Versículo: “Pedro, percebendo o que ocorria, dirigiu-se à multidão: “Povo de Israel, porque ficam surpreendidos com isso?, disse ele. Porque olham para nós como se tivéssemos feito esse homem andar por nosso próprio poder ou devoção? (…) Pela fé no nome de Jesus, este homem que vocês veem e conhecem foi curado. A fé no nome de Jesus o curou diante de seus olhos”. Atos 3:12-16
Aplicação: O versículo de hoje refere-se ao período da Igreja primitiva. Jesus já havia morrido, ressuscitado e se revelado vivo a seus discípulos e a muitos outros. Nessa ocasião, o Espírito Santo também já havia sido derramado sobre a Igreja.
Na Palavra de hoje, Pedro e João se depararam, na porta do templo, com um homem aleijado pedindo esmolas. Quando ele solicitou auxílio aos discípulos, Pedro lhe respondeu:
“Não tenho prata, nem ouro, mas o que eu tenho lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, levante-se e ande”.
Imediatamente, os pés e tornozelos do homem foram curados e fortalecidos; ele se levantou e começou a andar.
Todos ficaram admirados e perplexos com o milagre que presenciaram e Pedro aproveitou-se da oportunidade para nos trazer algumas lições.
A primeira é que quem opera milagres e maravilhas é Deus e não o homem. O Senhor pode até usar seus servos como instrumentos, todavia quem tem poder para curar, libertar e salvar é o Criador.
Para serem usados, os discípulos precisaram ser revestidos de poder do alto, o qual fora derramado sobre eles no dia de Pentecostes; porque ele pertence ao Senhor.
Por isso, sempre que oravam (e nós também) era em nome de Jesus, Aquele que tem todo poder e autoridade para operar maravilhas, nos céus na terra e debaixo da terra.
A segunda lição é que Deus tem propósitos em todo milagre que Ele faz: glorificação do Seu nome e a salvação de almas.
Pedro e João, em nome de Jesus, fizeram um coxo andar em meio a multidão. Aquela maravilha gerou perplexidade e admiração nas pessoas que viram e que ouviram falar daquele feito.
Simão vendo toda aquela euforia, aproveitou a oportunidade para apresentar Jesus como o Cristo, e as Escrituras narram que muitos creram e foram salvos.
A partir dessa lição, precisamos refletir se o nome do Senhor será glorificado ao atender os nossos pedidos, ou se queremos os Seus milagres para o nosso próprio prazer.
O aleijado que fora curado creu no poder do nome de Jesus e passou a segui-Lo, acompanhando Pedro e João.
Além da sua salvação pessoal, aquele milagre fez com que muitos outros cressem no poder do nome de Jesus e fossem salvos.
É necessário que alinhemos os nossos planos e os nossos pedidos aos do Pai, então pediremos certo e receberemos tudo o que pedirmos.
Oração: Senhor, hoje queremos declarar que a nossa confiança está no Senhor. Sabemos que só Tu és Deus Soberano e Poderoso e que apenas por meio de Palavras criastes tudo que existe. Essa noite, queremos alinhar nossos sonhos, nossas vontades e pedidos aos Teus; queremos que cada milagre e maravilha operados nas nossas vidas Te glorifiquem, Te apontem e levem outras pessoas a crerem. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!