Deus.

A vinda do Espírito Santo no início da igreja teve como propósito capacitar pessoas comuns para serem pregadores e cumprirem o chamado de Jesus.

Em nossos dias devemos procurar ser cheios do Espírito Santo, para que Ele também nos capacite para fazer sua obra.

Dessa forma podemos estudar a oração da igreja para nos assemelharmos a eles:

  1. Eles reconheciam o senhorio de Deus: a igreja deve reconhecer que Deus está acima de nós, e que a vontade dEle deve ser soberana em nossas vidas;
  2. Oraram unânimes: nesse ponto vemos que o corpo da igreja agia completamente no mesmo pensamento. Sem divisões, todos buscavam o mesmo propósito;
  3. Pediram ousadia: a igreja tinha sede de pregar a palavra, e pede para que Deus os capacite para tal obra;
  4. Clamavam por curas, sinais e maravilhas: para que todos pudessem crer no nome de Jesus.

Devemos entender que quem capacita a igreja a pregar é o Espírito Santo, e quem abre o entendimento para que alguém se converta também é o Espírito Santo.

O processo completo está sob a direção do Espírito. Nós devemos estar disponíveis a servir como instrumentos a sermos usados dentro do propósito dEle.

Já buscar é responsabilidade nossa, e como igreja devemos fazer isso unânimes, reconhecendo o senhorio de Deus, pregando com ousadia e clamando à Deus para que Ele opere seus sinais.

Vamos Pensar Um Pouco

– Já participou de algum diálogo onde a pessoa acredita na salvação sem Jesus? Como se posicionou?

– Como você acha que estar cheio do Espírito Santo influenciou a habilidade de Pedro de ensinar o evangelho com ousadia?

– Quando o Espírito Santo o ajudou a ter coragem para falar a palavra de Deus?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo