Renovo do Senhor

Versículo: “Há muito tempo, o Senhor disse a Israel: “Eu amei você com amor eterno, com amor leal a atraí para mim. Eu a reconstruirei, Israel, minha filha virgem; você voltará a ser feliz e a dançar alegremente com seus tamborins”. Jeremias 31:3-4

Aplicação: Jeremias foi estabelecido por Deus como profeta para anunciar arrependimento ao povo de Israel, do contrário, sua nação seria destruída e seu povo levado cativo a países estrangeiros.

Por anos, aquela mensagem foi profetizada, em vão. O povo persistiu em seus maus caminhos e atraíram a ira do Senhor sobre si.

Todavia, Deus é bom, misericordioso, compassivo, tardio em se irar e, no versículo de hoje, demonstra todo o amor que tem por Seu povo, apesar dos seus pecados.

O Senhor lhes declara: como um Pai que ama, é necessário que Eu lhes repreenda e lhes castigue, porque, há tempos, não me obedecem e não se arrependem.

Entretanto, o meu amor por vocês é eterno e imutável. Depois que minha ira cumprir sua finalidade, eu os reconstruirei e vocês voltarão a ser felizes!

Glória a Deus!!!

Assim como Israel, nós, por intermédio de Jesus Cristo, somos filhos amados de Deus e, como tais, podemos ser disciplinados e corrigidos por Ele.

O livro de Provérbios ensina que o Senhor repreende aqueles a quem ama, por isso, precisamos nos atentar, porque muitos dos nossos sofrimentos podem ser ensinamentos do Pai para as nossas vidas, razão pela qual precisamos aprender o quanto antes, para que sua finalidade seja cumprida e, logo, tenhamos alívio.

Nossos sofrimentos podem ser também consequências dos nossos pecados. As Escrituras nos asseguram que somos perdoados por Deus de qualquer pecado que tenhamos cometido (adultério, homicídio, enfim qualquer um), entretanto, Ele não nos livra das suas consequências, essas recairão sobre nós.

Seja disciplina do Pai, seja corolário dos pecados, Deus continua nos amando com um amor eterno e imutável. A Palavra afirma que Ele nos amou enquanto éramos pecadores e estávamos mortos em nossos delitos e pecados.

Por causa desse amor, Ele quer nos reconstruir. Por causa desse amor, Ele nos manda voltar onde caímos e recomeçarmos, para que, assim, voltemos a ser felizes.

Amor eterno significa que Ele nos amou, desde antes de existirmos; desde quando Ele é Deus, Ele nos ama. Esse período: eternidade, é incompreensível para nós. Mas, basicamente, relata sobre um amor que não tem começo e nem fim, mas que é eterno.

Ele é imutável, porque absolutamente nada do que fizermos, nem de bom, nem de ruim, faz Deus nos amar mais ou menos. Ele ama a cada um de nós, com um amor incomparável, ousado, que foi capaz de entregar seu único Filho, inocente, puro e perfeito, para morrer por pecadores como nós. Nada que façamos altera, para mais ou menos, esse amor.

Em razão dele, nós precisamos analisar onde caímos, voltar e recomeçarmos. Por causa dele, precisamos nos arrepender. Por causa desse amor, precisamos nos permitir sermos reconstruído pelo nosso Pai, que quer ver um sorriso nos nossos lábios novamente.

Então, essa noite, quero te encorajar a voltar onde você caiu, porque o Senhor tem um renovo para as nossas vidas.

Oração: Senhor, obrigada por tanto amor, que nos amou enquanto éramos pecadores. Obrigada por esse amor imutável, que independe das nossas obras. Sabemos que não merecemos nada disso, que tudo isso decorre da Tua graça infindável. Hoje, só temos a agradecer por tanto e dizer que queremos, em tudo, Te corresponder. Queremos voltar onde caímos, nos arrepender e recomeçar, em sinal de gratidão de tudo que fizestes por nós. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo