Paulo Perante o Tribunal de Festo e Agripa

Estudo 13/2022

Por, Pastor Marcos Valério Fernandes

Texto Para Leitura: Atos dos Apóstolos Capítulos 25 e 26

Introdução

Pudemos estudar nas semanas anteriores, que Paulo foi preso em Jerusalém e depois levado até a cidade de Cesareia, local onde estava estabelecida a sede do governador romano, na província judaica.

Depois de permanecer por dois anos preso em Cesareia durante o governo de Félix, Paulo será submetido ao julgamento do novo governador, Porcio Festo.

Sob o governo de Festo, por breve período Paulo ficará preso em Cesareia e será submetido a duas seções de julgamentos, sendo a primeira pelo governador Festo e a segunda, com a presença, a convite, do Rei Herodes Agripa II.

Deus está permitindo que Paulo tenha a oportunidade de anunciar o evangelho às mais altas autoridades da nação judaica, tornando dessa maneira notória a obra redentora de Jesus Cristo.

Neste estudo nos propomos analisar alguns pontos importantes desses julgamentos.

Paulo Perante O Tribunal De Festo

Atos 25.4 – Festo, porém, respondeu que Paulo continuaria preso em Cesareia e que ele mesmo, muito em breve, partiria para lá”.

Após assumir o governo em Cesareia, Festo fez uma viagem a Jerusalém e lá os principais sacerdotes e os maiorais dos judeus lhe apresentaram queixas contra Paulo e lhe pediram para que o levasse de volta a Jerusalém, com o pretexto de ali julga-lo, mas na verdade, pretendiam armar uma emboscada para lhe tirar a vida.

Festo não cedeu a esses argumentos, mas decidiu manter Paulo em Cesareia e ali proceder ao seu julgamento, o que aconteceu uns dez dias depois.

Iniciando-se o julgamento, os judeus fizeram graves acusações contra Paulo, mas não tinham meios de provar o que diziam.

Festo para obter o apoio dos judeus, uma vez que não haviam provas das acusações, ao invés de libertar Paulo, propôs leva-lo para Jerusalém para ali julgá-lo definitivamente. Paulo percebendo a trama que estava sendo armada para lhe condenar a morte, utilizou-se de um direito que possuía por ser cidadão romano: o de apelar para ser julgado pessoalmente pelo imperador romano, na cidade de Roma.

Festo não tinha como negar esse direito, então decidiu: “já que apelou para Cesar, para Cesar você irá”.

Muitos talvez questione, porque Paulo teve que passar por tudo isso?

É importante observar que o próprio Senhor Jesus havia aparecido para Paulo, em Jerusalém, lhe dizendo que importava que fosse testemunha na cidade de Roma (Atos. 23.11). Além disso, havia no coração de Paulo, o propósito de ir a capital do império para pregar o evangelho, de maneira que pelo fato de ser levado a julgamento em Roma, acabou se cumprindo o propósito de Deus para a sua vida.

Paulo Perante O Rei Agripa

 Atos 25.23 – “De fato, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice, com grande pompa, tendo eles entrado na sala de audiência juntamente com oficiais superiores e homens iminentes da cidade, Paulo foi trazido por ordem de Festo”.

Herodes Agripa II era tetrarca no território de Israel, com o título de rei. Nessa tarefa, reinava sob as ordens do império romano.

Berenice era irmã de Agripa. Após o rompimento de seu primeiro casamento, passou a conviver na corte de Agripa, com quem há fortes suspeitas de que tenha se tornado amante (relação incestuosa).

Com a posse de Festo no governo romano da Judéia, Agripa e Berenice foram até Cesareia para lhe saudar, ficando alguns dias na cidade.

Festo lhe expôs o caso de Paulo, gerando um interesse no rei em conhecer e ouvi-lo falar.

Dessa maneira, foi realizada uma audiência e Paulo levado para se defender perante o rei Agripa.

O texto bíblico diz que com muita pompa, Agripa e Berenice, acompanhados de pessoas eminentes da cidade, passaram a ouvir a defesa de Paulo.

O rei Agripa era descendente da família herodiana, que durante muitos anos reinou em Israel, de maneira que o rei era profundo conhecedor dos costumes e das crenças dos judeus.

Aquela era uma excelente oportunidade para Paulo expressar a sua fé cristã, compartilhando suas experiências com Jesus Cristo.

Em sua defesa Paulo apresentou relatos de sua vida, discorrendo sobre as perseguições que empreendeu aos cristãos, sua conversão a Jesus e o chamado ao ministério.

a) – Como perseguidor – Desde jovem, Paulo tinha se tornado conhecido do povo judeu.

Era fariseu e viveu uma vida religiosa da maneira mais rigorosa que a religião judaica expressava.

Com o objetivo de servir a Deus, Paulo tinha se tornado um perseguidor da fé cristã, pois pensava que devia fazer muitas coisas contra o nome de Jesus.

Na ênfase de perseguir os seguidores de Jesus, prendeu e torturou muitos deles. Alguns cristãos em razão dos castigos foram obrigados até mesmo a blasfemar o nome de Jesus.

Paulo sempre dava o seu voto favorável para condenar cristãos a morte.

Enfurecido, Paulo conseguiu autorização para perseguir e prender cristãos até mesmo fora de Israel, em cidades estrangeiras, como ocorreu quando ia a caminho de Damasco, na Síria.

b) – A visão celestial – Indo a caminho para Damasco, Paulo viu uma luz no céu, mais resplandecente que o sol. Essa luz o envolveu e ele caiu por terra, ouvindo uma voz que lhe dizia em língua hebraica: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? É duro para você ficar dando coices contra os aguilhões!”.

Ao ouvir aquela voz, Paulo perguntou quem era que lhe falava e a resposta que recebeu foi “Eu sou Jesus, a quem você persegue”.

Muito interessante observar, que Paulo se dirigia a Damasco para perseguir os cristãos, mas a voz que ouviu lhe dizia que na verdade ele estava perseguindo o próprio Jesus.

As palavras do Senhor Jesus são muito significativas, porque nos mostram que Jesus sofre com cada um, quando as lutas e perseguições vem contra a sua Igreja.

c) – O chamado para o ministério – Paulo fala ao rei Agripa que o próprio Senhor Jesus lhe chamou para exercer um ministério perante os judeus e os gentios.

Paulo relembra as palavras de Jesus lhe dizendo que o havia constituído como ministro e testemunha, das coisas que viu e daquelas que ainda receberia por revelação.

Em seu chamado, Paulo foi enviado a falar a judeus e a gentios, com o objetivo de leva-los a conversão, tirando-os das trevas para a luz e do poder de satanás para Deus.

O chamado de Paulo tinha por objetivo levar seus ouvintes a receber a remissão dos pecados e a herança entre os santos, pela fé em Jesus.

Tendo exposto a sua visão celestial, Paulo enfatiza ao rei, que a sua conduta de vida foi pautada no cumprimento de seu chamado. Ele fora obediente a visão que recebera de Deus.

Iniciando por Damasco e depois por Jerusalém, Paulo passou por toda a região da Judéia e depois aos gentios, pregando que se arrependessem e se convertessem a Deus.

Paulo explicou em sua defesa que fora preso pelos judeus, os quais procuraram lhe matar, quando estava no Templo, em razão da sua pregação que vinha realizando por todas as partes.

A pregação de Paulo enfatizava principalmente a ressurreição de Jesus e essa era razão pela qual fora preso e estava sendo julgado.

A base da pregação de Paulo estava na morte e na ressurreição de Jesus, fatos que haviam sido preditos pelos profetas e por Moises.

Paulo questionou? Por que se julga incrível entre vocês que Deus ressuscite os mortos? (Atos 26.8).

Como estamos estudando, o cerne da pregação paulina era que Jesus está vivo e ressurreto.

A grande oposição que isso surtiu entre os judeus, estava vinculada a seguinte questão: se Jesus está vivo e ressurreto, então eles haviam matado o messias. Para os judeus, acreditar na ressurreição de Jesus, implicava em reconhecer o erro do que fizeram e isso eles não quiseram fazer.

A Atitude De Festo Diante Da Defesa De Paulo

Atos 26.24 – Quando Paulo estava dizendo estas coisas em sua defesa, Festo o interrompeu, gritando: __ Você está louco, Paulo! Ficou louco de tanto estudar!”

A defesa proferida por Paulo ainda não tinha terminado, mas repercutiu em Festo, que gritando o interrompeu, chamando-o de louco.

O próprio apóstolo Paulo escreveu: “certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem…” (I Coríntios 1.18).

Para Festo, Paulo estava delirando, aquilo não poderia ser verdade, parecia loucura.

É interessante que essa mesma reação tem estado no coração de muitas pessoas. Acham que a mensagem do evangelho é loucura, algo irreal ou até mesmo uma bobagem.

Nos dias atuais, quantos estão perdendo a visitação de Deus achando que é loucura?

O governador Festo não se atentou, que Deus lhe tinha enviado o seu melhor soldado para lhe falar e estava lhe concedendo a oportunidade de ouvir uma mensagem de vida eterna.

Festo perdeu a oportunidade, pois achou que aquilo era loucura.

A Atitude De Agripa Diante Da Defesa De Paulo

Atos 26.28 – “Então Agripa se dirigiu a Paulo e disse: ___ Por pouco você me convence a me tornar cristão”.

Se o governador Festo achou que Paulo estava louco, o Rei Agripa quase se convenceu.

O rei acreditava nos escritos dos profetas e certamente observou que a defesa de Paulo era sólida e baseada nos textos proféticos do Velho Testamento.

A mensagem de Paulo tinha um conteúdo familiar perante o rei e este quase se convenceu da verdade do cristianismo. Faltou pouco.

Todavia, faltar pouco ou faltar muito, pouco importa. De Qualquer maneira, o rei perdeu a oportunidade da visitação de Deus.

Nos dias atuais, muitas pessoas se familiarizam com o evangelho, tornam-se amigos da Igreja e vão aos cultos, mas por muito pouco deixam de entregar as suas vidas nas mãos de Jesus.

O reino de Deus é para os corajosos, para aqueles que rompem com as barreiras e se rendem ao Senhor Jesus.

Talvez falte muito pouco para você ser salvo, mas isso não o torna salvo. Para ser salvo, é preciso uma entrega total de nossa vida nas mãos de Jesus, reconhecendo os pecados, a necessidade de salvação, crendo pela fé na morte e ressurreição de Jesus e recebendo-o como Senhor e Salvador pessoal.

Não perca a oportunidade. O rei Agripa perdeu.

Vamos Pensar Um Pouco

  1. Paulo disse que não foi desobediente a visão celestial, mas exerceu o seu chamado. Como você tem lidado com o chamado de Deus para a sua vida?
  2. Diante da pregação do evangelho, algumas pessoas tem a atitude de Festo (acham que é loucura) e outros a atitude de Agripa (por pouco não se convencem). Como agir nessas situações?
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo