Cânticos de Alegria

Versículo: “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”. Salmos 126:5-6

Aplicação: Após a morte de Davi, seu filho, Salomão o sucedeu. O governo de Salomão foi de paz e muita prosperidade. Todavia, ele desobedeceu ao Senhor, tornou-se idólatra, e as consequência do seu pecado recaíram sobre Israel.

O país foi dividido em duas partes: reino norte, que tinha como capital Samaria, e como rei, Jeroboão; e reino sul, que tinha como capital Jerusalém, e seus reis foram os descendentes de Davi.

Por volta do ano 586 a.C, a Babilônia, liderada por Nabucodonosor, invadiu Judá (sul) destruiu o templo do Senhor, levou muitos judeus cativos e muitos outros foram mortos.

As Escrituras relatam que os israelitas ficaram cativos por 70 anos. Durante esse período, o povo sofreu, chorou, clamou a Deus, mas parecia que Ele não ouvia sua súplica.

Passados 70 anos, o império Babilônico caiu e perdeu espaço para império Medo-Persa, o qual permitiu que os judeus regressassem à Sião (Jerusalém), através de Ciro.

O Salmo de hoje nos revela que aquela permissão de retorno foi como um sonho e que suas bocas se encheram de risos e suas línguas de cantos de alegria!!!

Muitas vezes, acontece o mesmo nas nossas vidas…

Nos vemos como cativos às nossas adversidades, tristezas, doenças, infelicidades; clamamos a Deus, mas é como se Ele nos ignorasse, simplesmente não ouvisse as nossas orações. Porém, isso não é verdade.

O Senhor ouve todas as nossas orações, Ele recolhe, em Seu odre, cada lágrima que derramamos, porque Ele é um Deus de perto que cuida das nossas vidas nos mínimos detalhes.

Todavia, diante das adversidades da vida, é necessário que saibamos duas coisas:

Primeiro, nem sempre Deus responde nossas orações ao nosso tempo. Não raras vezes, existe um período que somos mantidos no deserto para sermos testados em nossa fé, para sermos moldados e preparados para o que o Senhor tem para as nossas vidas.

O povo de Judá permaneceu por 70 anos, como escravos, na Babilônia, e só depois puderam voltar às suas terras para darem início à reconstrução das cidades. Apesar do longo período de espera e de lágrimas, eles voltaram com cantos de alegria, diante da providência do Senhor nas suas vidas.

Segundo, a resposta de Deus, nem sempre, é em concordância ao que queremos. Isso significa que Sua negativa ou Seu silêncio também são respostas para nós. Diante dos nãos de Deus devemos, ao invés de nos entristecer, nos alegrar, porque Ele é Soberano e Onisciente, e tem o melhor para as nossas vidas.

O Apóstolo Tiago ensina que pedimos e não recebemos, porque pedimos mal. Por isso, devemos ter sabedoria ao apresentarmos nossas petições ao Senhor, cientes de que Ele não age contra a Sua Palavra e Princípios.

Por fim, devemos ser perseverantes nas nossas súplicas.

Após 70 anos cativos, os judeus foram libertos e com alegria regressaram à Jerusalém.

Persista no seu clamor, nas suas orações e súplicas, porque aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aqueles que choram enquanto lançam as sementes, com cantos de alegria voltarão, trazendo seus feixes!

Oração: Senhor, hoje colocamos, com lágrimas, no Teu altar todos os nossos “cativeiros”, todos os nossos problemas, dores, infelicidades, angústias e desejos e pedimos que o Senhor nos liberte, assim como fez com os judeus. Pedimos que abras os nossos olhos para enxergarmos as lições, os aprendizados e as transformações necessárias. Por fim, pedimos para que o Senhor nos ensine a pedir, de acordo com Sua vontade, conforme os Seus princípios para sermos atendidos. Cremos que, em breve, estaremos com sorriso nos rostos e cânticos de louvores a Ti nos lábios. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo