Culto Familiar

Do Antigo Testamento podemos concluir que as pessoas não tinham um relacionamento direto com Deus. Ele se revelava a alguns e, por meio desses, falava com seu povo.

Por exemplo, o Senhor se manifestou na sarça ardente a Moisés em resposta às orações dos judeus e o levantou como o libertador daquela nação. Apesar de ouvir os clamores de todos os israelitas, Deus se relacionava com Moisés que era Sua boca àquele povo.

Com sua morte e ressurreição, Jesus abriu para nós um novo e vivo caminho ao Pai.

Isto significa que não precisamos estar no templo para entrarmos na presença de Deus (embora é sua vontade que não deixemos de congregar), nem precisamos mais de intermediadores, porque o véu foi resgado, então, podemos livremente adentrar no Santo dos Santos e nos relacionarmos com o Senhor.

Jesus nos garante isso ao declarar que onde dois ou três se reunirem em seu nome, ali, no meio deles, Ele está. Mateus 18:20

Portanto, podemos trazer a presença de Deus para as nossas casas, por meio dos nossos louvores, adorações, orações e cultos domésticos.

Hoje, eu quero abordar um pouquinho a respeito da importância do culto familiar e de como realizá-lo.

Ele nada mais é do que uma reunião em família para que todos compartilhem da Palavra do Senhor e cresçam espiritualmente.

 A realização de culto familiar é extremamente importante, porque nos ajuda a crescer em fé, a Bíblia revela que a fé vem por ouvir a palavra de Deus e, ouvi-la apenas aos domingos é muito pouco diante dos bombardeios que vivemos ao longo da semana.

Por isso, separar um momento para cultuar a Deus em família é fundamental para que todos sejam fortalecidos.

O culto familiar também aprofunda o alicerce da nossa casa na Rocha (Jesus), isso faz com que cada integrante da família queira agir e reagir como Cristo, evitando brigas, conflitos e disputas; enfim, preservando a paz de Jesus acima de discussões inúteis.

Além disso, a prática do culto doméstico nos possibilita a aprender e a ensinar nossos familiares a Palavra do Senhor, especialmente os nossos filhos.

Então, se você ainda não aderiu a essa prática, EXPERIMENTE, e seja você e a sua família abençoados!!!

O primeiro passo é definir o dia e o horário que os cultos serão realizados, a fim de que todos os integrantes da família participem.

É necessário também comprometimento, porque no decorrer do tempo, surgirão outras atividades e ocorrências, mas não podemos permitir que o urgente tome o lugar daquilo que é necessário.

Assim, priorize a realização dos cultos no seu lar, lembrando-se, sempre, que esse é um compromisso com o Deus, antes de todas as coisas.

A segunda etapa é estabelecer a frequência das reuniões familiares.

O ideal é que elas sejam realizadas diariamente, porém, se você está inaugurando essa prática na sua casa, separe um dia da semana para cultuar a Deus juntamente com sua família e, com o passar do tempo, vá aumento essa frequência.

O importante é não desistir!!

Um terceiro ponto importante é definir a duração do culto doméstico, a fim de que ele dure o tempo necessário (nem rápido, nem longo demais).

Aqui precisamos levar em conta a idade dos participantes do culto, para se definir não apenas o quanto ele demorará, mas também os temas das mensagens e o modo de apresentá-las.

Se você tem filhos pequenos, prefira reuniões mais curtas, porque você não prenderá a atenção deles por 1 hora consecutiva; e histórias dos personagens bíblicos, ao invés de temas abstratos, de difícil compreensão.

Caso seus filhos tenham idades muito diferentes, alterne entre eles, os dias de culto.

Por fim, assegure que seus familiares não sejam apenas ouvintes da reunião, mas participantes.

Entregue a um a responsabilidade pelos louvores e suas ministrações; a outro pelas orações de gratidão; a outro pelas orações de intercessão; a outro pelas orações de petição e a outro a incumbência de ministrar a Palavra do Senhor.

Reveze também entre todos os integrantes essas atribuições, para que todos aprendam e cresçam cada dia mais.

No que tange a liturgia, comece orando a Deus, pedindo a presença Dele naquela reunião. Siga com cânticos de louvores, adoração e engrandecimento ao Senhor.

Na sequência, passe para a leitura da Palavra.

Escolha um livro da Bíblia para ler, entender e aplica-lo.

Dê liberdade para que as outras pessoas falem também, compartilhando suas impressões do texto e/ou esclarecendo dúvidas.

Vocês podem estudar textos sequenciais ou aleatórios. Fiquem à vontade.

Encerrada a explanação da mensagem, orem pelos pedidos de cada um e intercedam pelos outros irmãos, por nosso país, pela igreja do Senhor, etc.

Por fim, agradeça a Deus pelo culto e desejem-se, mutualmente, a paz de Cristo, com um abraço forte e gostoso.

Sugestão: terminado culto, partilhem da mesa!
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo