Um Legado de Fé

Legado é algo que nos fora transmitido por nossos antepassados e que repassaremos às futuras gerações.

Ao analisarmos as famílias modernas verificamos, cada vez mais, pais que trabalham muito; muitas vezes negligenciando o carinho, afeto, a companhia e a educação dos seus filhos, em nome do conforto de suas famílias, mas se esquecem dos seus legados.

Não podemos negar a realidade em que nos encontramos, onde viver custa muito dinheiro. Todavia, precisamos ponderar o que de fato deve ser prioridade nas nossas famílias e que deverá ser transmitido para as futuras gerações, a fim de que invistamos mais nisso!

Quando preferimos trabalhar a cultuar ou a servir ao Senhor em família, estamos declarando que a nossa herança (patrimonial) é mais importante do que o nosso legado de fé.

Creio que, como cristãos, o maior legado que podemos deixar é a nossa fé. Cientes disso, devemos investir muito mais nela, ainda que isso nos custe tempo e dinheiro.

Apesar de filho de peixe ser peixinho, filho de crente não é “crentinho”.

Ou seja, os nossos filhos não nascem salvos, por isso se quisermos vê-los no céu eternamente, temos que transmitir a eles a nossa fé em Cristo e isso começa dentro dos nossos lares.

Transmitir um legado de fé é aplicar os princípios do Reino de Deus nas nossas casas, a fim de que todos aprendam e cresçam nos seus mandamentos.

Vejam que a palavra usada foi aplicar os princípios e não os ensinar.

Isso porque toda família precisa colocá-los em prática para serem inculcados em suas mentes e corações e, finalmente, se tornarem valores que possam ser transmitidos às futuras gerações como um legado.

E quais são esses mandamentos?

Jesus, respondendo certa vez um fariseu, afirmou que o maior de todos os mandamentos é o do amor a Deus, em primeiro lugar, e depois aos nossos irmãos.

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda sua alma, de todo seu entendimento e de todas as suas forças e o seu próximo como a se mesmo. Não existe mandamento maior do que estes”. (Marcos 12:30-31).

Portanto, devemos aprender a amar ao Senhor em família.

O amor não é um sentimento, ele é uma escolha. Dessa forma, é nossa responsabilidade decidir amar a Deus e compartilhar esse amor em nossos lares através da nossa obediência às Escrituras, do nosso serviço e culto a Deus.

Demonstramos esse amor ao Pai ao renunciarmos a nossa vontade carnal para obedecer à vontade de Deus.

Declaramos esse amor ao Criador quando não negociamos o nosso tempo, nem os nossos compromissos com Ele.

Ou seja, se o nosso tempo de devocional é das 19h às 20h não abriremos mão dele para assistirmos a um filme, jogo de futebol ou para qualquer outra coisa.

Se às quartas-feiras temos cultos familiares e aos domingos cultos congregacionais, não marcaremos jantares, festas ou qualquer outra coisa. Porque o nosso compromisso com Deus é mais importante do que tudo.

Proclamamos o nosso amor ao Todo Poderoso nos reconhecendo pecadores, sujeitos a erros e falhas diante dos nossos familiares, despidos de todo orgulhos, e nos arrependendo das nossas transgressões.

Quando agimos dessa maneira estamos declarando o nosso amor a Deus sobre todas as coisas dentro das nossas casas e estabelecendo os valores do Reino nos nossos lares.

Mas, não é apenas o nosso amor ao Senhor que é importante, mas também o amor aos nossos irmãos que, no caso, são os nossos familiares. Ambos constituem o que Jesus classificou de os maiores mandamentos.

Portanto, devemos, no dia a dia, demonstrar esse amor às nossas esposas, aos nossos maridos e aos nossos filhos, a fim de que os mandamentos sejam plenamente cumpridos nas nossas casas.

Declaramos esse amor ao nosso lar quando o servimos com o coração, por meio dos nossos cuidados e das limpezas.

Pronunciamos esse amor à nossa família ao lhes preparar uma alimentação saudável em uma mesa que transborda paz e compartilhamento.

Demonstramos esse amor aos nossos ao pedirmos perdão, mesmo crendo que estamos “certos”.

Afirmamos esse amor ao separarmos tempo em cultos domésticos em que a Palavra de Deus é pregada e todos podem se aprofundar nela, bem como interceder uns pelos outros.

Anunciamos esse amor passando tempo de qualidade com nossos cônjuges, e com cada um dos nossos filhos, para conhecer mais suas preocupações e sentimentos.

Enfim, quando vivemos o AMOR (a Deus e ao próximo)  em nossos lares o estamos estabelecendo como o maior valor das nossas famílias e, assim sendo, ele se tornará o nosso legado às futuras gerações.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo