Fervor Espiritual E Ortodoxia

Uma vida cristã saudável possui três pilares todos, igualmente, importantes, de modo que não existe hierarquia entre eles.

Esses três pilares são: Leitura da Palavra de Deus, Oração e Jejum (assunto para próximo post).

A Bíblia é a Palavra de Deus e, por meio dela, aprendemos quem Deus é, o que Ele fez por nós, Suas características e o que Ele espera de nós.

Através das Escrituras, Deus se revela para nós.

Nós, em contrapartida, falamos com o Senhor por meio da oração. Orar nada mais é do que falar com Deus.

Oração e leitura da Bíblia não podem ser negligenciadas por um cristão verdadeiro, sob pena dele se tornar ou um doutor teólogo morno, sem amor e poder do Espírito; ou ficar sujeito a todo vento de doutrina, sem conhecer o Verdadeiro Evangelho de Cristo.

Jesus, no Livro de Apocalipse, elogiou a Igreja de Éfeso, porque ela não tolerava os falsos profetas e nem seus ensinos, colocando-os a prova e descobrindo os impostores.

Aquela Igreja era fundamentada no Verdadeiro Evangelho de Cristo e guardava a sã doutrina. Apesar da ortodoxia, o Filho de Deus fez fortes repreensões contra ela, porque ela havia abandonado o primeiro amor.

O primeiro amor é a paixão que a queima por Jesus. É o que nos faz coloca-Lo acima e a frente de tudo e de todos nas nossas vidas, estabelecendo-O como nossa prioridade. É quando nós O amamos de todo nosso coração, do fundo da nossa alma, com todas as nossas forças e com todo o nosso entendimento.

Jesus condena a Igreja de Éfeso, porque ela tinha deixado esse primeiro amor. E a aconselha: “Arrependa-se! Lembre-se de onde caiu e pratique o que praticava no início”.

Ao contrário da Igreja de Éfeso, a Igreja de Tiatira foi elogiada porque amava ao Senhor, mais agora do que no começo. Porque tinham fé, porque praticavam boas obras, porque perseveravam no amor…entretanto, foi repreendida, porque toleravam os falsos profetas e suas falsas doutrinas. Ou seja, a Igreja de Tiatia permitia as heresias em seu meio.

Heresia nada mais é do que uma mentira com aparência de verdade, para ser crível!!! Era o que os fariseus faziam. Eles diziam que a salvação se dava através de Jesus. Porém, acrescentavam que aqueles que não se circuncidassem, que não guardassem os sábados (apesar de crerem em Jesus) não seriam salvos. Ou seja, eles acrescentavam a lei ao sacrifício de Cristo.

Essa Igreja também foi condenada por Jesus, porque apesar do amor, do fogo e das boas obras, ela permitia a pregação de heresias, induzindo muitos ao engano.

Nós cristãos verdadeiros, precisamos encontrar o equilíbrio entre o fervor espiritual e a ortodoxia. Precisamos ser exímios conhecedores da Palavra de Deus para não nos deixar levar por qualquer vento de doutrina. E precisamos também resgatar o nosso lugar secreto para falarmos com Deus, para nos arrependermos, voltarmos aonde caímos e seguirmos em frente, até herdarmos a coroa da vida!!!!

“Aquele que tem ouvido, ouça o que o Espírito diz à Igreja”. 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo