Não Temas

Versículo: “Os oficiais também dirão: Alguém aqui está com medo ou angustiado? Se estiver, vá para casa antes que amedronte mais alguém.” Deuteronômio 20:8

Aplicação: No versículo de hoje, o Senhor ensina como os oficiais do exército de Israel deveriam escolher seus soldados, a fim de que apenas os mais comprometidos, que estivessem dispostos a entregar suas vidas, se necessário, o integrasse.

Sendo assim, os medrosos e os que estivessem angustiados deveriam ficar de fora para que esse sentimento não fosse transmitido para os demais homens.

Uma pessoa amedrontada em um determinado ambiente é capaz de deixar todas as demais com o mesmo sentimento e, para um exército, isso não é nada bom, razão pela qual apenas os corajosos deveriam permanecer.

Nós devemos aplicar esse mesmo princípio ao escolhermos com quem compartilharemos as nossas batalhas.

Precisamos ter ao nosso lado pessoas corajosas, que nos fortalecem em meio as nossas guerras, a fim de que sejamos vitoriosos; e não as que semeiam o medo e o desânimo para a nossa derrota.

Da mesma maneira, nós devemos ser amigos que animam nas adversidades e lutas para a vitória dos nossos irmãos e não os amedrontar ainda mais levando-os ao fracasso.     

O medo revela a nossa falta de confiança nas pessoas ou nas situações que serão enfrentadas. Por exemplo, nos sentimos amedrontados antes de saltarmos de paraquedas, porque sabemos os riscos aos quais estamos nos submetendo.

Israel não tinha motivos para temer porque tinha o próprio Deus como seu aliado, Ele mesmo já lhes havia garantido a vitória. Quem poderia derrotá-lo?

Da mesma maneira, nós não temos do que temer, porque somos templos do Espírito Santo que nos Auxilia nas nossas batalhas.

Na verdade, em Cristo, nós já somos mais do que vencedores, do que temer?

O Apóstolo João nos ensina que “no amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18).

Assim, se amamos a Jesus, confiamos Nele e não temos razões para temer nenhum mal, porque quem intentará acusações contra as nossas vidas? é o próprio Deus quem nos justifica. Quem nos condenará? Pois, foi Cristo quem morreu e ressuscitou dentre os mortos, e está à direita de Deus intercedendo por nós.

Do que temeremos?

Os desertos virão, as tribulações chegarão, as adversidades nos atingirão e as aflições nos alcançarão. No entanto, nada poderá nos vencer, porque em Cristo nós somos mais do que vencedores.

Oração: Senhor, hoje queremos lançar sobre ti todo nosso medo, porque sabemos que tu lutas por nós e tens todo poder, de modo que ninguém pode nos alcançar e nem nos derrotar, pois em ti somos mais do que vencedores. Ajuda-nos contra esse sentimento que nos destrói aumentando a nossa fé. Ajuda-nos também a sermos amigos corajosos que proclamam a vitória na vida dos nossos irmãos, e não aqueles que semeiam o pavor para a derrota. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo