Série Reflexiva – As Últimas Palavras de Jesus – Parte 5

Série Reflexiva – As Últimas Palavras de Jesus – Parte 5

Semana passada estudamos, de maneira mais aprofundada, a palavra TETELESTAI palavra que nos deu a vitória, que garantiu a nossa salvação e eternidade ao lado de Deus.

Uma vez que está consumado, agora, podemos adentrar na cidade Santa, na Nova Jerusalém, Morada de Deus.

Prova disso, está na quinta palavra que Jesus proferiu no madeiro: “e disse-lhe Jesus: em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”. Lucas 23:43

Jesus foi, injustamente, condenado e crucificado junto com outros dois malfeitores, que mereciam suas penalidades. Um estava à direita do Filho de Deus e o outro à esquerda.

Apesar de estarem na mesma situação, ambos zombavam do Cristo: “se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós”.

Ocorre que, em um certo momento, os olhos de um daqueles homens se abriram, e Ele enxergou o próprio Deus humilhado e quase morto ao seu lado.

Um temor tão grande invadiu o coração daquele malfeitor, que ele repreendeu o outro: “tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E, nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este homem nenhum mal fez”.

Então, naquele último momento, antes de morrer, o homem tomou uma atitude que mudou a sua eternidade: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino”.

A palavra que ele usou para chamar Jesus foi Kyrios. Palavra grega usada apenas para se referir a Deus.

Ou seja, o malfeitor estava reconhecendo a divindade de Jesus, chamando-O Senhor e reconhecendo que Ele tinha um reino.

Imediatamente, o Filho de Deus lhe garante: “HOJE estarás comigo no paraíso”.

A substituição era perfeita: homens pecadores, raça caída, por homem santo e perfeito.

Sangue inocente havia sido derramado conquistando o perdão de Deus pelos pecados que recaíam sobre Jesus na cruz.

O Filho de Deus pagou o preço na cruz do Calvário pelos nossos pecados.

O castigo, a condenação que era nossa, Ele cumpriu.

Ele foi abandonado por Deus por algum tempo (na cruz), para que nós não fôssemos separados Dele por toda eternidade.

Depois de horas de agonia no madeiro, Cristo, finalmente, proferiu a palavra que nos deu a vitória: “TETELESTAI”, que significa “está consumado”. (João 19:30).

E, uma vez consumado, podemos adentrar no Santo dos Santos. As portas dos céus nos foram abertas.

Jesus foi o primeiro Homem a entrar no Reino de Deus, Ele nos abriu um novo e vivo caminho para o céu, para a eternidade ao lado do Pai.

Agora, após Ele, todos podem entrar, o malfeitor justamente crucificado ao seu lado entrou, nós podemos entrar na Casa do Pai também … há morada para cada um de nós.

Nada mais pode nos separar do amor de Deus: “nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem demônios, nem o presente, nem o futuro, nem poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor!”.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo