Justificados

Versículo: Como pode então o homem ser justo diante de Deus? Como pode ser puro quem nasce de mulher?”. (Jó 25:4).

Aplicação: O questionamento supramencionado faz parte do discurso de Bildade, um dos amigos de Jó.

Na ocasião, ele tentava convencê-lo de que estava debaixo da ira de Deus por causa dos seus pecados; por isso, precisava se arrepender para receber Seu perdão e sair daquele jugo.

Ele continua afirmando que o homem não passa de uma larva para o Senhor, e o filho do homem de um verme. Ambos são criaturas nojentas, indispensáveis, que podem ser facilmente exterminadas.

De fato, foi isso que nos tornamos depois da queda. O pecado nos transformou em seres repugnantes para Deus, merecedores da Sua ira e destruição.

As nossas transgressões nos separaram do Senhor e fomos expulsos do seu jardim, da sua presença.

Bildade está certo ao declarar que não podemos nos tornar justos, nem puros diante de Deus, porque já nascemos pecadores e condenados.

Entretanto, Ele nos amou apesar da nossa condição. Ele nos amou enquanto estávamos mortos em meio aos nossos delitos e iniquidades.

Ele nos amou tanto que entregou seu Único Filho para que pudéssemos viver e desfrutar, eternamente, da sua presença.

Realmente não podemos nos justificar diante do Senhor, mas Jesus pode. Aliás, Ele fez isso por nós quando se permitiu ser crucificado em nosso lugar.

Naquele momento, os meus pecados, as suas transgressões e de toda humanidade recaíram sobre Cristo, que sofreu, por nós, o castigo que nos traz a paz. Dessa forma, fomos justificados, não por nós mesmos, mas por intermédio de Jesus que morreu na cruz em nosso lugar.

Por causa da sua morte e ressurreição, temos livre acesso a Deus, que não nos enxerga mais como larvas e vermes, mas por meio do sangue do seu Filho. Assim, fomos justificados e podemos retornar ao Seu jardim.

Bildade também tinha razão ao afirmar que não podemos purificar a nós mesmos; no entanto, uma vez justificados, o Espírito do Senhor passou a habitar em nós e, de acordo com as Escrituras, Ele nos convence do pecado, do juízo e da justiça.

O Espírito Santo aponta as nossas transgressões, nos conduz ao arrependimento e, sempre, nos aponta o caminho certo a seguir. Ele nos leva à purificação, para que, a cada dia, nos tornemos mais semelhantes ao Filho de Deus.   

Efetivamente, o homem sem Cristo não passa de um verme desprezível condenado eternamente à morte. Porém, o Senhor lhe deu a possibilidade de se tornar filho: perdoado, justificado, purificado com livre acesso a Ele, basta que tomemos posse, pessoal e individualmente, do sacrifício de Jesus na cruz do calvário.

Oração: Senhor, hoje, queremos te agradecer por teres revertido a nossa condição de larvas e vermes a filhos amados. Obrigada, Pai, por tanto amor que nos alcançou. Obrigada por Jesus, por sua justificação que nos permite sermos purificados. Queremos, agora, viver a te glorificar e testemunhar as tuas maravilhas. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo