Somente Creia

Estudo 30/2022

Por, Pastor Marcos Valério Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 5:21-43
Introdução

Depois de realizar o milagre da libertação do homem gadareno, Jesus retornou de barco para o outro lado do Mar da Galileia, isto é, deixou a região de Decapolis e regressou para a região da Galileia, onde ficavam cidades como Cafarnaum, Nazaré, Caná e muitas outras.

Ao regressar, uma grande multidão o aguardava e as pessoas estavam ansiosas. Ao vê-lo, foram ao seu encontro.

Dois importantes milagres são relatados pelo evangelista Marcos como tendo acontecido naquele mesmo dia. Através desses milagres Jesus mudou para sempre a história e a vida de duas pessoas, uma menina de 12 anos e uma mulher que há 12 anos estava enferma.

O grande ponto de destaque em ambos os milagres está na ênfase atribuída a fé que foi manifestada, tanto por Jairo, como pela mulher enferma.

Com este estudo nos propomos a analisar esses milagres, buscando extrair algumas lições.

A Cura De Uma Mulher Enferma

Vs. 25 – “Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia”.

Uma História Que Durou Doze Longos Anos De Sofrimento

A história dessa mulher é narrada nos textos bíblicos de Mt 9.19-22; Mr 5.25-34 e Lc 8.43-48.

Ela tinha uma hemorragia uterina contínua e esse problema já durava doze anos.

Aparentemente era uma mulher que tivera boa condições financeiras, porque durante algum tempo buscou ajuda médica, o que era muito dispendioso naqueles dias, todavia, acabou com todo o seu patrimônio e nada lhe adiantou, pois continuava doente e cada vez pior.

Pelo fato de sofrer dessa hemorragia, certamente ela deveria estar fisicamente muito fraca e anêmica, mas esse não era o seu único problema. As leis religiosas estabeleciam que quando a mulher estava com fluxo sanguíneo, era considerada impura e nessa condição tudo o que tocasse também se tornaria impuro. No período menstrual, a mulher não poderia comparecer no templo em razão de sua condição. Tudo o que tocava se tornava cerimonialmente impuro.

Conforme se observa, essa mulher tinha uma enfermidade física, um problema religioso e com toda a certeza, deveria estar emocionalmente abalada, pois a sua condição de pessoa impura era permanente e a impedia de se relacionar com outras pessoas, trazendo sentimento de rejeição e de abandono.

Diante desse quadro terrível, talvez a esperança de cura e de uma vida normal tenha quase acabado. Não sabemos as condições em que essa mulher chegou em sua doença, mas possivelmente já estivesse prestes a perder a própria vida, pois o texto bíblico afirma que cada vez piorava sua situação, o que indica a existência de uma doença crônica e talvez de tumor(es).

Talvez você pense: que história triste, não é mesmo? Mas este ainda não foi o final, pois essa mulher ousou se mover pela fé e experimentou um grande milagre em sua vida.

Uma Luz De Esperança

A mulher ouviu a fama de Jesus. Por toda as partes, estavam chegando as notícias dos milagres realizados por Jesus. Ela também ouviu falar do que Jesus estava fazendo.

Ela foi até Jesus porque ouviu falar dos seus milagres. Essa notícia lhe despertou uma luz de esperança em seu coração, que a moveu ir em busca da sua cura.

Isso nos faz lembrar que Jesus continua sendo a luz de esperança para os que sofrem e aprendemos a importância de levar o evangelho a cada um deles.

Um Toque De Fé

A notícia de que Jesus curava as pessoas, gerou no coração da mulher enferma uma fé viva, fazendo-a crer que também poderia receber um milagre em sua vida.

Ela acreditou que se tocasse na roupa de Jesus poderia ser curada. Ela ficara sabendo que quando Jesus tocava nas pessoas, elas ficavam livres de suas enfermidades, então imaginou que se ela mesma tocasse em Jesus, seria suficiente para receber a sua cura.

Nesse propósito de tocar nas vestes de Jesus, a mulher deixou sua casa e foi até onde a multidão estava. Ela teve que atravessar a multidão de pessoas, buscando um espaço para se aproximar de Jesus e isso deve ter sido bem difícil, pois todos queriam fazer a mesma coisa.

Ela foi persistente e enfrentou os obstáculos, conseguindo chegar perto de Jesus o suficiente para estender a sua mão e lhe tocar na orla de suas vestes. O fato dela ter tocado na orla das vestes indica que estava bem próxima ao chão, talvez rastejando ou de joelhos naquele momento.

Jesus estava rodeado de pessoas que a todo o instante se esbarravam nele, mas quando a mulher lhe tocou, Jesus interrompeu tudo e perguntou: quem me tocou?

A mulher havia tocado apenas nas roupas de Jesus, era algo sutil ou quase imperceptível naquelas circunstâncias, mas mesmo assim o Senhor percebeu que dele havia saído poder curador. Não era um simples toque involuntário ou um toque qualquer. Era um toque de fé. O texto bíblico diz que Jesus ficou olhando para os lados a procura da pessoa que lhe havia tocado.

O Testemunho Do Milagre

Percebendo que não poderia se ocultar, a mulher agora já curada revela todo o ocorrido. Ela está atemorizada e tremendo. O corpo dela tremia, não por medo, mas pelo impacto do milagre que ela tinha experimentado. Ela estava consciente que tinha recebido o milagre que buscava.

O vs. 29 diz que a hemorragia se estancou, imediatamente ao tocar em Jesus, sentindo estar livre do seu flagelo. A palavra “flagelo” indica que o estado doentio trazia grande sofrimento.

A mulher declarou o milagre experimentado. Deve ter sido difícil para ela, pois estava dizendo que tinha chegado de forma imunda e tocado em todos. Ela não sabia qual seria a reação das pessoas. Poderia ser até apedrejada pela sua atitude. Mas não havia como esconder.

Ela tocou em Jesus, mas Jesus ao invés de ficar imundo, transmitiu o Poder curador que limpou a mulher da sua impureza e da sua enfermidade.

A Fé Que Salvou

Jesus afirmou que a fé manifestada, salvou a mulher enferma. Depois a abençoou dizendo-lhe vai-te em paz e fica livre do teu mal.

A mulher sofrera por doze anos e não havia encontrado solução nem mesmo na medicina. Seu dinheiro não pode comprar sua saúde. Ela tinha perdido tudo o que tinha: saúde, dinheiro, relacionamentos, vida religiosa e muito mais. Mas quando ouviu falar de Jesus brotou-lhe a fé.

A fé que ela sentiu se expressou através da atitude em buscar Jesus e crer que Ele poderia lhe trazer a cura. Ela venceu obstáculos, se expôs publicamente e nada lhe impediu de tocar nas vestes de Jesus. Precisamos entender que a fé está intimamente ligada a atitude de nossa parte. Tiago 2.17 diz: “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”.

A Ressurreição Da Filha De Jairo

Vs. 35 – “Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?”

Quem Era Jairo

Jairo era chefe de uma sinagoga judaica e como tal, não deve ter sido fácil ir a procura de Jesus. Ele deveria estar desesperado com as condições que sua filhinha se encontrava. Era filha única, de doze anos de idade e estava a beira da morte.

O vs. 22 afirma que Jairo se prostrou aos pés de Jesus e suplicou insistentemente para que Jesus fosse até a sua casa e impusesse as mãos sobre sua filha, crendo que ela viveria. Suas palavras indicavam que Jairo cria que Jesus poderia curar a enfermidade que sua filha estava sofrendo. Ele deve ter visto Jesus realizar muitos outros milagres, que geraram fé em seu coração.

No entanto, enquanto falava com Jesus, chegou a triste notícia de que sua filha já havia morrido.

Ele havia encontrado Jesus e estavam se dirigindo para a sua casa, então, faltava muito pouco para receber o milagre. Mas parecia que ele havia falhado nessa missão. Fico a imaginar o semblante de Jairo quando recebeu a notícia que sua filha já havia morrido. Ele deve ter ficado muito abalado. Seu semblante deve ter caído. Suas esperanças se dissiparam naquele momento.

Não temas Jairo, crê somente! Essas foram as palavras de Jesus para aquele homem.

Como crer se tudo parecia estar perdido?

Muitos momentos na vida, nos encontramos em situação semelhante, mas as palavras do Senhor Jesus é um recado de que nessas ocasiões é necessário apenas manter a nossa fé.

O Cenário Na Casa De Jairo

Jesus foi até a casa de Jairo e lá chegando encontrou um cenário de velório. Havia muito alvoroço e muitas pessoas chorando.

Considerando que Jairo era o chefe da sinagoga, portanto, pessoa de grande prestígio na cidade e quem morrera era uma adolescente, o fato deve ter atraído a atenção de um grupo muito grande de pessoas, as quais devem ter ido até o local e ali estavam quando Jesus chegou.

Mateus 9.23 diz que haviam tocadores de flauta e Marcos 5.38 diz que haviam os que choravam e os que pranteavam. Isso indica, que além dos familiares e das pessoas mais próximas que choravam pela dor da perda da menina, já estavam no local um grupo de pessoas contratadas e que eram “profissionais” em prantear. Eram chamadas de “carpideiras”. O toque de flauta e o choro dessas carpideiras acentuavam o cenário de dor pela perda de uma pessoa amada.

Essa descrição bíblica é muito importante, porque demonstra que a menina realmente estava morta. Já estava sendo velada nos costumes da época.

A Criança Não Está Morta, Mas Dorme

Ao chegar ao local, Jesus falou às pessoas que a criança não estava morta, mas dormia e todos começaram a rir dele.

Aos olhos de todas as pessoas a menina estava morta e realmente ela havia morrido. Essa é a perspectiva humana diante da morte. Parece o fim de tudo, não é mesmo.

Na perspectiva de Jesus, a menina estava apenas dormindo, pois logo em seguida ele iria ressuscitá-la. Era um breve momento, como o de um sono.

Precisamos entender, que assim também será com todos os que “dormem no Senhor”. Chegará o dia que também ouvirão a voz do Senhor e ressuscitarão para a vida eterna.

As pessoas riam de Jesus, porque elas conheciam perfeitamente a morte. O que elas não sabiam é que estavam perante o Autor da vida.

Somente Alguns Viram O Milagre Acontecer

Jesus não permitiu que a multidão o acompanhasse até a casa de Jairo, nem mesmo todos os discípulos, somente Pedro, Tiago e João.

Ao entrar ao local onde a menina estava, Jesus apenas permitiu que estivessem com ele, os três discípulos, o pai e a mãe da menina.

Jesus não queria a presença de curiosos, de incrédulos e de espectadores. Apenas de pessoas que exercessem a fé.

Isso nos ensina que precisamos estar rodeados de pessoas que tenham fé, pois a incredulidade se torna uma barreira. Quando estamos orando por um difícil problema, precisamos nos cercar de pessoas que creem e que buscam a Deus na mesma intensidade. Pessoas que não acreditam acabam desestimulando e roubando a fé dos demais.Jesus ensinou que muitas vezes precisamos entrar em nosso quarto e fechar a porta para podermos orar.

Talitá, Cumi!

O evangelista registra as palavras em aramaico ditas por Jesus e que quer dizer: menina, eu te mando, levanta-te! Esse detalhe demonstra que Marcos ouviu a narrativa de uma testemunha ocular desse milagre, no caso ele ouviu de Pedro.

Imediatamente, a menina se levantou, se pôs a andar e em seguida também comeu. Ela estava viva e perfeitamente sã. Que milagre!

O cenário de morte e choro, agora se transforma em lugar de alegria e admiração pelos feitos do Senhor. Jesus entrou na casa de Jairo e trouxe de volta a vida.

Se Jairo se prostrou aos pés de Jesus quando foi chama-lo, imagino, que ao ver sua filha viva, ele novamente se prostrou para agradecer e adorar ao Senhor.

A lição que extraímos desse episódio, é que nunca devemos perder a fé em Jesus. Por mais desesperador que as circunstâncias se mostrem, podemos levar Jesus em nossa casa e ele saberá o que fazer. Precisamos CRER SOMENTE.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. – Você já experimentou algum milagre através da fé em Jesus? Poderia contar?
  2. – Qual a importância da fé na experiência de um milagre?
  3. – Podemos tocar nas vestes de Jesus ainda hoje? De que maneira?
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo