Setas Malignas

Versículo: Então Pedro disse: Ananias, porque você deixou satanás encher seu coração?”. Atos 5:3

Aplicação: O contexto do versículo de hoje nos esclarece que, nesse tempo, muitos dos que ouviam o Evangelho eram cheios do Espírito Santo e se convertiam a Cristo.

Eles passavam a viver em comunhão, compartilhando tudo o que tinham. Ninguém passava necessidades, porque os proprietários de casas ou terras vendiam o que era seu e entregava o dinheiro aos Apóstolos, para que dessem aos que precisavam de ajuda.

Barnabé foi um desses; ele vendeu um campo que possuía e ofertou todo lucro à Igreja.

Havia, porém, um casal – Ananias e Safira, que decidiu se inspirar em Barnabé; eles venderam sua propriedade e deram apenas parte do que receberam aos Apóstolos, retendo para si a outra parte.

Nada de errado teria na atitude deles, se não tivessem acordado entre si mentir a Pedro, afirmando que haviam devolvido ao Senhor o valor integral da propriedade.

Por terem mentido não a Simão, mas ao Espírito de Deus, ambos morreram.

Antes, porém, o Apóstolo fez o questionamento acima transcrito: Ananias, porque você deixou satanás encher seu coração?

A Bíblia nos revela que o mundo que vivemos pertence a satanás e é por isso que ele esta como está: cada dia pior.

As Escrituras nos ensinam, ainda, que ele não está apenas no mundo, mas ao nosso redor, rugindo como um leão e procurando quem possa tragar (1 Pedro 5:8). Seu objetivo é nos roubar, nos matar e nos destruir e ele age enviando setas, pensamentos ruins, de pecado contra nós.

No caso de Ananis e Safira, satanás colocou no coração deles o desejo de aparecerem. Não tinha problema algum eles ofertarem parte do dinheiro da propriedade, mas eles queriam ser reconhecidos por suas atitudes, então, mentiram.

Dessa mesma forma ele faz conosco, lançando setas de mentira, orgulho, soberba, promiscuidade, inveja, ira, avareza, luxúria, preguiça, dentre outras; cabendo a cada um de nós bloquear nas nossas mentes e corações esses ataques: Ananias, porque VOCÊ deixou satanás encher seu coração?

Por ser nossa responsabilidade, a Bíblia, o tempo todo, nos aconselha a estarmos alertas e vigilantes: porque o pecado jaz a porta; seu desejo é contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. (Gênesis 4:7); vigiem e orem para que não caiam em tentação (Mateus 26:41); estejam alertas e vigiem (1 Pedro 5:8).

Somos nós que permitimos, ou não, que as setas malignas entrem nos nossos corações e nos conduzam ao pecado. Elas são tentadoras, saborosas, como o fruto proibido do Éden e, aparentemente, ingênuas, sem maldades. Contudo, nos conduzem à morte.

Só somos capazes de enxergar esses ataques e bloqueá-los, quando estamos em comunhão com o Espírito do Senhor, foi Ele quem revelou a mentira de Ananias e Safira a Pedro, e é Ele quem os revela a nós também.

É Ele quem nos convence do pecado, do juízo e da justiça, nos despertando das ciladas forjadas pelo diabo; é Ele quem nos leva ao arrependimento, quando pecamos e nos conduz para o Caminho da vida.

Oração: Senhor, obrigada por ter nos dado o seu Espírito que nos convence do nosso pecado e ao arrependimento e ao seu caminho. Abra, Pai, os nossos olhos para as situações do dia-dia, ajude-nos a enxergar as setas que nosso adversário tem lançado contra as nossas vidas, para que não pequemos contra ti. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo