O Pecado de Davi

Versículo: “Você é esse homem, disse Natã a Davi.” 2 Samuel 12:7

Aplicação: Davi tomou Bate-Seba, esposa de Urias, para si, enquanto aquele lutava pelo seu reino, adulterando com ela.

Ocorre que a mulher de Urias engravidou e, para esconder o seu pecado, o rei de Israel armou uma emboscada a fim de que ele fosse morto na guerra.

Tudo saiu conforme planejado por Davi e ninguém soube as suas transgressões (adultério e homicídio). Ele, então, se casou com Bate-Seba e, juntos, tiveram um filho. Contudo, a conduta do filho de Jessé desagradou ao Senhor.

Ele enviou o profeta Natã ao rei, o qual lhe contou a seguinte história:

Dois homens viviam em uma cidade, um era rico e o outro, pobre. O primeiro possuía muitas ovelhas e bois, já o segundo não tinha nada, a não ser uma cordeirinha que havia crescido com ele e seus filhos.

Ela comia junto deles, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele.

Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma das suas próprias ovelhas ou bois para lhe preparar uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre.

Então, Davi se encheu de ira contra o homem e disse a Natã: juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia.

Você é esse home, disse Natã a Davi. E continuou:

“Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Eu o ungi rei de Israel e o livrei das mãos de Saul. Dei a você cada e as mulheres do seu senhor. Dei a você a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu teria dado mais ainda. Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que Ele reprova? Você matou Urias com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.

Por isso, a espada nunca se afastará de sua família (…) de sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. Você fez isso às escondidas, mas Eu o farei diante de todo Israel, em plena luz do dia.

Então, Davi disse a Natã: pequei contra o Senhor. E Natã respondeu: o Senhor perdoou o seu pecado. Entretanto, uma vez que você insultou a Deus, o menino morrerá.

Depois que Natã foi para casa, o Senhor fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi e, passados sete dias, ele morreu.”

Podemos esconder os nossos pecados das pessoas e vivermos em paz, contudo nada passa desapercebido dos olhos de Deus, que conhece os nossos pensamentos, as nossas intenções e vê tudo quanto fazemos em oculto.

O rei de Israel pensou que matando Urias e casando-se com sua viúva, resolveria o adultério que havia cometido contra seu soldado. No entanto, o seu “jeitinho” só lhe atraiu a condenação do Senhor, que muito se desagradou da sua atitude.

Como consequências das suas iniquidades o filho de Davi com Bate-Seba morreu. Amnon, seu outro filho, estuprou sua “meia-irmã” Tamar, o que provocou a ira de Absalão, seu irmão. Por vingança, Absalão matou Amnon.

Passados alguns anos, Absalão tentou matar Davi, usurpou seu trono e, em plena luz do dia, diante de todo Israel, deitou-se com as concubinas de pai, cumprindo, com isso, o juízo de Deus contra o rei.

As Escrituras nos revelam que o Senhor perdoou Davi dos seus pecados, porém não o livrou das suas consequências. O rei teve que suportar o juízo do Senhor sobre sua vida e sobre a sua família.

Não podemos tentar encobrir um pecado com outro, como fez Davi, antes, devemos nos humilharmos diante do Senhor, arrependidos, e clamarmos por sua misericórdia.

Ele nos perdoa quando, verdadeiramente, nos arrependemos, não importa o pecado que tenhamos praticado. Mas, não nos livra as consequências dele.

Se matamos, estupramos, roubamos, ferimos alguém, certamente seremos condenados e presos pelas leis dos homens e esses são os resultados das nossas iniquidades.

Se adulteramos, o provável divórcio será a consequência da nossa transgressão.

Apesar disso, melhor é sofrermos a condenação humana e obtermos o perdão divino, do que ocultarmos pecados, livrando-nos das penalidades terrenas, mas sendo condenados por Deus por toda eternidade.

Oração: Senhor, hoje, queremos nos humilharmos diante de ti para tirarmos as nossas máscaras da mentira, da religiosidade, da justiça, da verdade, a fim de reconhecermos quem, verdadeiramente, somos: pecadores que transgridem sua lei, a fim de acobertar outras iniquidades. Perdoa-nos, Pai, e ajuda-nos a sermos semelhantes a ti. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo